Dissertação

Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento

The aim of the dissertation is to propose an instrument for gathering information about mathematics teachers' perceptions about Creativity and Critical Thinking in Mathematics. It is an empirical-analytical, bibliographic and exploratory research. The items that make up the instrument were pre...

ver descrição completa

Autor principal: Marinho, Rodrigo Mota
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3413
id ir-11612-3413
recordtype dspace
spelling ir-11612-34132021-12-07T06:01:06Z Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento Marinho, Rodrigo Mota Fernandes, Alcione Marques Pensamento crítico e criativo em matemática; Formação continuada de professores de matemática; Ensino-aprendizagem de matemática; Critical and creative thinking in math; Continuing education policy; Math teaching-learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The aim of the dissertation is to propose an instrument for gathering information about mathematics teachers' perceptions about Creativity and Critical Thinking in Mathematics. It is an empirical-analytical, bibliographic and exploratory research. The items that make up the instrument were prepared based on theoretical formulations and empirical results on critical and creative thinking due to the Research and Investigations Group in Mathematics Education, linked to the University of Brasília. The elaboration of the items occurred under the principles of the Classic Test Theory. In addition, three examples of how the teacher can adapt issues of the National High School Exam (ENEM) are presented to stimulate the creativity and criticality in mathematics of high school students in this perspective. The built instrument can serve as a starting point for further work with a similar objective, to the development of learning expectations about critical and creative thinking in mathematics to guide teachers and students in the construction of such skills or as a state of the art of the Pi Group research the theme. O objetivo da dissertação é propor um instrumento para levantamento de informações sobre percepções de professores de matemática sobre Criatividade e Pensamento Crítico em Matemática. Trata-se de uma pesquisa empírico-analítica, bibliográfica e de natureza exploratória. Os itens que compõem o instrumento foram elaborados com base nas formulações teóricas e resultados empíricos sobre pensamento crítico e criativo devidos ao Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática, vinculado à Universidade de Brasília. A elaboração dos itens ocorreu sob os princípios da Teoria Clássica dos Testes. Complementarmente, são apresentados três exemplos de como o professor pode adequar questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estimular a criatividade e a criticidade em matemática de alunos do ensino médio nesta perspectiva. O instrumento construído poderá servir como ponto de partida para trabalhos posteriores com objetivo semelhante, à elaboração de expectativas de aprendizagem sobre pensamento crítico e criativo em matemática para orientar professores e alunos na construção de tais habilidades ou como estado da arte das pesquisas do Grupo Pi sobre o tema. 2021-12-06T16:49:53Z 2021-12-06T16:49:53Z 2020-12-12 Dissertação MARINHO, Rodrigo Mota. Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento.2020.73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2020. http://hdl.handle.net/11612/3413 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Pensamento crítico e criativo em matemática; Formação continuada de professores de matemática; Ensino-aprendizagem de matemática; Critical and creative thinking in math; Continuing education policy; Math teaching-learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Pensamento crítico e criativo em matemática; Formação continuada de professores de matemática; Ensino-aprendizagem de matemática; Critical and creative thinking in math; Continuing education policy; Math teaching-learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Marinho, Rodrigo Mota
Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento
topic_facet Pensamento crítico e criativo em matemática; Formação continuada de professores de matemática; Ensino-aprendizagem de matemática; Critical and creative thinking in math; Continuing education policy; Math teaching-learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The aim of the dissertation is to propose an instrument for gathering information about mathematics teachers' perceptions about Creativity and Critical Thinking in Mathematics. It is an empirical-analytical, bibliographic and exploratory research. The items that make up the instrument were prepared based on theoretical formulations and empirical results on critical and creative thinking due to the Research and Investigations Group in Mathematics Education, linked to the University of Brasília. The elaboration of the items occurred under the principles of the Classic Test Theory. In addition, three examples of how the teacher can adapt issues of the National High School Exam (ENEM) are presented to stimulate the creativity and criticality in mathematics of high school students in this perspective. The built instrument can serve as a starting point for further work with a similar objective, to the development of learning expectations about critical and creative thinking in mathematics to guide teachers and students in the construction of such skills or as a state of the art of the Pi Group research the theme.
author_additional Fernandes, Alcione Marques
author_additionalStr Fernandes, Alcione Marques
format Dissertação
author Marinho, Rodrigo Mota
title Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento
title_short Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento
title_full Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento
title_fullStr Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento
title_full_unstemmed Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento
title_sort concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - proposição de instrumento
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/3413
_version_ 1787134394872365056
score 11.755432