Monografia

A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias

This Course Conclusion Paper aims to analyze the importance of the multifunctional resource room to include students with special needs / disability / specialty in a school in the municipality of Tocantinópolis -TO. The type of research adopted is the Case Study, with a qualitative approach, havi...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Joseane Gomes de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3740
id ir-11612-3740
recordtype dspace
spelling ir-11612-37402022-04-13T06:01:20Z A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias Sousa, Joseane Gomes de Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves Educação Especial Sala de recurso Ensino Aprendizagem Specialeducation Boardof Appeal Teaching Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This Course Conclusion Paper aims to analyze the importance of the multifunctional resource room to include students with special needs / disability / specialty in a school in the municipality of Tocantinópolis -TO. The type of research adopted is the Case Study, with a qualitative approach, having as instruments and techniques of data collection: the bibliographic survey; the application of a questionnaire to the class teacher; classroom observation; analysis of the activities developed (lesson plan) and documentary analysis. At the first moment we carried out research based on the legislation on Special Education, as well as texts that addressed the theme presented here. The second moment we had the field research, a study carried out in the Municipal School Professor Antonio Farias that attends children in the multifunctional resources room, with various specialties. Therefore, we selected the resource room, for the study, and to verify the types of specialties served in it, to identify the role of the resource room in the development of the teaching-learning process of the students. Therefore the results of the study show that the resource room has total importance in the lives of students with special needs both personal, social and mainly intellectual. Since it is through the activities carried out in class that their development and learning is acquired and improved. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a importância da sala de recursos multifuncionais para incluir os alunos com necessidades especiais/deficiência/ especialidade em uma escola no município de Tocantinópolis-TO. O tipo de pesquisa adotado é o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos e técnicas de coleta de dados: o levantamento bibliográfico; a aplicação de um questionário para o professor da turma; observação em sala de aula; análises das atividades desenvolvidas (plano de aula) e análise documental. No primeiro momento realizamos pesquisa com base na legislação sobre a Educação Especial, como também em textos que abordavam a temática aqui apresentada. O segundo momento foi realizada a pesquisa de campo, estudo esse realizado na Escola Municipal Professor Antônio Farias que atende crianças na sala de recursos multifuncionais, com diversas especialidades. Sendo assim selecionamos a sala de recursos, para o estudo, e verificar os tipos de especialidades atendidas na mesma, identificar o papel da sala de recursos no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Portanto, os resultados do estudo evidenciam que a sala de recurso tem total importância na vida dos alunos com necessidades especiais, tanto pessoais, social e principalmente intelectuais. Visto que é mediante as atividades realizadas em classe que o seu desenvolvimento e aprendizado é adquirido e aprimorado. 2022-04-12T12:19:22Z 2022-04-12T12:19:22Z 2019-05-16 Monografia Sousa, Joseane Gomes de. A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias. 2019. 63 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/3740 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação Especial
Sala de recurso
Ensino
Aprendizagem
Specialeducation
Boardof Appeal
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Educação Especial
Sala de recurso
Ensino
Aprendizagem
Specialeducation
Boardof Appeal
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Sousa, Joseane Gomes de
A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias
topic_facet Educação Especial
Sala de recurso
Ensino
Aprendizagem
Specialeducation
Boardof Appeal
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This Course Conclusion Paper aims to analyze the importance of the multifunctional resource room to include students with special needs / disability / specialty in a school in the municipality of Tocantinópolis -TO. The type of research adopted is the Case Study, with a qualitative approach, having as instruments and techniques of data collection: the bibliographic survey; the application of a questionnaire to the class teacher; classroom observation; analysis of the activities developed (lesson plan) and documentary analysis. At the first moment we carried out research based on the legislation on Special Education, as well as texts that addressed the theme presented here. The second moment we had the field research, a study carried out in the Municipal School Professor Antonio Farias that attends children in the multifunctional resources room, with various specialties. Therefore, we selected the resource room, for the study, and to verify the types of specialties served in it, to identify the role of the resource room in the development of the teaching-learning process of the students. Therefore the results of the study show that the resource room has total importance in the lives of students with special needs both personal, social and mainly intellectual. Since it is through the activities carried out in class that their development and learning is acquired and improved.
author_additional Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves
author_additionalStr Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves
format Monografia
author Sousa, Joseane Gomes de
title A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias
title_short A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias
title_full A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias
title_fullStr A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias
title_full_unstemmed A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias
title_sort importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na escola municipal professor antônio farias
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/3740
_version_ 1787134770418810880
score 11.674684