Monografia

O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância

The present work treats of the cartoon as a rich source of interaction and learning for the spectator children. It deals in particular with the cartoon "Dora the Adventurous" which, due to its constant interactivity format, means that the audience that attends it surpasses the condition of mere s...

ver descrição completa

Autor principal: Cruz, Rosangela Gomes da
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3924
id ir-11612-3924
recordtype dspace
spelling ir-11612-39242022-05-24T06:01:32Z O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância Cruz, Rosangela Gomes da Lopes, Francisca Rodrigues Desenho Animado Dora Aventureira Interatividade Cartoon Dora the Adventurous Interactivity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR The present work treats of the cartoon as a rich source of interaction and learning for the spectator children. It deals in particular with the cartoon "Dora the Adventurous" which, due to its constant interactivity format, means that the audience that attends it surpasses the condition of mere spectator to the condition of participant, in addition, the rules and situations placed give, to drawing, a challenge game character. The objective of this study was to analyze the Dora the adventurous drawing in order to understand if it contributes to children's cognitive, perceptual and language development, as well as to analyze if their format develops as a drawing or game. For the accomplishment of this work, support was sought in different authors and, mainly, in internet sites and, also, a research with children was realized to realize what the drawing Dora adventurous represents for them. At the end it can be concluded that the drawing - as a drawing and playing - is educational and influences the positioning of the child when having to make decisions in the face of some problem to be solved. O presente trabalho trata do desenho animado como uma rica fonte de interação e aprendizado para as crianças espectadoras. Trata em especial do desenho animado “Dora, a Aventureira” que, devido a seu formato de constante interatividade faz com que o público que o assiste supere a condição de mero espectador para a condição de participante, além disso, as regras e situações colocadas dão, ao desenho, um caráter de jogo de desafio. O objetivo desse estudo foi analisar o desenho Dora, a Aventureira a fim de perceber se contribui para o desenvolvimento cognitivo, perceptivo e da linguagem das crianças, assim como analisar se seu formato se desenvolve como desenho ou jogo. Para a realização desse trabalho buscou-se apoio em diferentes autores e, principalmente, em sites da internet e, também, realizou-se uma pesquisa com crianças para perceber o que o desenho Dora, a Aventureira representa para elas. Ao final pode-se concluir que o desenho – enquanto desenho e jogo – é educativo e influencia no posicionamento da criança ao ter que tomar decisões diante de algum problema a ser resolvido. 2022-05-23T13:47:16Z 2022-05-23T13:47:16Z 2018-12-11 Monografia Cruz, Rosangela Gomes da. O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância. 2018. 43 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/3924 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Desenho Animado
Dora Aventureira
Interatividade
Cartoon
Dora the Adventurous
Interactivity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Desenho Animado
Dora Aventureira
Interatividade
Cartoon
Dora the Adventurous
Interactivity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Cruz, Rosangela Gomes da
O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância
topic_facet Desenho Animado
Dora Aventureira
Interatividade
Cartoon
Dora the Adventurous
Interactivity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description The present work treats of the cartoon as a rich source of interaction and learning for the spectator children. It deals in particular with the cartoon "Dora the Adventurous" which, due to its constant interactivity format, means that the audience that attends it surpasses the condition of mere spectator to the condition of participant, in addition, the rules and situations placed give, to drawing, a challenge game character. The objective of this study was to analyze the Dora the adventurous drawing in order to understand if it contributes to children's cognitive, perceptual and language development, as well as to analyze if their format develops as a drawing or game. For the accomplishment of this work, support was sought in different authors and, mainly, in internet sites and, also, a research with children was realized to realize what the drawing Dora adventurous represents for them. At the end it can be concluded that the drawing - as a drawing and playing - is educational and influences the positioning of the child when having to make decisions in the face of some problem to be solved.
author_additional Lopes, Francisca Rodrigues
author_additionalStr Lopes, Francisca Rodrigues
format Monografia
author Cruz, Rosangela Gomes da
title O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância
title_short O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância
title_full O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância
title_fullStr O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância
title_full_unstemmed O desenho animado “DORA, a aventureira” e sua relação com a infância
title_sort o desenho animado “dora, a aventureira” e sua relação com a infância
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/3924
_version_ 1787134493687021568
score 11.755432