Artigo

AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021

The article aims to analyze the continuing education actions developed with Early Childhood Education teachers working in the municipal network of Tocantinópolis, from 2016 to 2021, in the light of the following documents: National Common Curricular Base (BNCC); Tocantins Curricular Document (DCT...

ver descrição completa

Autor principal: Zilma, Ferreira De Oliveira
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4312
id ir-11612-4312
recordtype dspace
spelling ir-11612-43122022-10-27T06:01:07Z AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021 Zilma, Ferreira De Oliveira Sousa, Juliane Gomes de Formação Continuada Educação Infantil Legislação Educacional Continuing Training Child education Educational Legislation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR The article aims to analyze the continuing education actions developed with Early Childhood Education teachers working in the municipal network of Tocantinópolis, from 2016 to 2021, in the light of the following documents: National Common Curricular Base (BNCC); Tocantins Curricular Document (DCT) and the Municipal Education Plan (PME). Having as type of research the documentary with a qualitative approach. The data production materials consisted of slides, reports and frequencies produced during the actions of continuing education in the investigated educational reality, a bibliographic survey was also carried out to support the theme and a survey on official websites, seeking legal documents that guide the organization of Early Childhood Education in its various dimensions. In view of the analyses, it is understood that the training focuses on actions that enable teachers to develop the goals guided by the documents, it is a preparation for the operationalization of what is provided by them, with a gap being observed regarding the critical positioning of the participants in what is being discussed. refers to the debate on the very form of structuring and institutionally directed referrals. It is concluded that it is still a great challenge to talk about continuing education, according to its structures aligned with these documents, as in the BNCC that situates contemporary debates in the educational field. O artigo objetiva analisar as ações de formação continuada desenvolvidas com os professores da Educação Infantil atuantes na rede municipal de Tocantinópolis, no período de 2016 a 2021, à luz dos seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Documento Curricular do Tocantins (DCT) e o Plano Municipal de Educação (PME). Tendo como tipo de pesquisa a documental com abordagem qualitativa. Os materiais de produção de dados consistiram em slides, relatórios e frequências produzidas durante as ações de formações continuadas na realidade educacional investigada, foi realizado, também, um levantamento bibliográfico para fundamentação do tema e um levantamento em sites oficiais, buscando documentos legais que norteiam a organização da Educação Infantil em suas diversas dimensões. Diante das análises, compreende-se que as formações focalizam ações que habilitam os professores para o desenvolvimento das metas direcionadas pelos documentos, é uma preparação para operacionalização do que é disposto por eles, sendo observada uma lacuna quanto ao posicionamento crítico dos participantes no que se refere ao debate sobre a própria forma de estruturação e encaminhamentos direcionados institucionalmente. Conclui-se que ainda é um grande desafio falarmos de formação continuada, conforme as suas estruturações alinhadas a esses documentos, como na BNCC que situa debates contemporâneos no campo educacional. 2022-10-26T13:24:37Z 2022-10-26T13:24:37Z 2022-08-16 Artigo Zilma Ferreira De Oliveira. Ações de formação continuada para os professores da educação infantil na rede municipal de Tocantinópolis no período de 2016-2021. 2022. 32 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4312 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS Tocantinópolis Especialização
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação Continuada
Educação Infantil
Legislação Educacional
Continuing Training
Child education
Educational Legislation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Formação Continuada
Educação Infantil
Legislação Educacional
Continuing Training
Child education
Educational Legislation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Zilma, Ferreira De Oliveira
AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021
topic_facet Formação Continuada
Educação Infantil
Legislação Educacional
Continuing Training
Child education
Educational Legislation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description The article aims to analyze the continuing education actions developed with Early Childhood Education teachers working in the municipal network of Tocantinópolis, from 2016 to 2021, in the light of the following documents: National Common Curricular Base (BNCC); Tocantins Curricular Document (DCT) and the Municipal Education Plan (PME). Having as type of research the documentary with a qualitative approach. The data production materials consisted of slides, reports and frequencies produced during the actions of continuing education in the investigated educational reality, a bibliographic survey was also carried out to support the theme and a survey on official websites, seeking legal documents that guide the organization of Early Childhood Education in its various dimensions. In view of the analyses, it is understood that the training focuses on actions that enable teachers to develop the goals guided by the documents, it is a preparation for the operationalization of what is provided by them, with a gap being observed regarding the critical positioning of the participants in what is being discussed. refers to the debate on the very form of structuring and institutionally directed referrals. It is concluded that it is still a great challenge to talk about continuing education, according to its structures aligned with these documents, as in the BNCC that situates contemporary debates in the educational field.
author_additional Sousa, Juliane Gomes de
author_additionalStr Sousa, Juliane Gomes de
format Artigo
author Zilma, Ferreira De Oliveira
title AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021
title_short AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021
title_full AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021
title_fullStr AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021
title_full_unstemmed AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021
title_sort aÇÕes de formaÇÃo continuada para os professores da educaÇÃo infantil na rede municipal de tocantinÓpolis no perÍodo de 2016-2021
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4312
_version_ 1787134193884463104
score 11.755432