Dissertação

Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19

Active methodologies contribute to the teaching-learning process, especially during this period of the Covid-19 pandemic. The teaching of literature and its appropriations allied to the use of communication technologies provide new dialogues and experiences in the classroom, enabling the student's p...

ver descrição completa

Autor principal: Hosana da Silva de, Melo
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4341
id ir-11612-4341
recordtype dspace
spelling ir-11612-43412022-11-05T06:00:52Z Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19 Hosana da Silva de, Melo Cesar Alessandro Sagrillo, Figueiredo Metodologias Ativas, Literatura, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Apropriações literárias. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Active methodologies contribute to the teaching-learning process, especially during this period of the Covid-19 pandemic. The teaching of literature and its appropriations allied to the use of communication technologies provide new dialogues and experiences in the classroom, enabling the student's protagonism, making him a more conscious and participative subject. The research brings a theoretical approach that discusses distance learning; active methodologies; teaching-learning and teaching of literature as a form of reader formation. The general objective seeks to analyze the content of the teachers' reports, about their pedagogical practices with the application of active methodologies and the appropriations of literature, in the teaching-learning process during the period of the Covid-19 pandemic, in High School, during the duration of Emergency Remote Teaching (ERE). Throughout the chapters, the theoretical apparatus has teachings from authors such as Rildo Cosson, José Manuel Moran, José Armando Valente, Paulo Freire, Neal A. Glasgow and Lev S. Vygotsky, among others. The research corpus consists of the reports of fifteen teachers from the state education network, in six schools in Palmas/Tocantins. This work brings relevant concepts such as Emergency Remote Teaching; addresses the Plan for Resuming In-person School Activities - Blended Learning; the National Curricular Common Base and some technological resources available for remote online classes that endorsed the analysis stage. Data analysis relies on a qualitative research approach and used instruments such as the questionnaire and the semi-structured open interview. As a result of the research, we detail the path taken during the research and the impressions obtained in the narratives, as well as we describe the difficulties encountered by the teachers, equally, we verify the possibilities of new appropriations of the language for the students who have more access to information technologies, but, segregated the less favored, as a result of social isolation. As metodologias ativas contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, especialmente durante esse período de pandemia da Covid-19. O ensino da literatura e suas apropriações aliados ao uso de tecnologias de comunicação propiciam novos diálogos e experiências em sala de aula, possibilitando o protagonismo do aluno, tornando-o um sujeito mais consciente e participativo. A pesquisa traz uma abordagem teórica que discorre sobre o ensino a distância; metodologias ativas; ensino-aprendizagem e o ensino da literatura como meios de formação do leitor. O objetivo geral busca analisar o conteúdo dos relatos docentes, acerca de suas práticas pedagógicas com a aplicação de metodologias ativas e as apropriações da literatura, no processo de ensino-aprendizagem durante o período da pandemia da Covid-19, no Ensino Médio, durante a vigência do Ensino Remoto Emergencial (ERE). No decorrer dos capítulos o aparato teórico conta com ensinamentos de autores como Rildo Cosson, José Manuel Moran, José Armando Valente, Paulo Freire, Neal A. Glasgow e Lev S. Vygotsky, entre outros. O corpus da pesquisa é composto pelos relatos de quinze docentes da rede estadual de ensino, em seis escolas de Palmas/Tocantins. Este trabalho traz conceitos relevantes como o Ensino Remoto Emergencial; aborda o Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais - Ensino Híbrido; a Base Nacional Comum Curricular e alguns recursos tecnológicos disponíveis para as aulas remotas online que endossou a etapa de análise. A análise dos dados conta com a abordagem da pesquisa qualitativa e utilizou instrumentos como o questionário e a entrevista aberta semiestruturada. Como resultado da pesquisa, detalhamos o caminho percorrido durante a pesquisa e as impressões obtidas nas narrativas, bem como descrevemos as dificuldades encontradas pelos docentes, igualmente, verificamos as possibilidades de novas apropriações de linguagem para os alunos que tiveram mais acesso às tecnologias de informação, porém, segregou os menos favorecidos, em face do isolamento social. 2022-11-04T17:17:49Z 2022-11-04T17:17:49Z 2022 Dissertação MELO, Hosana da Silva de. Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19.2022.183f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissoional em Letras, Araguaína, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4341 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras Araguaína
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Metodologias Ativas, Literatura, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Apropriações literárias.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Metodologias Ativas, Literatura, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Apropriações literárias.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Hosana da Silva de, Melo
Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19
topic_facet Metodologias Ativas, Literatura, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Apropriações literárias.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Active methodologies contribute to the teaching-learning process, especially during this period of the Covid-19 pandemic. The teaching of literature and its appropriations allied to the use of communication technologies provide new dialogues and experiences in the classroom, enabling the student's protagonism, making him a more conscious and participative subject. The research brings a theoretical approach that discusses distance learning; active methodologies; teaching-learning and teaching of literature as a form of reader formation. The general objective seeks to analyze the content of the teachers' reports, about their pedagogical practices with the application of active methodologies and the appropriations of literature, in the teaching-learning process during the period of the Covid-19 pandemic, in High School, during the duration of Emergency Remote Teaching (ERE). Throughout the chapters, the theoretical apparatus has teachings from authors such as Rildo Cosson, José Manuel Moran, José Armando Valente, Paulo Freire, Neal A. Glasgow and Lev S. Vygotsky, among others. The research corpus consists of the reports of fifteen teachers from the state education network, in six schools in Palmas/Tocantins. This work brings relevant concepts such as Emergency Remote Teaching; addresses the Plan for Resuming In-person School Activities - Blended Learning; the National Curricular Common Base and some technological resources available for remote online classes that endorsed the analysis stage. Data analysis relies on a qualitative research approach and used instruments such as the questionnaire and the semi-structured open interview. As a result of the research, we detail the path taken during the research and the impressions obtained in the narratives, as well as we describe the difficulties encountered by the teachers, equally, we verify the possibilities of new appropriations of the language for the students who have more access to information technologies, but, segregated the less favored, as a result of social isolation.
author_additional Cesar Alessandro Sagrillo, Figueiredo
author_additionalStr Cesar Alessandro Sagrillo, Figueiredo
format Dissertação
author Hosana da Silva de, Melo
title Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19
title_short Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19
title_full Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Docência e Ensino remoto emergencial: Aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em Literatura, durante a pandemia da Covid-19
title_sort docência e ensino remoto emergencial: aplicação das metodologias ativas como meio interativo no ensino-aprendizagem em literatura, durante a pandemia da covid-19
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4341
_version_ 1787134112916570112
score 11.753735