Monografia

Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa.

This work, in the light of the peuchetiana discourse theory, discusses how the axis "Linguistic analysis of Practice" is mobilized in two textbooks Portuguese. This axis consists of the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the Portuguese language, the primary education, basic education, to ch...

ver descrição completa

Autor principal: Araújo, Nathalia
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4460
id ir-11612-4460
recordtype dspace
spelling ir-11612-44602022-12-14T06:01:08Z Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa. Araújo, Nathalia Leite, João de Deus Livro Didático. Prática de Análise linguística. Discursividades. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This work, in the light of the peuchetiana discourse theory, discusses how the axis "Linguistic analysis of Practice" is mobilized in two textbooks Portuguese. This axis consists of the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the Portuguese language, the primary education, basic education, to characterize and structure the Portuguese language as a teaching and learning object. These parameters began to replace other terms, including methodological, the language teaching, language, normative grammar and literature. It is the anchor in the text received a prominent place, the point of it being conceived as a theoretical and methodological approach. So, linguistic, grammatical and literary issues should take them as a basis. To that extent, this work is to analyze and discuss how that axis gets a operationalization in some textbooks Portuguese, considering the reframing in terms of official guidelines of teaching, that teaching went. Therefore, we consider the constant official guidelines of the PCN and the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) shows is essential to apprehend the conditions of production of textbooks in the Brazilian educational scenario, since these guidelines contain certain discourses, the as they are read and interpreted. The analysis of two books show the different way to mobilize the relevant axle; in a book, there is a way to approach this axis more arrested in and the text, given the rules of the didactic sequence, however, in another book, the approach still shows so more ignorant, superficial. O presente trabalho, à luz da teoria do discurso peuchetiana, aborda o modo como o eixo ―Prática de Análise linguística‖ é mobilizado em dois livros didáticos de Língua Portuguesa. Esse eixo consta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, da educação básica, ao caracterizar e estruturar a Língua Portuguesa, como objeto de ensino e de aprendizagem. Esses parâmetros passaram a recolocar em outros termos, inclusive metodológicos, o ensino de linguagem, de língua, de gramática normativa e de literatura. É que a ancoragem no texto recebeu um lugar de destaque, a ponto de ele ser concebido como recurso teórico e metodológico. Assim, as questões linguísticas, gramaticais e literárias deveriam tomá-los por base. Nessa medida, este trabalho busca analisar e problematizar o modo como o referido eixo ganha uma operacionalização em alguns livros didáticos de Língua Portuguesa, considerando a ressignificação, em termos de diretrizes oficiais do ensino, que esse ensino passou. Para tanto, levarmos em conta as diretrizes oficiais constantes dos PCN e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mostra-se fundamental para apreendermos as condições de produção dos livros didáticos no cenário educacional brasileiro, já que essas diretrizes encerram certas discursividades, à medida em que são lidas e interpretadas. As análises dos dois livros mostram o modo diferente de se mobilizar o eixo em questão; em um livro, há uma abordagem desse eixo de modo mais detido no e pelo texto, dados os preceitos da sequência didática, entretanto, no outro livro, a abordagem ainda se mostra de modo mais insipiente, superficial. 2022-12-13T21:22:24Z 2022-12-13T21:22:24Z 2022-12-13 Monografia ARAÚJO,Nathalia. Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa. 50f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/4460 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Livro Didático.
Prática de Análise linguística.
Discursividades.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Livro Didático.
Prática de Análise linguística.
Discursividades.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Araújo, Nathalia
Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa.
topic_facet Livro Didático.
Prática de Análise linguística.
Discursividades.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description This work, in the light of the peuchetiana discourse theory, discusses how the axis "Linguistic analysis of Practice" is mobilized in two textbooks Portuguese. This axis consists of the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the Portuguese language, the primary education, basic education, to characterize and structure the Portuguese language as a teaching and learning object. These parameters began to replace other terms, including methodological, the language teaching, language, normative grammar and literature. It is the anchor in the text received a prominent place, the point of it being conceived as a theoretical and methodological approach. So, linguistic, grammatical and literary issues should take them as a basis. To that extent, this work is to analyze and discuss how that axis gets a operationalization in some textbooks Portuguese, considering the reframing in terms of official guidelines of teaching, that teaching went. Therefore, we consider the constant official guidelines of the PCN and the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) shows is essential to apprehend the conditions of production of textbooks in the Brazilian educational scenario, since these guidelines contain certain discourses, the as they are read and interpreted. The analysis of two books show the different way to mobilize the relevant axle; in a book, there is a way to approach this axis more arrested in and the text, given the rules of the didactic sequence, however, in another book, the approach still shows so more ignorant, superficial.
author_additional Leite, João de Deus
author_additionalStr Leite, João de Deus
format Monografia
author Araújo, Nathalia
title Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa.
title_short Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa.
title_full Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa.
title_fullStr Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa.
title_full_unstemmed Operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa.
title_sort operacionalização do eixo ―práticas de análise linguística‖ em livros didáticos de língua portuguesa.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4460
_version_ 1787134957310705664
score 11.653393