/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico
Statistics is a science that provides a set of methods that enable decision making based on data collection, analysis and organization. Statistical information is present in every social environment, influencing people's decisions and being able to contribute to the construction of citizenship in...
Autor principal: | SANTOS, Gabriella Fernandes dos |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4749 |
id |
ir-11612-4749 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-47492023-02-10T06:01:04Z A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico SANTOS, Gabriella Fernandes dos PAULA, Fernanda Vital de Educação Estatística BNCC Livro didático Letramento Estatístico Statistical Education Textbook Statistical Literacy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Statistics is a science that provides a set of methods that enable decision making based on data collection, analysis and organization. Statistical information is present in every social environment, influencing people's decisions and being able to contribute to the construction of citizenship in an effective way. In this context, verifying how teaching and learning of statistical content is carried out, an action that is characterized as one of the objects of study in Statistical Education, becomes essential for citizenship. In this sense, it is necessary to emphasize the importance that statistical content is well placed in the Didactic Books, given that this constitutes as the main instrument of the teacher, in order to promote a quality Education. In this sense, the general objective of this work is to analyze a collection of textbooks directed to Elementary Education II, which is in force at the Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, located in Araguaína-TO. Such analysis will be carried out according to the National Common Curricular Base (BNCC), and classifying the exercises proposed by the books in the collection, according to statistical literacy levels. To this end, in this work, a thorough bibliographic survey will be carried out, based on researchers who have studied the topic in question, in addition to bringing important considerations present in the BNCC. In addition to the analysis that will be carried out, in the fourth chapter, an overview of the results obtained with it is presented, in which criticisms and suggestions of complementary activities are carried out in order to promote teaching A Estatística é uma ciência que fornece um conjunto de métodos que possibilitam a tomada de decisões com base em coleta, análise e organização de dados. Informações de caráter estatístico estão presentes em todo meio social, influenciando a decisão das pessoas e podendo contribuir para a construção da cidadania de forma efetiva. Nesse contexto, verificar como faz-se o ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos, ação que se caracteriza como um dos objetos de estudo da Educação Estatística, torna-se fundamental para cidadania. Neste sentido, é necessário frisar a importância de que conteúdos estatísticos estejam bem colocados nos Livros Didáticos, dado que este se constitui como o principal instrumento do professor, no intuito de promover uma Educação de qualidade. Nesse seguimento, o objetivo geral deste trabalho, consiste em analisar uma coleção de livros didáticos direcionados ao Ensino Fundamental II, que está em vigor no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, localizado em Araguaína-TO. Tal análise será realizada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e classificando os exercícios propostos pelos livros da coleção, conforme níveis de letramento estatístico. Para tal, neste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseado em pesquisadores que debruçaram-se sobre o tema em questão, além de trazer considerações importantes presentes na BNCC. Além da análise que foi realizada, no quarto capítulo, apresenta-se um panorama geral acerca dos resultados obtidos com a mesma, na qual realiza-se críticas e sugestões de atividades complementares no intuito de promover o ensino 2023-02-09T12:22:52Z 2023-02-09T12:22:52Z 2023-02-09 Monografia SANTOS, Gabriella Fernandes dos. A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020 http://hdl.handle.net/11612/4749 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Estatística BNCC Livro didático Letramento Estatístico Statistical Education Textbook Statistical Literacy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Educação Estatística BNCC Livro didático Letramento Estatístico Statistical Education Textbook Statistical Literacy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA SANTOS, Gabriella Fernandes dos A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico |
topic_facet |
Educação Estatística BNCC Livro didático Letramento Estatístico Statistical Education Textbook Statistical Literacy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Statistics is a science that provides a set of methods that enable decision making based on data
collection, analysis and organization. Statistical information is present in every social
environment, influencing people's decisions and being able to contribute to the construction of
citizenship in an effective way. In this context, verifying how teaching and learning of
statistical content is carried out, an action that is characterized as one of the objects of study
in Statistical Education, becomes essential for citizenship. In this sense, it is necessary to
emphasize the importance that statistical content is well placed in the Didactic Books, given
that this constitutes as the main instrument of the teacher, in order to promote a quality
Education. In this sense, the general objective of this work is to analyze a collection of
textbooks directed to Elementary Education II, which is in force at the Colégio Estadual
Adolfo Bezerra de Menezes, located in Araguaína-TO. Such analysis will be carried out
according to the National Common Curricular Base (BNCC), and classifying the exercises
proposed by the books in the collection, according to statistical literacy levels. To this end, in
this work, a thorough bibliographic survey will be carried out, based on researchers who have
studied the topic in question, in addition to bringing important considerations present in the
BNCC. In addition to the analysis that will be carried out, in the fourth chapter, an overview
of the results obtained with it is presented, in which criticisms and suggestions of
complementary activities are carried out in order to promote teaching |
author_additional |
PAULA, Fernanda Vital de |
author_additionalStr |
PAULA, Fernanda Vital de |
format |
Monografia |
author |
SANTOS, Gabriella Fernandes dos |
title |
A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico |
title_short |
A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico |
title_full |
A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico |
title_fullStr |
A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico |
title_full_unstemmed |
A estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental II: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico |
title_sort |
estatística em uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental ii: um olhar investigativo acerca do desenvolvimento do letramento estatístico |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4749 |
_version_ |
1787134548314685440 |
score |
11.755432 |