Monografia

Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio

The present work is an investigation of a qualitative approach carried out in high school mathematics textbooks, about the exploration given to the Euler Number in these literatures from the following guiding question: What do high school mathematics textbooks present about the Euler Number? The...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Lucas Pereira de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4787
id ir-11612-4787
recordtype dspace
spelling ir-11612-47872023-02-11T06:00:45Z Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio ARAÚJO, Lucas Pereira de OLIVEIRA, Sinval de Contextualização. Categorização Programa Nacional do Livro Didático BNCC Contextualization Categorization National Textbook Program (PNLD) National Common Curriculum Base (BNCC) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present work is an investigation of a qualitative approach carried out in high school mathematics textbooks, about the exploration given to the Euler Number in these literatures from the following guiding question: What do high school mathematics textbooks present about the Euler Number? The general objective is to inventory the ways in which the Euler Number is presented in high school textbooks. Supported by the principles of bibliographic research and categorization processes, an inventory was carried out on the Euler Number in four collections of high school mathematics textbooks, with six volumes in each of them and belonging to the National Textbook Program (PNLD). From the results it is highlighted that only three textbooks address the Euler Number, some contextualizing the history and relevant aspects, however this presentation takes place in association with other thematic areas, without specific development of the subject; perspectives are also pointed out regarding the concise relationship that must exist between the textbook and the National Curricular Common Base (BNCC), as a possibility for the development of teaching and learning in basic education. O presente trabalho constitui-se de uma investigação de abordagem qualitativa realizada nos livros didáticos de matemática do ensino médio, acerca da exploração dada ao Número de Euler nessas literaturas a partir da seguinte pergunta diretriz: O que os livros didáticos de Matemática do ensino médio apresentam a respeito do Número de Euler? O objetivo geral consiste em inventariar as formas com que o Número de Euler é apresentado nos livros didáticos do ensino médio. Amparado por princípios da pesquisa bibliográfica e processos de categorização, realizou-se um inventário sobre o Número de Euler em quatro coleções de livros didáticos de Matemática do ensino médio, com seis volumes em cada uma delas e pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Dos resultados destaca-se que somente três livros didáticos abordam o Número de Euler, alguns contextualizando a história e aspectos relevantes, todavia essa apresentação acontece de forma associada a outras áreas temáticas, sem desenvolvimento específico do assunto; aponta-se também perspectivas quanto ao relacionamento conciso que deve existir entre o livro didático e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma possibilidade para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem na educação básica. 2023-02-10T11:46:55Z 2023-02-10T11:46:55Z 2023 Monografia ARAÚJO, Lucas Pereira de. Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio. 2022. 55 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4787 pt_BR ACESSO LIVRE application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Contextualização.
Categorização
Programa Nacional do Livro Didático
BNCC
Contextualization
Categorization
National Textbook Program (PNLD)
National Common Curriculum Base (BNCC)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Contextualização.
Categorização
Programa Nacional do Livro Didático
BNCC
Contextualization
Categorization
National Textbook Program (PNLD)
National Common Curriculum Base (BNCC)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ARAÚJO, Lucas Pereira de
Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio
topic_facet Contextualização.
Categorização
Programa Nacional do Livro Didático
BNCC
Contextualization
Categorization
National Textbook Program (PNLD)
National Common Curriculum Base (BNCC)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work is an investigation of a qualitative approach carried out in high school mathematics textbooks, about the exploration given to the Euler Number in these literatures from the following guiding question: What do high school mathematics textbooks present about the Euler Number? The general objective is to inventory the ways in which the Euler Number is presented in high school textbooks. Supported by the principles of bibliographic research and categorization processes, an inventory was carried out on the Euler Number in four collections of high school mathematics textbooks, with six volumes in each of them and belonging to the National Textbook Program (PNLD). From the results it is highlighted that only three textbooks address the Euler Number, some contextualizing the history and relevant aspects, however this presentation takes place in association with other thematic areas, without specific development of the subject; perspectives are also pointed out regarding the concise relationship that must exist between the textbook and the National Curricular Common Base (BNCC), as a possibility for the development of teaching and learning in basic education.
author_additional OLIVEIRA, Sinval de
author_additionalStr OLIVEIRA, Sinval de
format Monografia
author ARAÚJO, Lucas Pereira de
title Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio
title_short Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio
title_full Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio
title_fullStr Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio
title_sort uma abordagem sobre o número de euler em livros didáticos de matemática do ensino médio
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4787
_version_ 1787134228400439296
score 11.653393