/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins
This study aimed to present the necessary knowledge for an intern of the Degree in Mathematics to teach mathematics in the regency phase, as well as to investigate in published works the contributions of LEM to the intern, to know how Virtual Learning Environments work, and from this knowledge, d...
Autor principal: | Oliveira, Elizeu Martins |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4838 |
id |
ir-11612-4838 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-48382023-03-20T20:56:43Z A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins Oliveira, Elizeu Martins Silva, Ivo Pereira da Laboratório de Ensino de Matemática Planejamento pedagógico GeoGebra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This study aimed to present the necessary knowledge for an intern of the Degree in Mathematics to teach mathematics in the regency phase, as well as to investigate in published works the contributions of LEM to the intern, to know how Virtual Learning Environments work, and from this knowledge, direct how the intern can use the GeoGebra virtual platform to think and plan their actions in the classroom. It also sought to present the role of the teacher and the student within a mathematics teaching laboratory. For the development of this study, the exploratory research method was used mainly to build the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) on the GeoGebra virtual platform, which was designed from the challenges faced by the interns of the degree course, at the time they developed the planning from their activities to work in the classroom, without having the knowledge of the GeoGebra platform to help at that moment. Finally, through this study it was possible to show how this platform is of great help for the planning of classes and activities. Este estudo objetivou apresentar os conhecimentos necessários para um estagiário do curso de Licenciatura em Matemática ensinar matemática na fase de regência, bem como Investigar em obras publicadas as contribuições do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) ao estagiário, conhecer como funciona os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, e a partir desses conhecimentos, direcionar como o estagiário pode utilizar a plataforma virtual GeoGebra, para pensar e planejar suas ações em sala de aula. Buscou também apresentar o papel do professor e do aluno dentro de um laboratório de ensino de matemática. Para desenvolvimento deste estudo foi utilizado o método da pesquisa exploratória principalmente para construir o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na plataforma virtual GeoGebra que foi pensado a partir dos desafios enfrentados pelos estagiários do curso de licenciatura, no momento em que estes desenvolveram o planejamento de suas atividades para trabalhar em sala de aula, sem possuírem o conhecimento da plataforma GeoGebra para auxiliarem naquele momento. Enfim, por meio desse estudo foi possível mostrar como essa plataforma é de grande auxílio para o planejamento de aulas e atividades. 2023-02-15T18:12:26Z 2023-02-15T18:12:26Z 2022-03-09 Monografia Oliveira, Elizeu Martins. A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de Licenciatura em Matemática no Tocantins. 52 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4838 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Laboratório de Ensino de Matemática Planejamento pedagógico GeoGebra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Laboratório de Ensino de Matemática Planejamento pedagógico GeoGebra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Oliveira, Elizeu Martins A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins |
topic_facet |
Laboratório de Ensino de Matemática Planejamento pedagógico GeoGebra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This study aimed to present the necessary knowledge for an intern of the Degree in
Mathematics to teach mathematics in the regency phase, as well as to investigate in
published works the contributions of LEM to the intern, to know how Virtual Learning
Environments work, and from this knowledge, direct how the intern can use the
GeoGebra virtual platform to think and plan their actions in the classroom. It also
sought to present the role of the teacher and the student within a mathematics
teaching laboratory. For the development of this study, the exploratory research
method was used mainly to build the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) on the
GeoGebra virtual platform, which was designed from the challenges faced by the
interns of the degree course, at the time they developed the planning from their
activities to work in the classroom, without having the knowledge of the GeoGebra
platform to help at that moment. Finally, through this study it was possible to show
how this platform is of great help for the planning of classes and activities. |
author_additional |
Silva, Ivo Pereira da |
author_additionalStr |
Silva, Ivo Pereira da |
format |
Monografia |
author |
Oliveira, Elizeu Martins |
title |
A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins |
title_short |
A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins |
title_full |
A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins |
title_fullStr |
A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins |
title_full_unstemmed |
A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins |
title_sort |
inserção da plataforma geogebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no tocantins |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4838 |
_version_ |
1787134448716742656 |
score |
11.755432 |