Monografia

A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins

This study aimed to present the necessary knowledge for an intern of the Degree in Mathematics to teach mathematics in the regency phase, as well as to investigate in published works the contributions of LEM to the intern, to know how Virtual Learning Environments work, and from this knowledge, d...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Elizeu Martins
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4838
id ir-11612-4838
recordtype dspace
spelling ir-11612-48382023-03-20T20:56:43Z A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins Oliveira, Elizeu Martins Silva, Ivo Pereira da Laboratório de Ensino de Matemática Planejamento pedagógico GeoGebra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This study aimed to present the necessary knowledge for an intern of the Degree in Mathematics to teach mathematics in the regency phase, as well as to investigate in published works the contributions of LEM to the intern, to know how Virtual Learning Environments work, and from this knowledge, direct how the intern can use the GeoGebra virtual platform to think and plan their actions in the classroom. It also sought to present the role of the teacher and the student within a mathematics teaching laboratory. For the development of this study, the exploratory research method was used mainly to build the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) on the GeoGebra virtual platform, which was designed from the challenges faced by the interns of the degree course, at the time they developed the planning from their activities to work in the classroom, without having the knowledge of the GeoGebra platform to help at that moment. Finally, through this study it was possible to show how this platform is of great help for the planning of classes and activities. Este estudo objetivou apresentar os conhecimentos necessários para um estagiário do curso de Licenciatura em Matemática ensinar matemática na fase de regência, bem como Investigar em obras publicadas as contribuições do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) ao estagiário, conhecer como funciona os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, e a partir desses conhecimentos, direcionar como o estagiário pode utilizar a plataforma virtual GeoGebra, para pensar e planejar suas ações em sala de aula. Buscou também apresentar o papel do professor e do aluno dentro de um laboratório de ensino de matemática. Para desenvolvimento deste estudo foi utilizado o método da pesquisa exploratória principalmente para construir o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na plataforma virtual GeoGebra que foi pensado a partir dos desafios enfrentados pelos estagiários do curso de licenciatura, no momento em que estes desenvolveram o planejamento de suas atividades para trabalhar em sala de aula, sem possuírem o conhecimento da plataforma GeoGebra para auxiliarem naquele momento. Enfim, por meio desse estudo foi possível mostrar como essa plataforma é de grande auxílio para o planejamento de aulas e atividades. 2023-02-15T18:12:26Z 2023-02-15T18:12:26Z 2022-03-09 Monografia Oliveira, Elizeu Martins. A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de Licenciatura em Matemática no Tocantins. 52 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4838 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Arraias Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Laboratório de Ensino de Matemática
Planejamento pedagógico
GeoGebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Laboratório de Ensino de Matemática
Planejamento pedagógico
GeoGebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Oliveira, Elizeu Martins
A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins
topic_facet Laboratório de Ensino de Matemática
Planejamento pedagógico
GeoGebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study aimed to present the necessary knowledge for an intern of the Degree in Mathematics to teach mathematics in the regency phase, as well as to investigate in published works the contributions of LEM to the intern, to know how Virtual Learning Environments work, and from this knowledge, direct how the intern can use the GeoGebra virtual platform to think and plan their actions in the classroom. It also sought to present the role of the teacher and the student within a mathematics teaching laboratory. For the development of this study, the exploratory research method was used mainly to build the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) on the GeoGebra virtual platform, which was designed from the challenges faced by the interns of the degree course, at the time they developed the planning from their activities to work in the classroom, without having the knowledge of the GeoGebra platform to help at that moment. Finally, through this study it was possible to show how this platform is of great help for the planning of classes and activities.
author_additional Silva, Ivo Pereira da
author_additionalStr Silva, Ivo Pereira da
format Monografia
author Oliveira, Elizeu Martins
title A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins
title_short A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins
title_full A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins
title_fullStr A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins
title_full_unstemmed A inserção da plataforma GeoGebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no Tocantins
title_sort inserção da plataforma geogebra na fase do estágio de regência de um curso de licenciatura em matemática no tocantins
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4838
_version_ 1787134448716742656
score 11.755432