Monografia

Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.

In this research work is presented a didactic proposal for teaching Decimal Numbering System with pedagogical focus on interdisciplinarity. The guiding question of the study was expressed as follows: How to build a didactic proposal for teaching and learning Decimal Numbering System from theoreti...

ver descrição completa

Autor principal: ALENCAR, Edna Alves de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5097
id ir-11612-5097
recordtype dspace
spelling ir-11612-50972023-03-15T06:01:56Z Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. ALENCAR, Edna Alves de OLIVEIRA, Sinval de Sala de aula, História da Matemática, Livro Didático, Interdisciplinaridade, Classroom, History of Mathematics, Textbook, interdisciplinarity. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA In this research work is presented a didactic proposal for teaching Decimal Numbering System with pedagogical focus on interdisciplinarity. The guiding question of the study was expressed as follows: How to build a didactic proposal for teaching and learning Decimal Numbering System from theoretical orientations resulting interdisciplinarity? As a methodological basis for the study documentary research from sources believed to be didactic and other arising from the literature of the history of mathematics was established. The objectives were expressed in order to converge to create a didactic proposal. As a result there is the creation of a didactic proposal directed to the teaching of the numbering system that has some links with other areas of school knowledge as Geography, History, Biology, Portuguese among others. Neste trabalho de investigação é apresentada uma proposta didática para o ensino do Sistema de Numeração Decimal com foco pedagógico na interdisciplinaridade. A pergunta orientadora do estudo foi expressa nos seguintes termos: Como construir uma proposta didática para o ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal a partir de orientações teóricas advindas da interdisciplinaridade? Como base metodológica para o estudo foi estabelecida a pesquisa documental a partir de fontes consideradas didáticas e outras advindas da literatura específica da História da Matemática. Os objetivos foram expressos de forma a convergirem para a criação de uma proposta didática. Como resultado destaca-se a criação de uma proposta didática direcionada ao ensino do sistema de numeração que possui algumas aproximações com outras áreas do conhecimento escolar como a Geografia, a História, a Biologia, a Língua Portuguesa entre outras. 2023-03-14T22:35:31Z 2023-03-14T22:35:31Z 2023-03-14 Monografia ALENCAR, Edna Alves de. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE. 2016. 46 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/5097 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Sala de aula,
História da Matemática,
Livro Didático,
Interdisciplinaridade,
Classroom,
History of Mathematics,
Textbook,
interdisciplinarity.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Sala de aula,
História da Matemática,
Livro Didático,
Interdisciplinaridade,
Classroom,
History of Mathematics,
Textbook,
interdisciplinarity.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
ALENCAR, Edna Alves de
Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
topic_facet Sala de aula,
História da Matemática,
Livro Didático,
Interdisciplinaridade,
Classroom,
History of Mathematics,
Textbook,
interdisciplinarity.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description In this research work is presented a didactic proposal for teaching Decimal Numbering System with pedagogical focus on interdisciplinarity. The guiding question of the study was expressed as follows: How to build a didactic proposal for teaching and learning Decimal Numbering System from theoretical orientations resulting interdisciplinarity? As a methodological basis for the study documentary research from sources believed to be didactic and other arising from the literature of the history of mathematics was established. The objectives were expressed in order to converge to create a didactic proposal. As a result there is the creation of a didactic proposal directed to the teaching of the numbering system that has some links with other areas of school knowledge as Geography, History, Biology, Portuguese among others.
author_additional OLIVEIRA, Sinval de
author_additionalStr OLIVEIRA, Sinval de
format Monografia
author ALENCAR, Edna Alves de
title Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
title_short Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
title_full Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
title_fullStr Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
title_sort uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5097
_version_ 1787134723763470336
score 11.674775