/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
In this research work is presented a didactic proposal for teaching Decimal Numbering System with pedagogical focus on interdisciplinarity. The guiding question of the study was expressed as follows: How to build a didactic proposal for teaching and learning Decimal Numbering System from theoreti...
Autor principal: | ALENCAR, Edna Alves de |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/5097 |
id |
ir-11612-5097 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-50972023-03-15T06:01:56Z Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. ALENCAR, Edna Alves de OLIVEIRA, Sinval de Sala de aula, História da Matemática, Livro Didático, Interdisciplinaridade, Classroom, History of Mathematics, Textbook, interdisciplinarity. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA In this research work is presented a didactic proposal for teaching Decimal Numbering System with pedagogical focus on interdisciplinarity. The guiding question of the study was expressed as follows: How to build a didactic proposal for teaching and learning Decimal Numbering System from theoretical orientations resulting interdisciplinarity? As a methodological basis for the study documentary research from sources believed to be didactic and other arising from the literature of the history of mathematics was established. The objectives were expressed in order to converge to create a didactic proposal. As a result there is the creation of a didactic proposal directed to the teaching of the numbering system that has some links with other areas of school knowledge as Geography, History, Biology, Portuguese among others. Neste trabalho de investigação é apresentada uma proposta didática para o ensino do Sistema de Numeração Decimal com foco pedagógico na interdisciplinaridade. A pergunta orientadora do estudo foi expressa nos seguintes termos: Como construir uma proposta didática para o ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal a partir de orientações teóricas advindas da interdisciplinaridade? Como base metodológica para o estudo foi estabelecida a pesquisa documental a partir de fontes consideradas didáticas e outras advindas da literatura específica da História da Matemática. Os objetivos foram expressos de forma a convergirem para a criação de uma proposta didática. Como resultado destaca-se a criação de uma proposta didática direcionada ao ensino do sistema de numeração que possui algumas aproximações com outras áreas do conhecimento escolar como a Geografia, a História, a Biologia, a Língua Portuguesa entre outras. 2023-03-14T22:35:31Z 2023-03-14T22:35:31Z 2023-03-14 Monografia ALENCAR, Edna Alves de. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE. 2016. 46 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/5097 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Sala de aula, História da Matemática, Livro Didático, Interdisciplinaridade, Classroom, History of Mathematics, Textbook, interdisciplinarity. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Sala de aula, História da Matemática, Livro Didático, Interdisciplinaridade, Classroom, History of Mathematics, Textbook, interdisciplinarity. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA ALENCAR, Edna Alves de Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. |
topic_facet |
Sala de aula, História da Matemática, Livro Didático, Interdisciplinaridade, Classroom, History of Mathematics, Textbook, interdisciplinarity. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
In this research work is presented a didactic proposal for teaching Decimal Numbering
System with pedagogical focus on interdisciplinarity. The guiding question of the study was
expressed as follows: How to build a didactic proposal for teaching and learning Decimal
Numbering System from theoretical orientations resulting interdisciplinarity? As a
methodological basis for the study documentary research from sources believed to be didactic
and other arising from the literature of the history of mathematics was established. The
objectives were expressed in order to converge to create a didactic proposal. As a result there
is the creation of a didactic proposal directed to the teaching of the numbering system that has
some links with other areas of school knowledge as Geography, History, Biology, Portuguese
among others. |
author_additional |
OLIVEIRA, Sinval de |
author_additionalStr |
OLIVEIRA, Sinval de |
format |
Monografia |
author |
ALENCAR, Edna Alves de |
title |
Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. |
title_short |
Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. |
title_full |
Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. |
title_sort |
uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/5097 |
_version_ |
1787134723763470336 |
score |
11.674775 |