/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO.
This study describes policies and actions of professional orientation at Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire and Instituto Federal do Tocantins (IFTO) in Araguaína (TO) according to students and education directors of these two institutions. This work was conducted in two steps using questi...
Autor principal: | Leite, Fabiola de Sousa |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/5167 |
id |
ir-11612-5167 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-51672023-03-21T06:01:52Z Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. Leite, Fabiola de Sousa Sassonia, Rogério Côrte Jovens Orientação Profissional Escola Ensino Superior Young Professional guidance School Higher Education. CNPQ::OUTROS This study describes policies and actions of professional orientation at Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire and Instituto Federal do Tocantins (IFTO) in Araguaína (TO) according to students and education directors of these two institutions. This work was conducted in two steps using questionnaires in both cases. In the first step, students between 15 and 19 years old reported the influence of their relatives in the carreer they are choosing. They also showed their anxiety and expectations about a future career. In the second step, education directors of the schools presented professional orientation policies of their institutions. Results showed that students fear to make the wrong decision concerning their future career. They fear waste time in this process. The research also showed the importance of identifying the origin of the disappointments of the students and presented the need of a more efficient policy of professional guidance before students enter to college. Este estudo tem por objetivo relatar o contexto da discussão sobre orientação profissional (OP) no Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), escolas localizadas no município de Araguaína (TO). A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira foram levantados dados dos questionários preenchidos pelos alunos. Esses dados se referem ao perfil dos educandos, a influência da família no momento de escolha do projeto de vida, expectativas e receios com a futura profissão. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário com os coordenadores pedagógicos das unidades de ensino a fim de conhecer a existência de alguma política de orientação profissional na escola. A análise de dados assim obtidos evidenciou que o jovem teme não fazer a escolha certa, e acabar perdendo tempo de certa forma. A pesquisa mostra a importância de se identificar as causas da insatisfação do aluno e a necessidade de um esclarecimento mais aprofundado sobre as carreiras oferecidas no ensino superior, a ser prestado antes do ingresso do aluno num curso de graduação. 2023-03-21T01:07:27Z 2023-03-21T01:07:27Z 2023-03-20 Monografia LEITE, Fabiola de Sousa. Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. 2015. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015. http://hdl.handle.net/11612/5167 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Jovens Orientação Profissional Escola Ensino Superior Young Professional guidance School Higher Education. CNPQ::OUTROS |
spellingShingle |
Jovens Orientação Profissional Escola Ensino Superior Young Professional guidance School Higher Education. CNPQ::OUTROS Leite, Fabiola de Sousa Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. |
topic_facet |
Jovens Orientação Profissional Escola Ensino Superior Young Professional guidance School Higher Education. CNPQ::OUTROS |
description |
This study describes policies and actions of professional orientation at Centro de
Ensino Médio (CEM) Paulo Freire and Instituto Federal do Tocantins (IFTO) in
Araguaína (TO) according to students and education directors of these two institutions.
This work was conducted in two steps using questionnaires in both cases. In the first
step, students between 15 and 19 years old reported the influence of their relatives in
the carreer they are choosing. They also showed their anxiety and expectations about
a future career. In the second step, education directors of the schools presented
professional orientation policies of their institutions. Results showed that students fear
to make the wrong decision concerning their future career. They fear waste time in this
process. The research also showed the importance of identifying the origin of the
disappointments of the students and presented the need of a more efficient policy of
professional guidance before students enter to college. |
author_additional |
Sassonia, Rogério Côrte |
author_additionalStr |
Sassonia, Rogério Côrte |
format |
Monografia |
author |
Leite, Fabiola de Sousa |
title |
Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. |
title_short |
Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. |
title_full |
Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. |
title_fullStr |
Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. |
title_full_unstemmed |
Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. |
title_sort |
estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de araguaína - to. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/5167 |
_version_ |
1787134354528403456 |
score |
11.755432 |