Monografia

Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.

The present paper deals with some notes regarding the initial training of teachers of the Science Course with Full Enablement in Mathematics in the region of Araguaína, in the North of the State. As the intention to describe the history of the formation of the same and to present the political-ad...

ver descrição completa

Autor principal: RIBAS, Ruth Santos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5168
id ir-11612-5168
recordtype dspace
spelling ir-11612-51682023-03-21T06:01:53Z Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores. RIBAS, Ruth Santos BRITO, Claudenice Cardoso Formação Inicial de Professor, Formação Teórica-Prática-Reflexiva, Teoria Histórico-Cultural, Initial Teacher Training, Theoretical-Practical-Reflexive Formation, Historical- Cultural Theory. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The present paper deals with some notes regarding the initial training of teachers of the Science Course with Full Enablement in Mathematics in the region of Araguaína, in the North of the State. As the intention to describe the history of the formation of the same and to present the political-administrative motivations that influenced the creation and development of the course. Taking into account the socio-historical context and culture. The research was carried out through the methods of Historical Research and the qualitative method, through a questionnaire answered by 10 graduates, from a total of more than fifty of the aforementioned course, subjects/actors of the research. The same has as central analysis the contributions of the institution for the training of these graduates, seeking to verify who these professionals are, if they are working in the area, and also making it necessary to analyze some questions regarding the formative aspect, from the analysis of the curricular structure of the course to certify the extent to which the course has contributed to their theoretical training. In this direction the old course contributed to the formation of teachers, but in the old structure of the course did not contemplate disciplines that had as the fulcrum the theoretical question, therefore, there is a need of formation in this direction for the professionals who work in the area of mathematics mainly. However, the research shows that the UFT has actively contributed to the training of teachers of the Natural Sciences and Mathematics. O presente trabalho trata de alguns apontamentos referentes à formação iniciais de professores do Curso de Ciência com Habilitação Plena em Matemática na região de Araguaína, no Norte do Estado. Como o intuito de descrever a história da formação dos mesmos e apresentar as motivações político-administrativas que influenciaram na criação e o desenvolvimento do curso. Tendo em conta o contexto sócio-histórico e cultura. A investigação aconteceu pelas vias metodológicas da Pesquisa Histórica e do método qualitativo, através de questionário respondido por 10 egressos, de um total de mais de cinquenta do aludido curso, sujeitos/atores da pesquisa. A mesma tem como análise central as contribuições da instituição para formação destes egressos, procurando verificar quem são esses profissionais, se eles estão atuando na área, se fazendo também necessário analisar algumas questões em relação ao aspecto formativo, a partir da análise da estrutura curricular do curso para certificar em que medida o curso contribuiu para a formação teórica destes. Nesta direção o antigo curso contribuiu para a formação de professores, contudo na estrutura antiga do curso não contemplava disciplinas que tivessem como fulcro a questão teórica, havendo, portanto uma necessidade de formação nesta direção para os profissionais que atuam na área de matemática principalmente. Entretanto, a pesquisa nos mostra que a UFT tem contribuído ativamente na formação de professores das Ciências Naturais e Matemática. 2023-03-21T01:10:43Z 2023-03-21T01:10:43Z 2023-03-20 Monografia RIBAS, Ruth Santos. ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO PLENA EM MATEMÁTICA CÂMPUS DE ARAGUAÍNA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017. http://hdl.handle.net/11612/5168 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação Inicial de Professor,
Formação Teórica-Prática-Reflexiva,
Teoria Histórico-Cultural,
Initial Teacher Training,
Theoretical-Practical-Reflexive Formation,
Historical- Cultural Theory.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Formação Inicial de Professor,
Formação Teórica-Prática-Reflexiva,
Teoria Histórico-Cultural,
Initial Teacher Training,
Theoretical-Practical-Reflexive Formation,
Historical- Cultural Theory.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
RIBAS, Ruth Santos
Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.
topic_facet Formação Inicial de Professor,
Formação Teórica-Prática-Reflexiva,
Teoria Histórico-Cultural,
Initial Teacher Training,
Theoretical-Practical-Reflexive Formation,
Historical- Cultural Theory.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The present paper deals with some notes regarding the initial training of teachers of the Science Course with Full Enablement in Mathematics in the region of Araguaína, in the North of the State. As the intention to describe the history of the formation of the same and to present the political-administrative motivations that influenced the creation and development of the course. Taking into account the socio-historical context and culture. The research was carried out through the methods of Historical Research and the qualitative method, through a questionnaire answered by 10 graduates, from a total of more than fifty of the aforementioned course, subjects/actors of the research. The same has as central analysis the contributions of the institution for the training of these graduates, seeking to verify who these professionals are, if they are working in the area, and also making it necessary to analyze some questions regarding the formative aspect, from the analysis of the curricular structure of the course to certify the extent to which the course has contributed to their theoretical training. In this direction the old course contributed to the formation of teachers, but in the old structure of the course did not contemplate disciplines that had as the fulcrum the theoretical question, therefore, there is a need of formation in this direction for the professionals who work in the area of mathematics mainly. However, the research shows that the UFT has actively contributed to the training of teachers of the Natural Sciences and Mathematics.
author_additional BRITO, Claudenice Cardoso
author_additionalStr BRITO, Claudenice Cardoso
format Monografia
author RIBAS, Ruth Santos
title Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.
title_short Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.
title_full Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.
title_fullStr Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.
title_full_unstemmed Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.
title_sort algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5168
_version_ 1787134278761447424
score 11.755432