Monografia

Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia

The present work discusses in a theoretical and interpretative perspective the theme of 'Pedagogical Innovation in Academic Training, seeking to overcome the static model of transmitting knowledge, a simplistic and automatic view of academics that only reproduce, instead of building intellectual...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Regiane Alves dos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5246
id ir-11612-5246
recordtype dspace
spelling ir-11612-52462023-03-31T06:01:42Z Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia Santos, Regiane Alves dos Carmo, Gabriela Fernanda do Autonomia acadêmica Metodologia Ativa Protagonismo Inovação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work discusses in a theoretical and interpretative perspective the theme of 'Pedagogical Innovation in Academic Training, seeking to overcome the static model of transmitting knowledge, a simplistic and automatic view of academics that only reproduce, instead of building intellectual and attitudinal autonomy. The discussions that surround the theme involve the construction of scientific knowledge through Pedagogical Innovation, as an adjunct to the Institutional Program of Pedagogical Innovation (PIIP), in order to awaken in the academic community the protagonism and autonomy in the systematization of this knowledge, bringing the proposal of Pedagogical Innovation Monitoring as sustained practices in Active Learning Methodologies. Thus, through a survey with the Pedagogical Innovation Monitors, using the qualitative method, a commendable reflection arises: what contributions does the Institutional Program for Pedagogical Innovation (PIIP) bring to academic training? Presenting possible contributions of the PIIP from the Pedagogical Innovation Project (PIP) in the academic formation of the Pedagogy course at the Federal University of Tocantins, Miracema campus, becoming a propussor for new possibilities of study and learning conditions. O presente trabalho discorre numa perspectiva teórica e interpretativa à temática da ‘Inovação Pedagógica na Formação Acadêmica, buscando superar o modelo estático do transmitir conhecimento, uma visão simplista e automática de acadêmicos que apenas reproduzem, em vez de construir a autonomia intelectual e atitudinal. As discussões que circumdam a temática envolvem a construção do conhecimento científico por meio da Inovação Pedagógica, como adjuntora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), de forma a despertar na comundidade acadêmica o protagonismo e a autonomia na sistematização desse conhecimento, trazendo a proposta de Monitorias de Inovação Pedagógica como práticas sustentadas nas Metodologias Ativas de Aprendizagem. Assim, por meio de uma pesquisa com os Monitores de Inovação Pedagógica, recorrendo ao método qualitativo, levanta-se à recomendável reflexão: quais as contribuições que o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) traz para a formação acadêmica? Apresentando possíveis contibuições do PIIP a partir do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) na formação acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Miracema, tornando-se um propoussor para novas possibilidades de condições de estudos e aprendizagens. 2023-03-30T22:38:07Z 2023-03-30T22:38:07Z 2023-03-30 Monografia SANTOS, Regiane Alves dos. Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia. 2022. 79 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023. http://hdl.handle.net/11612/5246 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Autonomia acadêmica
Metodologia Ativa
Protagonismo
Inovação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Autonomia acadêmica
Metodologia Ativa
Protagonismo
Inovação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, Regiane Alves dos
Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia
topic_facet Autonomia acadêmica
Metodologia Ativa
Protagonismo
Inovação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work discusses in a theoretical and interpretative perspective the theme of 'Pedagogical Innovation in Academic Training, seeking to overcome the static model of transmitting knowledge, a simplistic and automatic view of academics that only reproduce, instead of building intellectual and attitudinal autonomy. The discussions that surround the theme involve the construction of scientific knowledge through Pedagogical Innovation, as an adjunct to the Institutional Program of Pedagogical Innovation (PIIP), in order to awaken in the academic community the protagonism and autonomy in the systematization of this knowledge, bringing the proposal of Pedagogical Innovation Monitoring as sustained practices in Active Learning Methodologies. Thus, through a survey with the Pedagogical Innovation Monitors, using the qualitative method, a commendable reflection arises: what contributions does the Institutional Program for Pedagogical Innovation (PIIP) bring to academic training? Presenting possible contributions of the PIIP from the Pedagogical Innovation Project (PIP) in the academic formation of the Pedagogy course at the Federal University of Tocantins, Miracema campus, becoming a propussor for new possibilities of study and learning conditions.
author_additional Carmo, Gabriela Fernanda do
author_additionalStr Carmo, Gabriela Fernanda do
format Monografia
author Santos, Regiane Alves dos
title Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia
title_short Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia
title_full Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia
title_fullStr Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia
title_sort inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de pedagogia
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5246
_version_ 1787134827191861248
score 11.753735