Monografia

O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental

The following text was based on the experience of a therapeutic companion of an autistic child in the school environment. Research objectives initially designed in the project had the general objective of theoretically deepening therapeutic monitoring in a school in the early years of Elementary...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5288
id ir-11612-5288
recordtype dspace
spelling ir-11612-52882023-04-13T06:02:27Z O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira Oliveira, Zaíra Nascimento de Inclusão social Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The following text was based on the experience of a therapeutic companion of an autistic child in the school environment. Research objectives initially designed in the project had the general objective of theoretically deepening therapeutic monitoring in a school in the early years of Elementary Education, focusing on autistic children. The following specific objectives were stipulated: (i) to carry out exploratory bibliographical research based on research categories: therapeutic companion, school inclusion and autism; (ii) to identify, based on experience report, how therapeutic companion deals with autistic children demands in elementary school; (iii) to describe possible actions in the following relationships: therapeutic companion – autistic child; therapeutic companion – school; therapeutic companion – school curriculum and therapeutic companion – elementary school teacher. Based on this research, it was understood that school therapeutic companion role was fundamental to mediate relationships, make demands more flexible and to adequate and adapt the curriculum. All these therapeutic companion efforts were aimed for child's better interaction with school routine. O texto a seguir baseou-se na experiência de um acompanhante terapêutico de uma criança autista no ambiente escolar. Os objetivos de pesquisa inicialmente desenhados no projeto tiveram como objetivo geral: aprofundar teoricamente sobre acompanhamento terapêutico em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco em crianças autistas. Foram estipulados ainda os seguintes objetivos específicos: (i) realizar pesquisa bibliográfica de caráter exploratório a partir das categorias de pesquisa: acompanhante terapêutico, inclusão escolar e autismo; (ii) identificar, a partir de relato de experiência, como o acompanhante terapêutico lida com as demandas de crianças autistas na escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (iii) descrever ações possíveis para as relações: acompanhante terapêutico – criança autista; acompanhante terapêutico – escola; acompanhante terapêutico – currículo escolar e acompanhante terapêutico – professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da pesquisa, compreendeu-se que o papel do acompanhante terapêutico escolar foi fundamental para mediar relações, flexibilizar demandas e para a adaptação e adequação curricular. Todos esses esforços do acompanhante terapêutico estiveram voltados para o melhor convívio da criança com a rotina escolar. 2023-04-12T18:24:05Z 2023-04-12T18:24:05Z 2022 Monografia PEREIRA, Thalita Luthielle de Oliveira. O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022. http://hdl.handle.net/11612/5288 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Tocantins Palmas CURSO::PALMAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Palmas Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Inclusão social
Autismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Inclusão social
Autismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira
O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
topic_facet Inclusão social
Autismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The following text was based on the experience of a therapeutic companion of an autistic child in the school environment. Research objectives initially designed in the project had the general objective of theoretically deepening therapeutic monitoring in a school in the early years of Elementary Education, focusing on autistic children. The following specific objectives were stipulated: (i) to carry out exploratory bibliographical research based on research categories: therapeutic companion, school inclusion and autism; (ii) to identify, based on experience report, how therapeutic companion deals with autistic children demands in elementary school; (iii) to describe possible actions in the following relationships: therapeutic companion – autistic child; therapeutic companion – school; therapeutic companion – school curriculum and therapeutic companion – elementary school teacher. Based on this research, it was understood that school therapeutic companion role was fundamental to mediate relationships, make demands more flexible and to adequate and adapt the curriculum. All these therapeutic companion efforts were aimed for child's better interaction with school routine.
author_additional Oliveira, Zaíra Nascimento de
author_additionalStr Oliveira, Zaíra Nascimento de
format Monografia
author Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira
title O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_short O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort o acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5288
_version_ 1787134910850400256
score 11.653393