/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
The following text was based on the experience of a therapeutic companion of an autistic child in the school environment. Research objectives initially designed in the project had the general objective of theoretically deepening therapeutic monitoring in a school in the early years of Elementary...
Autor principal: | Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/5288 |
id |
ir-11612-5288 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-52882023-04-13T06:02:27Z O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira Oliveira, Zaíra Nascimento de Inclusão social Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The following text was based on the experience of a therapeutic companion of an autistic child in the school environment. Research objectives initially designed in the project had the general objective of theoretically deepening therapeutic monitoring in a school in the early years of Elementary Education, focusing on autistic children. The following specific objectives were stipulated: (i) to carry out exploratory bibliographical research based on research categories: therapeutic companion, school inclusion and autism; (ii) to identify, based on experience report, how therapeutic companion deals with autistic children demands in elementary school; (iii) to describe possible actions in the following relationships: therapeutic companion – autistic child; therapeutic companion – school; therapeutic companion – school curriculum and therapeutic companion – elementary school teacher. Based on this research, it was understood that school therapeutic companion role was fundamental to mediate relationships, make demands more flexible and to adequate and adapt the curriculum. All these therapeutic companion efforts were aimed for child's better interaction with school routine. O texto a seguir baseou-se na experiência de um acompanhante terapêutico de uma criança autista no ambiente escolar. Os objetivos de pesquisa inicialmente desenhados no projeto tiveram como objetivo geral: aprofundar teoricamente sobre acompanhamento terapêutico em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco em crianças autistas. Foram estipulados ainda os seguintes objetivos específicos: (i) realizar pesquisa bibliográfica de caráter exploratório a partir das categorias de pesquisa: acompanhante terapêutico, inclusão escolar e autismo; (ii) identificar, a partir de relato de experiência, como o acompanhante terapêutico lida com as demandas de crianças autistas na escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (iii) descrever ações possíveis para as relações: acompanhante terapêutico – criança autista; acompanhante terapêutico – escola; acompanhante terapêutico – currículo escolar e acompanhante terapêutico – professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da pesquisa, compreendeu-se que o papel do acompanhante terapêutico escolar foi fundamental para mediar relações, flexibilizar demandas e para a adaptação e adequação curricular. Todos esses esforços do acompanhante terapêutico estiveram voltados para o melhor convívio da criança com a rotina escolar. 2023-04-12T18:24:05Z 2023-04-12T18:24:05Z 2022 Monografia PEREIRA, Thalita Luthielle de Oliveira. O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022. http://hdl.handle.net/11612/5288 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Tocantins Palmas CURSO::PALMAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Palmas Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Inclusão social Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Inclusão social Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
topic_facet |
Inclusão social Autismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The following text was based on the experience of a therapeutic companion of an
autistic child in the school environment. Research objectives initially designed in the
project had the general objective of theoretically deepening therapeutic monitoring in
a school in the early years of Elementary Education, focusing on autistic children. The
following specific objectives were stipulated: (i) to carry out exploratory bibliographical
research based on research categories: therapeutic companion, school inclusion and
autism; (ii) to identify, based on experience report, how therapeutic companion deals
with autistic children demands in elementary school; (iii) to describe possible actions
in the following relationships: therapeutic companion – autistic child; therapeutic
companion – school; therapeutic companion – school curriculum and therapeutic
companion – elementary school teacher. Based on this research, it was understood
that school therapeutic companion role was fundamental to mediate relationships,
make demands more flexible and to adequate and adapt the curriculum. All these
therapeutic companion efforts were aimed for child's better interaction with school
routine. |
author_additional |
Oliveira, Zaíra Nascimento de |
author_additionalStr |
Oliveira, Zaíra Nascimento de |
format |
Monografia |
author |
Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira |
title |
O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_short |
O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
o acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/5288 |
_version_ |
1787134910850400256 |
score |
11.653393 |