Artigo

Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental

This study discusses the theme Childhood Anxiety: a look at delays in school development of children in the early years of Elementary School. Anxiety has been affecting more and more people, including children, delaying their development and, as a consequence, their school performance. This resea...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Geovanna Lopes dos
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5289
id ir-11612-5289
recordtype dspace
spelling ir-11612-52892023-04-13T06:02:28Z Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental Santos, Geovanna Lopes dos Oliveira, Zaíra Nascimento de Milhomem, Marcinêis Desenvolvimento Ensino Fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study discusses the theme Childhood Anxiety: a look at delays in school development of children in the early years of Elementary School. Anxiety has been affecting more and more people, including children, delaying their development and, as a consequence, their school performance. This research main objective is to look for evidences of how anxiety disorder can affect the child’s school development. It was found reasons that can trigger certain anxious symptoms in children and influence child development negatively. A humanized and affectionate treatment by teacher to the child is necessary, as well as a school qualified staff. It should also be emphasized the importance of communication between teachers and parents, in order to discuss methods to obtain a child significant performance. O presente estudo debate acerca da temática Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se do entendimento de que a ansiedade vem afetando cada vez mais pessoas, inclusive crianças, atrasando seu desenvolvimento infantil e, como consequência, seu desempenho escolar. O objetivo geral desta pesquisa é buscar indícios de como o distúrbio de ansiedade pode afetar o desenvolvimento escolar da criança. Durante a pesquisa, encontraram-se motivos que podem desencadear determinados sintomas ansiosos nas crianças e influenciar negativamente o desenvolvimento infantil. É necessário um olhar humanizado e afetivo do professor para a criança, assim como um quadro de funcionários qualificados na escola. Ressalte-se ainda a importância da comunicação entre professores e pais, a fim de discutir métodos para se obter um desempenho significativo da criança. 2023-04-12T18:39:59Z 2023-04-12T18:39:59Z 2022 Artigo SANTOS, Geovanna Lopes dos. Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022. http://hdl.handle.net/11612/5289 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Tocantins Palmas CURSO::PALMAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Palmas Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Desenvolvimento
Ensino Fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Desenvolvimento
Ensino Fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, Geovanna Lopes dos
Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
topic_facet Desenvolvimento
Ensino Fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study discusses the theme Childhood Anxiety: a look at delays in school development of children in the early years of Elementary School. Anxiety has been affecting more and more people, including children, delaying their development and, as a consequence, their school performance. This research main objective is to look for evidences of how anxiety disorder can affect the child’s school development. It was found reasons that can trigger certain anxious symptoms in children and influence child development negatively. A humanized and affectionate treatment by teacher to the child is necessary, as well as a school qualified staff. It should also be emphasized the importance of communication between teachers and parents, in order to discuss methods to obtain a child significant performance.
author_additional Oliveira, Zaíra Nascimento de
author_additionalStr Oliveira, Zaíra Nascimento de
format Artigo
author Santos, Geovanna Lopes dos
title Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_short Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5289
_version_ 1787134860671844352
score 11.753735