Monografia

A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins

The objective of this work is to analyze the goals and strategies that deal with Continuing Education, observing the existence of partnerships between the Municipal Education Plans in the North region and the Federal University of Tocantins. The research developed uses bibliographic and documenta...

ver descrição completa

Autor principal: Taveira, Raylanne De Sousa
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5334
id ir-11612-5334
recordtype dspace
spelling ir-11612-53342023-04-28T06:01:52Z A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins Taveira, Raylanne De Sousa Locatelli, Cleomar Formação continuada Parcerias Planos Municipais de Educação Continuing education Partnerships Municipal education plans CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The objective of this work is to analyze the goals and strategies that deal with Continuing Education, observing the existence of partnerships between the Municipal Education Plans in the North region and the Federal University of Tocantins. The research developed uses bibliographic and documentary methodology, and is qualitative in nature, where the analyzed data seek to diagnose the existence of partnerships in the continuing education process of Municipal Education Plans. The research is based on authors such as Àvalos (2011), Rodrigues (2004), Paula (2009), Garcia (1999) and documents such as The PNE 2014-2024 (Law n. 13.005, of June 25, 2014), and the SMEs. After the study was carried out, it was found that despite continuing education to be present in all municipal plans, most of them do not present strategies or indications for partnerships with the UFT. It was also found that SMEs mention Public Universities, but do not specify which would be these institutions. In this way, it is expected that the work contributes to the reflection on the partnerships that are being carried out for the realization of continuing education, as well as the importance of inserting the UFT Campus in Tocantinópolis as a partner in this training in search of improvements in educational development . O objetivo deste trabalho é analisar as metas e estratégias que tratam da formação continuada, nos Planos Municipais de Educação (PME) da região norte do estado do Tocantins, observando a indicação de parcerias para com a Universidade Federal do Tocantins/Campus de Tocantinópolis. A pesquisa desenvolvida possui metodologia bibliográfica e documental, visto que a principal fonte de investigação foram os PMEs de municípios que se encontram nas proximidades do Campus Universitário da UFT, em Tocantinópolis-TO. Quanto ao referencial teórico, a pesquisa tem fundamentação em autores como Àvalos (2011), Rodrigues (2004), Paula (2009) e Garcia (1999) dentre outros. Após a realização do estudo constata-se que apesar da formação continuada estar presente em todos os planos municipais, são escassas as estratégias ou indicações de parcerias com a UFT. Averiguou-se também que os PME’s mencionam Universidades Públicas, mas não especificam quais seriam essas instituições. Dessa forma, espera-se que o trabalho contribua com a reflexão sobre as parcerias que estão sendo realizadas para a efetivação da formação continuada, bem como a importância de inserir o Campus da UFT de Tocantinópolis como parceiro dessa formação em busca de melhorias no desenvolvimento educacional. 2023-04-27T13:23:55Z 2023-04-27T13:23:55Z 2021-12-15 Monografia Raylanne De Sousa Taveira. A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins. 51 f. 2021. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-To. http://hdl.handle.net/11612/5334 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação continuada
Parcerias
Planos Municipais de Educação
Continuing education
Partnerships
Municipal education plans
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação continuada
Parcerias
Planos Municipais de Educação
Continuing education
Partnerships
Municipal education plans
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Taveira, Raylanne De Sousa
A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins
topic_facet Formação continuada
Parcerias
Planos Municipais de Educação
Continuing education
Partnerships
Municipal education plans
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The objective of this work is to analyze the goals and strategies that deal with Continuing Education, observing the existence of partnerships between the Municipal Education Plans in the North region and the Federal University of Tocantins. The research developed uses bibliographic and documentary methodology, and is qualitative in nature, where the analyzed data seek to diagnose the existence of partnerships in the continuing education process of Municipal Education Plans. The research is based on authors such as Àvalos (2011), Rodrigues (2004), Paula (2009), Garcia (1999) and documents such as The PNE 2014-2024 (Law n. 13.005, of June 25, 2014), and the SMEs. After the study was carried out, it was found that despite continuing education to be present in all municipal plans, most of them do not present strategies or indications for partnerships with the UFT. It was also found that SMEs mention Public Universities, but do not specify which would be these institutions. In this way, it is expected that the work contributes to the reflection on the partnerships that are being carried out for the realization of continuing education, as well as the importance of inserting the UFT Campus in Tocantinópolis as a partner in this training in search of improvements in educational development .
author_additional Locatelli, Cleomar
author_additionalStr Locatelli, Cleomar
format Monografia
author Taveira, Raylanne De Sousa
title A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins
title_short A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins
title_full A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins
title_fullStr A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins
title_full_unstemmed A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins
title_sort indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região norte do tocantins
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5334
_version_ 1787134403604905984
score 11.753735