Dissertação

HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:

In this work, we analyze the use of the comics of the heroine Wonder Woman in History classes. As a theoretical basis, the reflections are based on Paulo Freire's studies on the conception and perspective of critical learning and its achievements on students. Second World War (1939-1945). The int...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Neuzirene Alves dos
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5545
id ir-11612-5545
recordtype dspace
spelling ir-11612-55452023-08-08T06:02:12Z HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial: saberes históricos no espaço escolar. Santos, Neuzirene Alves dos Vieira, Martha Victor Ensino de História Histórias em Quadrinhos Segunda Guerra Mundial Mulher Maravilha Teaching History Comics Second World War Wonder Woman. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA In this work, we analyze the use of the comics of the heroine Wonder Woman in History classes. As a theoretical basis, the reflections are based on Paulo Freire's studies on the conception and perspective of critical learning and its achievements on students. Second World War (1939-1945). The intention is to think of didactic strategies, using technology and comics as learning instruments so that they can contribute to the complementation of information from General History textbooks, specifically in High School, expanding the possibilities of identification and use of other historical sources. It is understood that this method makes it possible to understand the actors involved in this historical context and also to perceive the role of women, which is little highlighted in traditional historiography. Neste trabalho analisa-se o uso das histórias em quadrinhos da heroína Mulher Maravilha nas aulas de História. Como embasamento teórico as reflexões estão pautadas nos estudos de Paulo Freire sobre a concepção e perspectiva de aprendizagem crítica e seus efeitos sobre os estudantes, para isso, realizou-se uma proposta didática, visando trabalhar a referida personagem como recurso metodológico ao discutir o conteúdo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A intenção é pensar estratégias didáticas, usando a tecnologia e os quadrinhos como instrumentos de aprendizagem para que possam contribuir na complementação das informações dos livros didáticos de História Geral, especificamente no Ensino Médio, ampliando as possibilidades de identificação e uso de outras fontes históricas. Entende-se que esse método possibilita compreender os atores envolvidos nesse contexto histórico e também perceber o papel das mulheres, que é pouco destacado na historiografia tradicional. 2023-08-08T00:37:07Z 2023-08-08T00:37:07Z 2023-08-07 Dissertação SANTOS, Neuzirene Alves dos. HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial: saberes históricos no espaço escola. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. http://hdl.handle.net/11612/5545 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória Araguaína
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Ensino de História
Histórias em Quadrinhos
Segunda Guerra Mundial
Mulher Maravilha
Teaching History
Comics
Second World War
Wonder Woman.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Ensino de História
Histórias em Quadrinhos
Segunda Guerra Mundial
Mulher Maravilha
Teaching History
Comics
Second World War
Wonder Woman.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Santos, Neuzirene Alves dos
HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:
topic_facet Ensino de História
Histórias em Quadrinhos
Segunda Guerra Mundial
Mulher Maravilha
Teaching History
Comics
Second World War
Wonder Woman.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description In this work, we analyze the use of the comics of the heroine Wonder Woman in History classes. As a theoretical basis, the reflections are based on Paulo Freire's studies on the conception and perspective of critical learning and its achievements on students. Second World War (1939-1945). The intention is to think of didactic strategies, using technology and comics as learning instruments so that they can contribute to the complementation of information from General History textbooks, specifically in High School, expanding the possibilities of identification and use of other historical sources. It is understood that this method makes it possible to understand the actors involved in this historical context and also to perceive the role of women, which is little highlighted in traditional historiography.
author_additional Vieira, Martha Victor
author_additionalStr Vieira, Martha Victor
format Dissertação
author Santos, Neuzirene Alves dos
title HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:
title_short HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:
title_full HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:
title_fullStr HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:
title_full_unstemmed HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:
title_sort hqs da mulher maravilha e a segunda guerra mundial:
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5545
_version_ 1787134962137300992
score 11.755432