Monografia

Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS

This Course Completion Work aims to analyze the Course Pedagogical Projects - PPC, with regard to the ethnic-racial debate in professional training in Social Work of the Federal Academic Training Units - UFA of the northern region, following the regional division of Association for Teaching and R...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Kallynne Guimarães da
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6162
id ir-11612-6162
recordtype dspace
spelling ir-11612-61622023-11-29T06:08:09Z Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS Silva, Kallynne Guimarães da Santos, Rosemeire dos Serviço social Questão étnico-racial Formação profissional Diretrizes curriculares CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL This Course Completion Work aims to analyze the Course Pedagogical Projects - PPC, with regard to the ethnic-racial debate in professional training in Social Work of the Federal Academic Training Units - UFA of the northern region, following the regional division of Association for Teaching and Research in Social Work – ABEPSS, so the Social Work courses chosen for this study are from the Federal Universities of Maranhão, Tocantins, Amazonas, Pará and Piauí. The proposal of qualitative analysis is developed around verifying how the UFA present the ethnic-racial debate in the training in Social Work in the northern region. The interest in the theme for this work develops from concerns about professional practice, considering that, due to the Brazilian social and cultural formation, the ethnic-racial discussion in society, as well as in-service training, was not placed on the agenda. society for many years. In this sense, contemporaneity comes with a lack of theoretical and critical discussions on the ethnic-racial issue, within the profession of social work, posing several challenges for the understanding of the demands that reach the socio-occupational spaces of the profession, which require the understanding of social class, race/ethnicity, and gender, in which without this understanding the understanding of the expressions of the 'social question', are limited. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar os Projetos PolíticoPedagógicos de Curso – PPC, no que tange ao debate étnico-racial na formação profissional em Serviço Social das Unidades de Formação Acadêmicas – UFA federais da região norte, seguindo a divisão regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, sendo assim, os cursos de Serviço Social escolhidos para esses estudo são das Universidades Federais do Maranhão, Tocantins, Amazonas, Pará e Piauí. A proposta de análise qualitativa se desenvolve acerca de verificar como as UFA apresenta o debate étnicoracial na formação em Serviço Social na região norte. O interesse pelo tema para esse trabalho se desenvolve a partir de inquietações acerca do exercício da prática profissional, tendo em vista que, a formação social e cultural brasileira e a discussão étnico-racial na sociedade por muito tempo não foram pautas dentro da formação em Serviço Social. Nesse sentido, chega-se à contemporaneidade com uma escassez de discussões teórico e crítico sobre a questão étnicoracial, no interior da profissão em Serviço Social, colocando vários desafios para a compreensão das demandas que chegam até os espaços sócio ocupacionais da profissão, que exigem a compreensão das relações sociais a partir do imbricamento de classe social, raça/etnia, e gênero, em que sem essa compreensão o entendimento das expressões da ‘questão social’, ficam limitadas. 2023-11-28T14:25:11Z 2023-11-28T14:25:11Z 2023-11-28 Monografia SILVA, Kallynne Guimarães da. Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS. 2023. 63f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6162 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::BACHARELADO::SERVIÇO SOCIAL Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Serviço social
Questão étnico-racial
Formação profissional
Diretrizes curriculares
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
spellingShingle Serviço social
Questão étnico-racial
Formação profissional
Diretrizes curriculares
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Silva, Kallynne Guimarães da
Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS
topic_facet Serviço social
Questão étnico-racial
Formação profissional
Diretrizes curriculares
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description This Course Completion Work aims to analyze the Course Pedagogical Projects - PPC, with regard to the ethnic-racial debate in professional training in Social Work of the Federal Academic Training Units - UFA of the northern region, following the regional division of Association for Teaching and Research in Social Work – ABEPSS, so the Social Work courses chosen for this study are from the Federal Universities of Maranhão, Tocantins, Amazonas, Pará and Piauí. The proposal of qualitative analysis is developed around verifying how the UFA present the ethnic-racial debate in the training in Social Work in the northern region. The interest in the theme for this work develops from concerns about professional practice, considering that, due to the Brazilian social and cultural formation, the ethnic-racial discussion in society, as well as in-service training, was not placed on the agenda. society for many years. In this sense, contemporaneity comes with a lack of theoretical and critical discussions on the ethnic-racial issue, within the profession of social work, posing several challenges for the understanding of the demands that reach the socio-occupational spaces of the profession, which require the understanding of social class, race/ethnicity, and gender, in which without this understanding the understanding of the expressions of the 'social question', are limited.
author_additional Santos, Rosemeire dos
author_additionalStr Santos, Rosemeire dos
format Monografia
author Silva, Kallynne Guimarães da
title Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS
title_short Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS
title_full Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS
title_fullStr Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS
title_full_unstemmed Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS
title_sort serviço social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – ppc das unidades de formação acadêmica – ufa em serviço social da região norte da abepss
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/6162
_version_ 1787134700175753216
score 11.755432