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Dissertação
Formação profissional em debate: um estudo dos projetos pedagógicos do curso de Serviço Social em Manaus a partir das novas diretrizes curriculares de 1996
O presente trabalho consistiu em um Estudo acerca dos projetos pedagógicos das escolas que oferecem o curso de Serviço Social presencial na cidade de Manaus. O objetivo geral pautouse Analisar os projetos pedagógicos das Escolas de Serviço Social na Cidade de Manaus a partir das diretrizes curric...
Autor principal: | Lima, Naiara Gaspar de Holanda |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7144029690171991 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5950 |
Resumo: |
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O presente trabalho consistiu em um Estudo acerca dos projetos pedagógicos das escolas que
oferecem o curso de Serviço Social presencial na cidade de Manaus. O objetivo geral pautouse
Analisar os projetos pedagógicos das Escolas de Serviço Social na Cidade de Manaus a partir
das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Serviço Social. Os objetivos específicos
se constituíram em: Mapear as Escolas que oferecem o curso de Serviço Social presencial na
Cidade de Manaus; Verificar se os projetos pedagógicos das Escolas de Serviço Social estão
sendo elaborados à luz das diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pela ABEPSS/MEC;
Conhecer as dimensões ético-político, técnico- operativo e teórico-metodológica através dos
coordenadores e do PPC. O Estudo realizou-se por meio de pesquisa documental, acessando os
projetos pedagógicos das instituições pesquisadas: Universidade Federal do amazonas-UFAM
e Faculdade Salesiana Dom Bosco- FSDB.A metodologia utilizada pautou-se numa perspectiva
crítica, os procedimentos da pesquisa compreenderam-se em instrumentos de natureza
qualitativa. O trabalho contou ainda com pesquisa de campo, cuja mesma foi realizada por meio
de coletada de dados utilizando-se de questionário de perguntas abertas e fechadas, aplicado
junto aos sujeitos da pesquisa. Os principais resultados obtidos foram de acordo com os
objetivos específicos, para tanto mapeamos por meio de pesquisa ao site do MEC, que existem
09 escolas de Serviço Social Presencial em Manaus, sendo 08 de natureza jurídica privada e 01
pública. Também foi verificado que os projetos pedagógicos da UFAM e FSDB estão em
consonância com as diretrizes curriculares estabelecidas pela ABEPSS/MEC, oferecendo
portanto uma formação profissional a partir dos núcleos de fundamentação, concepção crítica,
concepção marxista, trabalham a pluralidade, articulam a teoria e a prática por meio de
atividades complementares, ensino, pesquisa e extensão, sendo estes preceitos os que são
estabelecidos principalmente pela proposta original da ABEPSS em 1996, ano de sua
aprovação. Por fim, e atendendo ao terceiro objetivo específico desta pesquisa, foi identificado
a partir da pesquisa documental e de campo as dimensões ético-político, teórico-metodológica
e técnico-operativa dos projetos pedagógicos quanto a formação profissional, onde conhecemos
que as dimensões são oferecidas durante todo percurso da formação profissional,
caracterizando-as e objetivando-as por meio das disciplinas que perpassam o curso, atividades
complementares, oficinas, seminários temáticos, estágio supervisionado, TCC, e a pesquisa e
extensão. |