Monografia

Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola

The study aimed to investigate the socioeconomic profile and physical activity of teachers working in preschools in the metropolitan region of Tocantins, using records from a sample study. Thus, 197 teachers from five municipalities in Tocantins answered about their habits and initial information...

ver descrição completa

Autor principal: Reis Sobrinho, Gênesis
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6163
id ir-11612-6163
recordtype dspace
spelling ir-11612-61632023-11-30T06:02:15Z Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola Reis Sobrinho, Gênesis Coelho, Vitor Antonio Cerignoni Atividade física Sedentarismo Pré-escolar Professor da pré-escola CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA The study aimed to investigate the socioeconomic profile and physical activity of teachers working in preschools in the metropolitan region of Tocantins, using records from a sample study. Thus, 197 teachers from five municipalities in Tocantins answered about their habits and initial information. A bibliographic search was realized in four databases (Lilacs, Scielo, Medline and Pubmed) and information was also used from a sample survey database with preschool teachers who completed a questionnaire with children's daily activities and physical activity habits. The results point to a percentage of 45% of teachers who do not allocate their personal time to practice physical activity. With these same teachers it was found that there is a correlation between teachers' socioeconomic profile and the frequency of physical activities. Bibliographic research and information about teachers' physical activity habits can influence the offer of activities for preschoolers. O estudo teve como objetivo investigar o perfil socioeconômico e a prática de atividade física de professores que atuam em pré-escolas da região metropolitana do Tocantins, utilizando registros provenientes de um estudo amostral. Desta maneira, 197 professores pertencentes a cinco municípios tocantinenses responderam sobre seus hábitos e informações iniciais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em quatro bases de dados (Lilacs, Scielo, Medline e Pubmed) e também foram utilizadas informações do banco de dados de uma pesquisa amostral com professores da pré-escola que preencheram um questionário com atividades do cotidiano infantil e hábitos de atividade física. Os resultados apontam para um percentual de 45% de professores que não destinam o seu tempo pessoal para prática de atividade física, com esses mesmos professores foi verificado que há correlação entre o perfil socioeconômico dos professores e os a frequência de prática de atividades físicas. A pesquisa bibliográfica e as informações sobre os hábitos de atividade física dos professores podem influenciar na oferta de atividades para os pré-escolares. 2023-11-29T20:46:22Z 2023-11-29T20:46:22Z 2023-11-29 Monografia REIS SOBRINHO, Gênesis. Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola. 2019. 47f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6163 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Atividade física
Sedentarismo
Pré-escolar
Professor da pré-escola
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Atividade física
Sedentarismo
Pré-escolar
Professor da pré-escola
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Reis Sobrinho, Gênesis
Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola
topic_facet Atividade física
Sedentarismo
Pré-escolar
Professor da pré-escola
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The study aimed to investigate the socioeconomic profile and physical activity of teachers working in preschools in the metropolitan region of Tocantins, using records from a sample study. Thus, 197 teachers from five municipalities in Tocantins answered about their habits and initial information. A bibliographic search was realized in four databases (Lilacs, Scielo, Medline and Pubmed) and information was also used from a sample survey database with preschool teachers who completed a questionnaire with children's daily activities and physical activity habits. The results point to a percentage of 45% of teachers who do not allocate their personal time to practice physical activity. With these same teachers it was found that there is a correlation between teachers' socioeconomic profile and the frequency of physical activities. Bibliographic research and information about teachers' physical activity habits can influence the offer of activities for preschoolers.
author_additional Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
author_additionalStr Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
format Monografia
author Reis Sobrinho, Gênesis
title Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola
title_short Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola
title_full Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola
title_fullStr Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola
title_full_unstemmed Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola
title_sort prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/6163
_version_ 1787134169135972352
score 11.755432