/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências.
Deaf children, when stimulated from childhood in sign language, tend to develop with greater linguistic, subjective, and cognitive ease, among other aspects. In this sense, we base ourselves on Rodriguero (2000), Goldfeld (2002), Vater e Daros (2015) e Sutton-Spence (2021) and question whether de...
Autor principal: | MIRANDA, Zélia Ribeiro da Silva |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6223 |
id |
ir-11612-6223 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-62232023-12-29T13:02:53Z Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências. MIRANDA, Zélia Ribeiro da Silva OLIVEIRA, Thainã Miranda OLIVEIRA, Suelen Silva de Literatura surda Aquisição de língua sinais Contexto informal e formal Collaborative approach Sign language acquisition Informal and formal context CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Deaf children, when stimulated from childhood in sign language, tend to develop with greater linguistic, subjective, and cognitive ease, among other aspects. In this sense, we base ourselves on Rodriguero (2000), Goldfeld (2002), Vater e Daros (2015) e Sutton-Spence (2021) and question whether deaf literature and/or signed literature can be a tool in the process of acquiring sign language. Thus, the objective of this work seeks to investigate some scenarios and contexts, in which, the deaf literature and/or signed literature was/is used to help the acquisition of sign language. To achieve these objectives, we opted for qualitative research with a description and reflection of three contexts, O Diário da Fiorella (2015), Sou Surdo e Não Sabia (2009) and reports of the researcher's personal experiences with two deaf people in the city of Porto Nacional/Tocantins. Among the results found, we argue that deaf literature is a great mediator of linguistic and cognitive knowledge, whether it is used in informal contexts such as the family environment or in formal teaching situations. Crianças surdas quando estimuladas desde a infância em língua de sinais tendem a se desenvolver com maior facilidade linguística, subjetiva, cognitiva entre outros aspectos. Nesse sentido, nos embasamos em Rodriguero (2000), Goldfeld (2002), Vater e Daros (2015) e Sutton-Spence (2021) para questionamos se a literatura surda e/ou literatura sinalizada pode ser uma ferramenta no processo de aquisição de língua de sinais. Assim, o objetivo desse trabalho busca investigar alguns cenários e contextos, nos quais, a literatura surda e/ou literatura sinalizada foi/é utilizada para auxiliar a aquisição da língua de sinais. Para alcançar tais objetivos, optamos por pesquisa qualitativa com descrição e reflexão de três contextos, O diário da Fiorella (2015), Sou Surdo e Não Sabia (2009) e relatados de vivências pessoais da pesquisadora com dois surdos no município de Porto Nacional/Tocantins. Entre os resultados encontrados defendemos a que a literatura surda se mostra uma grande mediadora de conhecimentos linguísticos e cognitivos, seja ela utilizada em contextos informais como o meio familiar ou em situações formais de ensino. 2023-12-20T15:54:18Z 2023-12-20T15:54:18Z 2023-12-20 Monografia OLIVEIRA, Suelen Silva de. Literatura surda e aquisição de língua de sinais: cenários e experiências.. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022. http://hdl.handle.net/11612/6223 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRAS Porto Nacional Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Literatura surda Aquisição de língua sinais Contexto informal e formal Collaborative approach Sign language acquisition Informal and formal context CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Literatura surda Aquisição de língua sinais Contexto informal e formal Collaborative approach Sign language acquisition Informal and formal context CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES MIRANDA, Zélia Ribeiro da Silva Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências. |
topic_facet |
Literatura surda Aquisição de língua sinais Contexto informal e formal Collaborative approach Sign language acquisition Informal and formal context CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Deaf children, when stimulated from childhood in sign language, tend to develop with
greater linguistic, subjective, and cognitive ease, among other aspects. In this sense,
we base ourselves on Rodriguero (2000), Goldfeld (2002), Vater e Daros (2015) e
Sutton-Spence (2021) and question whether deaf literature and/or signed literature can
be a tool in the process of acquiring sign language. Thus, the objective of this work
seeks to investigate some scenarios and contexts, in which, the deaf literature and/or
signed literature was/is used to help the acquisition of sign language. To achieve these
objectives, we opted for qualitative research with a description and reflection of three
contexts, O Diário da Fiorella (2015), Sou Surdo e Não Sabia (2009) and reports of
the researcher's personal experiences with two deaf people in the city of Porto
Nacional/Tocantins. Among the results found, we argue that deaf literature is a great
mediator of linguistic and cognitive knowledge, whether it is used in informal contexts
such as the family environment or in formal teaching situations. |
author_additional |
OLIVEIRA, Thainã Miranda |
author_additionalStr |
OLIVEIRA, Thainã Miranda |
format |
Monografia |
author |
MIRANDA, Zélia Ribeiro da Silva |
title |
Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências. |
title_short |
Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências. |
title_full |
Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências. |
title_fullStr |
Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências. |
title_full_unstemmed |
Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências. |
title_sort |
literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6223 |
_version_ |
1787134181809061888 |
score |
11.674752 |