/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio.
School evaluation should be understood as an auxiliary tool in directing teachers' pedagogical practices for the development of meaningful learning for students. In this sense, we mobilized the following research problem: how has evaluation in Chemistry teaching been used to direct pedagogical pr...
Autor principal: | Silva, Eduarda de Sousa |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6391 |
id |
ir-11612-6391 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-63912024-04-01T06:13:37Z Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio. Silva, Eduarda de Sousa Palmieri, Luciane Jatobá Avaliação, Aprendizagem, Ensino de Química, Pesquisa bibliográfica. Evaluation, Chemistry teaching, Bibliographic research. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA School evaluation should be understood as an auxiliary tool in directing teachers' pedagogical practices for the development of meaningful learning for students. In this sense, we mobilized the following research problem: how has evaluation in Chemistry teaching been used to direct pedagogical practice in High School? The present work sought to investigate how evaluation has been used to direct the pedagogical practices of high school Chemistry teachers. With this, we proposed to carry out a qualitative bibliographical review, seeking to analyze the Qualis Periodicals (A1-A4) present in the Sucupira Platform with a four-year evaluation from 2017-2020; the Annals of the National Chemistry Teaching Meeting (2006-2020) and the articles and works from events present in Google Scholar (2012-2022). As main results, we emphasize that the evaluation enables the teacher to understand, reflect, guide and innovate the pedagogical practices. In addition, it represents an opportunity for learning, identifying difficulties and regulating the teaching and learning process. Therefore, it allows us to realize that evaluation in Chemistry teaching can go beyond just assigning grades and certification of learning. Therefore, we recognize that evaluation has a role in guiding teachers in their pedagogical planning, directing improvements in the teaching-learning process. A avaliação escolar deve ser entendida como ferramenta auxiliadora no direcionamento das práticas pedagógicas de professores para o desenvolvimento de aprendizagens significativas para os alunos. Nesse sentido, mobilizamos o seguinte problema de pesquisa: como a avaliação no ensino de Química tem sido utilizada para o direcionamento da prática pedagógica no Ensino Médio? O presente trabalho buscou investigar como a avaliação tem sido utilizada para o direcionamento das práticas pedagógicas de professores de Química do Ensino Médio. Com isso, propusemos realizar uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, buscando analisar o Qualis Periódicos (A1-A4) presentes na Plataforma Sucupira com avaliação quadrienal de 2017-2020; os Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (2006-2020) e os artigos e trabalhos de eventos presentes no Google Acadêmico (2012-2022). Como principais resultados, destacamos que a avaliação possibilita o professor a compreender, refletir, orientar e inovar as práticas pedagógicas. Além disso, ela representa uma oportunidade de aprendizagem, identificação de dificuldades e regulação no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, nos permite perceber, que a avaliação no ensino de Química pode ir além de apenas atribuir notas e certificação da aprendizagem. Logo, reconhecemos que a avaliação tem um papel de orientar professores em seus planejamentos pedagógicos, direcionando para melhorias no processo de ensino-aprendizagem. 2024-01-30T13:43:28Z 2024-01-30T13:43:28Z 2024-01-30 Monografia SILVA, Eduarda de Sousa. AVALIAÇÃO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES NO APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024. http://hdl.handle.net/11612/6391 pt_BR liberados application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Avaliação, Aprendizagem, Ensino de Química, Pesquisa bibliográfica. Evaluation, Chemistry teaching, Bibliographic research. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
spellingShingle |
Avaliação, Aprendizagem, Ensino de Química, Pesquisa bibliográfica. Evaluation, Chemistry teaching, Bibliographic research. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Silva, Eduarda de Sousa Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio. |
topic_facet |
Avaliação, Aprendizagem, Ensino de Química, Pesquisa bibliográfica. Evaluation, Chemistry teaching, Bibliographic research. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
School evaluation should be understood as an auxiliary tool in directing teachers'
pedagogical practices for the development of meaningful learning for students. In this
sense, we mobilized the following research problem: how has evaluation in
Chemistry teaching been used to direct pedagogical practice in High School? The
present work sought to investigate how evaluation has been used to direct the
pedagogical practices of high school Chemistry teachers. With this, we proposed to
carry out a qualitative bibliographical review, seeking to analyze the Qualis
Periodicals (A1-A4) present in the Sucupira Platform with a four-year evaluation from
2017-2020; the Annals of the National Chemistry Teaching Meeting (2006-2020) and
the articles and works from events present in Google Scholar (2012-2022). As main
results, we emphasize that the evaluation enables the teacher to understand, reflect,
guide and innovate the pedagogical practices. In addition, it represents an
opportunity for learning, identifying difficulties and regulating the teaching and
learning process. Therefore, it allows us to realize that evaluation in Chemistry
teaching can go beyond just assigning grades and certification of learning. Therefore,
we recognize that evaluation has a role in guiding teachers in their pedagogical
planning, directing improvements in the teaching-learning process. |
author_additional |
Palmieri, Luciane Jatobá |
author_additionalStr |
Palmieri, Luciane Jatobá |
format |
Monografia |
author |
Silva, Eduarda de Sousa |
title |
Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio. |
title_short |
Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio. |
title_full |
Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio. |
title_fullStr |
Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio. |
title_full_unstemmed |
Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio. |
title_sort |
avaliação a serviço da aprendizagem: reflexões no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas de professores de química do ensino médio. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6391 |
_version_ |
1797188884103168000 |
score |
11.755432 |