/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa
This research addresses the use of photography in the book “While lunch is not ready...”, by Sonia Rosa, intended for Early Childhood Education, with the general objective of reflecting on how children obtain knowledge through photos, in the sense of favoring the teaching and learning process. As...
Autor principal: | Oliveira, Lourismar Gonçalves de |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6575 |
id |
ir-11612-6575 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-65752024-04-01T06:20:26Z O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa Oliveira, Lourismar Gonçalves de Fonseca, Eliana Gonçalves da Silva Fotografia. Educação Infantil. Processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o almoço não fica pronto. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research addresses the use of photography in the book “While lunch is not ready...”, by Sonia Rosa, intended for Early Childhood Education, with the general objective of reflecting on how children obtain knowledge through photos, in the sense of favoring the teaching and learning process. As specific objectives, we present a brief history of photography; we recognize it as a resource that collaborates in the referred process of young children (four and five years old); and we reflect on the challenges that can arise in the use of photography in the classroom. Therefore, this study is justified by the need to stimulate the teaching and learning process of children in Early Childhood Education, in accordance with National Common Curricular Basis (BNCC, in Portuguese abbreviation) (BRASIL, 2017) and the works of authors such as Gil (2002), Minayo (2009) and Jobim and Souza and Lopes (2002), under the bias of a bibliographical research and with a qualitative approach. It should be noted that the analyzed book is part of Itaú Social Project “Read for a Child” and is recommended for the aforementioned age group. In this way, we encourage (and reflect on) the use of photography in the educational work of Early Childhood Education. A presente pesquisa aborda o uso da fotografia no livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa, destinado à Educação Infantil, com o objetivo geral de refletir sobre como as crianças obtêm conhecimentos por meio de fotos, no sentido de favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos, apresentamos um breve histórico da fotografia; a reconhecemos como um recurso que colabora no referido processo das crianças pequenas (quatro e cinco anos); e refletimos sobre os desafios que podem surgir na utilização da fotografia em sala de aula. Diante disso, este estudo se justifica pela necessidade de estimular o processo de ensino-aprendizagem das crianças da Educação Infantil, em consonância à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) e às obras de autores como Gil (2002), Minayo (2009) e Jobim e Souza e Lopes (2002), sob o viés de uma pesquisa bibliográfica e com abordagem qualitativa. Convém salientar que o livro analisado faz parte do Projeto Itaú Social “Leia para uma Criança” e é indicado para a faixa etária de quatro e cinco anos de idade. Desse modo, fomentamos (e refletimos sobre) o uso da fotografia no trabalho educativo da Educação Infantil. 2024-02-19T16:45:37Z 2024-02-19T16:45:37Z 2023-02-28 Monografia OLIVEIRA, Lourismar Gonçalves de. O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa. 41 f. Monografia de Graduação - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6575 pt_BR Acesso Livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Fotografia. Educação Infantil. Processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o almoço não fica pronto. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Fotografia. Educação Infantil. Processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o almoço não fica pronto. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Oliveira, Lourismar Gonçalves de O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa |
topic_facet |
Fotografia. Educação Infantil. Processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o almoço não fica pronto. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research addresses the use of photography in the book “While lunch is not
ready...”, by Sonia Rosa, intended for Early Childhood Education, with the general
objective of reflecting on how children obtain knowledge through photos, in the sense of favoring the teaching and learning process. As specific objectives, we present a brief history of photography; we recognize it as a resource that collaborates in the referred process of young children (four and five years old); and we reflect on the challenges that can arise in the use of photography in the classroom. Therefore, this study is justified by the need to stimulate the teaching and learning process of children in Early Childhood Education, in accordance with National Common Curricular Basis (BNCC, in Portuguese abbreviation) (BRASIL, 2017) and the works of authors such as Gil (2002), Minayo (2009) and Jobim and Souza and Lopes (2002), under the bias of a bibliographical research and with a qualitative approach. It should be noted that the analyzed book is part of Itaú Social Project “Read for a Child” and is recommended for the aforementioned age group. In this way, we encourage (and reflect on) the use of photography in the educational work of Early Childhood Education. |
author_additional |
Fonseca, Eliana Gonçalves da Silva |
author_additionalStr |
Fonseca, Eliana Gonçalves da Silva |
format |
Monografia |
author |
Oliveira, Lourismar Gonçalves de |
title |
O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa |
title_short |
O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa |
title_full |
O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa |
title_fullStr |
O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa |
title_full_unstemmed |
O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa |
title_sort |
o uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil: análise do livro “enquanto o almoço não fica pronto...”, de sonia rosa |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6575 |
_version_ |
1797188874823270400 |
score |
11.755432 |