/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
O presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras n...
Autor principal: | Rocha, Rosa da Silva |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil. |