/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO
Tãkãhã hêsuka it kmã krãnistuze, it wasku tô ahâmãhã hêsuka kuTkre kwai nõrT tê waskuzem hawi wat kuTkre. Are waza dure Tn siwasku ro krTmtui mnõ. Wa tô Akwé wapte tô 600 km nã ro instõ tô cinco nã wahu, are wahum kamõ nõkmõ ku wat romhânã krTsimãsisi Tn zakrui kupanã, ktãwankõ nõrai waikwa. Kãtô...
Autor principal: | Xerente, Nair Predi |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6602 |
id |
ir-11612-6602 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-66022024-04-01T06:14:40Z Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO Xerente, Nair Predi Ribeiro, Eizabeth da Silveira Mulher Indígena Juventudes Narrativas autobiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Tãkãhã hêsuka it kmã krãnistuze, it wasku tô ahâmãhã hêsuka kuTkre kwai nõrT tê waskuzem hawi wat kuTkre. Are waza dure Tn siwasku ro krTmtui mnõ. Wa tô Akwé wapte tô 600 km nã ro instõ tô cinco nã wahu, are wahum kamõ nõkmõ ku wat romhânã krTsimãsisi Tn zakrui kupanã, ktãwankõ nõrai waikwa. Kãtô TI wasku, are dure kahâsnã romkmãdkâ wa Tza, nmãhã romkmãdâ tô siwa waza kmãto, are dure Tsimãzusze zatô TkwanT, tahã kmã Tzapka, tahã kmã izapka kõ, tahã it sãmrwé, tahã Tt sãmrwé kõ are wasiméhã hêsuka zanãmrkwai nõri mãtô Tzaparpsê. Hêsuka tê kuTkre mnõ tô simã tkrê wasku mnõ hawi, tahã hêsuka tê kuikre mnõ nõri. Xerente (2012) mãtô akwé Tn romkmãdkâ nã kuikre, are dure akwé hêsuka tmé zas mnõ nãhã kuikre, hêsuka tê kuikre mnõ nõrai isisize tô Abrahão (2003), ikamõ Souza Santos (1987) are ikamõ Soares (2001) ikamõ Ribeiro (2022). Tanõri mãt waptem kmãhã rowasku kuikrekwa Esse trabalho de conclusão de curso está ancorado na metodologia Narrativas autobiográficas e busca contar um pouco sobre os desafios de ser uma mulher jovem, indígena, vivendo a 600 Km de distância da aldeia, com pessoas não indígenas. É um relato impregnado de ambivalência entre a solidão e o acolhimento. O trabalho dialoga principalmente com autores como Xerente (2012) falando da cultura e escolarização indígena, com Abrahão (2003), Souza Santos (1987) e Soares (2001) em relação a autobiografia e Ribeiro (2022) para falar de juventudes 2024-02-26T12:19:09Z 2024-02-26T12:19:09Z 2023-07-03 Monografia XERENTE, Nair Predi. Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO. 2023. 35 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6602 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Mulher Indígena Juventudes Narrativas autobiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Mulher Indígena Juventudes Narrativas autobiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Xerente, Nair Predi Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO |
topic_facet |
Mulher Indígena Juventudes Narrativas autobiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Tãkãhã hêsuka it kmã krãnistuze, it wasku tô ahâmãhã hêsuka kuTkre kwai nõrT tê
waskuzem hawi wat kuTkre. Are waza dure Tn siwasku ro krTmtui mnõ. Wa tô Akwé
wapte tô 600 km nã ro instõ tô cinco nã wahu, are wahum kamõ nõkmõ ku wat
romhânã krTsimãsisi Tn zakrui kupanã, ktãwankõ nõrai waikwa. Kãtô TI wasku, are
dure kahâsnã romkmãdkâ wa Tza, nmãhã romkmãdâ tô siwa waza kmãto, are dure
Tsimãzusze zatô TkwanT, tahã kmã Tzapka, tahã kmã izapka kõ, tahã it sãmrwé,
tahã Tt sãmrwé kõ are wasiméhã hêsuka zanãmrkwai nõri mãtô Tzaparpsê. Hêsuka
tê kuTkre mnõ tô simã tkrê wasku mnõ hawi, tahã hêsuka tê kuikre mnõ nõri. Xerente
(2012) mãtô akwé Tn romkmãdkâ nã kuikre, are dure akwé hêsuka tmé zas mnõ
nãhã kuikre, hêsuka tê kuikre mnõ nõrai isisize tô Abrahão (2003), ikamõ Souza
Santos (1987) are ikamõ Soares (2001) ikamõ Ribeiro (2022). Tanõri mãt waptem
kmãhã rowasku kuikrekwa |
author_additional |
Ribeiro, Eizabeth da Silveira |
author_additionalStr |
Ribeiro, Eizabeth da Silveira |
format |
Monografia |
author |
Xerente, Nair Predi |
title |
Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO |
title_short |
Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO |
title_full |
Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO |
title_fullStr |
Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO |
title_full_unstemmed |
Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO |
title_sort |
educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do curso de pedagogia em arraias/to |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6602 |
_version_ |
1797188891251310592 |
score |
11.755432 |