Monografia

Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO

Tãkãhã hêsuka it kmã krãnistuze, it wasku tô ahâmãhã hêsuka kuTkre kwai nõrT tê waskuzem hawi wat kuTkre. Are waza dure Tn siwasku ro krTmtui mnõ. Wa tô Akwé wapte tô 600 km nã ro instõ tô cinco nã wahu, are wahum kamõ nõkmõ ku wat romhânã krTsimãsisi Tn zakrui kupanã, ktãwankõ nõrai waikwa. Kãtô...

ver descrição completa

Autor principal: Xerente, Nair Predi
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6602
id ir-11612-6602
recordtype dspace
spelling ir-11612-66022024-04-01T06:14:40Z Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO Xerente, Nair Predi Ribeiro, Eizabeth da Silveira Mulher Indígena Juventudes Narrativas autobiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Tãkãhã hêsuka it kmã krãnistuze, it wasku tô ahâmãhã hêsuka kuTkre kwai nõrT tê waskuzem hawi wat kuTkre. Are waza dure Tn siwasku ro krTmtui mnõ. Wa tô Akwé wapte tô 600 km nã ro instõ tô cinco nã wahu, are wahum kamõ nõkmõ ku wat romhânã krTsimãsisi Tn zakrui kupanã, ktãwankõ nõrai waikwa. Kãtô TI wasku, are dure kahâsnã romkmãdkâ wa Tza, nmãhã romkmãdâ tô siwa waza kmãto, are dure Tsimãzusze zatô TkwanT, tahã kmã Tzapka, tahã kmã izapka kõ, tahã it sãmrwé, tahã Tt sãmrwé kõ are wasiméhã hêsuka zanãmrkwai nõri mãtô Tzaparpsê. Hêsuka tê kuTkre mnõ tô simã tkrê wasku mnõ hawi, tahã hêsuka tê kuikre mnõ nõri. Xerente (2012) mãtô akwé Tn romkmãdkâ nã kuikre, are dure akwé hêsuka tmé zas mnõ nãhã kuikre, hêsuka tê kuikre mnõ nõrai isisize tô Abrahão (2003), ikamõ Souza Santos (1987) are ikamõ Soares (2001) ikamõ Ribeiro (2022). Tanõri mãt waptem kmãhã rowasku kuikrekwa Esse trabalho de conclusão de curso está ancorado na metodologia Narrativas autobiográficas e busca contar um pouco sobre os desafios de ser uma mulher jovem, indígena, vivendo a 600 Km de distância da aldeia, com pessoas não indígenas. É um relato impregnado de ambivalência entre a solidão e o acolhimento. O trabalho dialoga principalmente com autores como Xerente (2012) falando da cultura e escolarização indígena, com Abrahão (2003), Souza Santos (1987) e Soares (2001) em relação a autobiografia e Ribeiro (2022) para falar de juventudes 2024-02-26T12:19:09Z 2024-02-26T12:19:09Z 2023-07-03 Monografia XERENTE, Nair Predi. Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO. 2023. 35 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6602 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Arraias Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Mulher
Indígena
Juventudes
Narrativas autobiográficas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Mulher
Indígena
Juventudes
Narrativas autobiográficas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Xerente, Nair Predi
Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO
topic_facet Mulher
Indígena
Juventudes
Narrativas autobiográficas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Tãkãhã hêsuka it kmã krãnistuze, it wasku tô ahâmãhã hêsuka kuTkre kwai nõrT tê waskuzem hawi wat kuTkre. Are waza dure Tn siwasku ro krTmtui mnõ. Wa tô Akwé wapte tô 600 km nã ro instõ tô cinco nã wahu, are wahum kamõ nõkmõ ku wat romhânã krTsimãsisi Tn zakrui kupanã, ktãwankõ nõrai waikwa. Kãtô TI wasku, are dure kahâsnã romkmãdkâ wa Tza, nmãhã romkmãdâ tô siwa waza kmãto, are dure Tsimãzusze zatô TkwanT, tahã kmã Tzapka, tahã kmã izapka kõ, tahã it sãmrwé, tahã Tt sãmrwé kõ are wasiméhã hêsuka zanãmrkwai nõri mãtô Tzaparpsê. Hêsuka tê kuTkre mnõ tô simã tkrê wasku mnõ hawi, tahã hêsuka tê kuikre mnõ nõri. Xerente (2012) mãtô akwé Tn romkmãdkâ nã kuikre, are dure akwé hêsuka tmé zas mnõ nãhã kuikre, hêsuka tê kuikre mnõ nõrai isisize tô Abrahão (2003), ikamõ Souza Santos (1987) are ikamõ Soares (2001) ikamõ Ribeiro (2022). Tanõri mãt waptem kmãhã rowasku kuikrekwa
author_additional Ribeiro, Eizabeth da Silveira
author_additionalStr Ribeiro, Eizabeth da Silveira
format Monografia
author Xerente, Nair Predi
title Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO
title_short Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO
title_full Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO
title_fullStr Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO
title_full_unstemmed Educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do Curso de Pedagogia em Arraias/TO
title_sort educação e inclusão: narrativas autobiográficas de uma acadêmica jovem indígena do curso de pedagogia em arraias/to
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/6602
_version_ 1797188891251310592
score 11.755432