/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense
Os programas Parlamentos Jovens (PJ) são espaços que promovem maior aproximação do poder legislativo com os jovens, através do conhecimento de seu funcionamento e buscando envolvê-los na participação política-cidadã. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitário...
Autor principal: | Albernaz, Vinícius Barbosa |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6881 |
Resumo: |
---|
Os programas Parlamentos Jovens (PJ) são espaços que promovem maior aproximação do
poder legislativo com os jovens, através do conhecimento de seu funcionamento e buscando
envolvê-los na participação política-cidadã. O presente estudo propõe uma avaliação da
experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (projeto
DUT) e busca ainda entender qual a contribuição em sua formação política, cidadã e
profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método
quantitativo e qualitativo, do tipo exploratória e descritiva orientada sob a forma de estudo de
caso com informações sobre o antes e depois da participação dos universitários. A partir de
uma amostra de 30 participantes utilizando a metodologia de análise de conteúdo das
respostas, constatou-se que, o projeto foi eficiente e proporcionou aos estudantes
conhecimento, oportunidade, experiência e compreensão do funcionamento da atividade
parlamentar. |