Monografia

Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense

Os programas Parlamentos Jovens (PJ) são espaços que promovem maior aproximação do poder legislativo com os jovens, através do conhecimento de seu funcionamento e buscando envolvê-los na participação política-cidadã. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitário...

ver descrição completa

Autor principal: Albernaz, Vinícius Barbosa
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6881
Resumo:
Os programas Parlamentos Jovens (PJ) são espaços que promovem maior aproximação do poder legislativo com os jovens, através do conhecimento de seu funcionamento e buscando envolvê-los na participação política-cidadã. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (projeto DUT) e busca ainda entender qual a contribuição em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo, do tipo exploratória e descritiva orientada sob a forma de estudo de caso com informações sobre o antes e depois da participação dos universitários. A partir de uma amostra de 30 participantes utilizando a metodologia de análise de conteúdo das respostas, constatou-se que, o projeto foi eficiente e proporcionou aos estudantes conhecimento, oportunidade, experiência e compreensão do funcionamento da atividade parlamentar.