/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental?
This dissertation research presents the results of an investigation carried out in the master's degree in Geography at the Federal University of Tocantins and was initiated with the aim of understanding and reflecting on the development of geographic reasoning among students in the 9th year of el...
Autor principal: | Lima, Pablo Amaury Pereira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6955 |
id |
ir-11612-6955 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-69552024-09-10T06:03:49Z O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? Lima, Pablo Amaury Pereira Pereira, Carolina Machado Rocha Busch Teste de Aptidão do Pensamento Espacial; Ensino fundamental; Raciocínio geográfico; Pensamento espacial; Keywords: Spatial Thinking Ability Test; Elementary School; Geographic reasoning; Spatial thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA This dissertation research presents the results of an investigation carried out in the master's degree in Geography at the Federal University of Tocantins and was initiated with the aim of understanding and reflecting on the development of geographic reasoning among students in the 9th year of elementary school at a public school in Palmas, TO. The research was carried out with full monitoring in the years 2022 and 2023 and the instrument used to carry it out was an adaptation of the Spatial Thinking Ability Test, developed by Lee & Bednarz (2012). The results showed disparities between the classes that can be seen in the dissertation and that will certainly help the planning of Geography teachers to develop new arrangements in the search to mitigate possible gaps in the process of developing students' spatial thinking. The research seeks to demonstrate how important it is to monitor, together with students, the process of learning and developing geographic reasoning in elementary school, especially when the degree of complexity of concepts and principles is elementary, since in high school, analyzes are made on more complex scales. Esta pesquisa de natureza dissertativa apresenta os resultados de investigação realizada no mestrado em Geografia na Universidade Federal do Tocantins e foi iniciada com o intuito de conhecer e refletir sobre o desenvolvimento do raciocínio geográfico dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Palmas, TO. A pesquisa foi realizada com acompanhamento integral nos anos de 2022 e 2023 e o instrumento utilizado para sua realização foi uma adaptação do Teste de Aptidão do Pensamento Espacial, elaborado por Lee & Bednarz (2012). Os resultados apresentaram disparidades entre as turmas que podem ser conferidos na dissertação e que certamente auxiliarão o planejamento dos professores de Geografia a elaborar novos arranjos na busca de mitigar eventuais lacunas no processo de desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos. A pesquisa procura demonstrar o quão importante é realizar o monitoramento junto com os alunos do processo de aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio geográfico no ensino fundamental, em especial quando o grau de complexidade dos conceitos e princípios são elementares, já que no ensino médio, as análises são feitas em escalas mais complexas. 2024-09-09T10:44:50Z 2024-09-09T10:44:50Z 2024-04-03 Dissertação LIMA, Pablo Amaury Pereira. O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? 2024. 88f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2024. http://hdl.handle.net/11612/6955 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG Porto Nacional |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Teste de Aptidão do Pensamento Espacial; Ensino fundamental; Raciocínio geográfico; Pensamento espacial; Keywords: Spatial Thinking Ability Test; Elementary School; Geographic reasoning; Spatial thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
spellingShingle |
Teste de Aptidão do Pensamento Espacial; Ensino fundamental; Raciocínio geográfico; Pensamento espacial; Keywords: Spatial Thinking Ability Test; Elementary School; Geographic reasoning; Spatial thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Lima, Pablo Amaury Pereira O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? |
topic_facet |
Teste de Aptidão do Pensamento Espacial; Ensino fundamental; Raciocínio geográfico; Pensamento espacial; Keywords: Spatial Thinking Ability Test; Elementary School; Geographic reasoning; Spatial thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
This dissertation research presents the results of an investigation carried out in the
master's degree in Geography at the Federal University of Tocantins and was initiated
with the aim of understanding and reflecting on the development of geographic
reasoning among students in the 9th year of elementary school at a public school in
Palmas, TO. The research was carried out with full monitoring in the years 2022 and
2023 and the instrument used to carry it out was an adaptation of the Spatial Thinking
Ability Test, developed by Lee & Bednarz (2012). The results showed disparities
between the classes that can be seen in the dissertation and that will certainly help the
planning of Geography teachers to develop new arrangements in the search to mitigate
possible gaps in the process of developing students' spatial thinking. The research
seeks to demonstrate how important it is to monitor, together with students, the process
of learning and developing geographic reasoning in elementary school, especially
when the degree of complexity of concepts and principles is elementary, since in high
school, analyzes are made on more complex scales. |
author_additional |
Pereira, Carolina Machado Rocha Busch |
author_additionalStr |
Pereira, Carolina Machado Rocha Busch |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Pablo Amaury Pereira |
title |
O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? |
title_short |
O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? |
title_full |
O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? |
title_fullStr |
O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? |
title_full_unstemmed |
O percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? |
title_sort |
o percurso da aprendizagem geográfica para o desenvolvimento do pensamento espacial no ensino fundamental e seus entraves: consegue-se pensar espacialmente ao final do ensino fundamental? |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6955 |
_version_ |
1811322330270400512 |
score |
11.755432 |