/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
Digital technologies have been changing and advancing at an increasingly rapid pace in recent times. Every year, there are innovations in this regard, as well as in the field of media and social networks. In a certain way, individuals come to exist not only in a physical world but also in a virtu...
Autor principal: | Silva, Robson Carlos da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/7100 |
id |
ir-11612-7100 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-71002024-11-08T06:03:39Z Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista Silva, Robson Carlos da Santos, George França dos Aprendizagem; Autismo; Desenvolvimento, Tecnologias Assistivas, Protótipo; Learning; Autism; Development; Assistive Technologies; Prototype CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Digital technologies have been changing and advancing at an increasingly rapid pace in recent times. Every year, there are innovations in this regard, as well as in the field of media and social networks. In a certain way, individuals come to exist not only in a physical world but also in a virtual world because a portion of a person's daily time is spent on social networks and applications. This happens for various reasons, with one of the main ones being the fact that people partially depend on social networks to socialize with others. In other words, these networks provide interaction with people from all over the world, in addition to enabling intellectual and cognitive development. In the case of individuals diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), digital tools can be effective as aids in the teaching and learning process. Through digital technologies, they can develop intellectual and communicative skills and, most importantly, overcome one of their most delicate barriers, that of socializing with others. This applies not only in society in general but also within the family and especially in the educational environment. An analytical study will be conducted on the use of digital tools in the learning process of autistic students and the development of a prototype, Autism Vowels, whose objective is to integrate technology as a means of assistance in the learning process of individuals with ASD, as they often face difficulties in social interaction. As tecnologias digitais têm mudado e avançado cada vez mais rápido nos últimos tempos. Todos os anos há novidades no que se refere a elas, como também nas mídias e redes sociais. De certa maneira o indivíduo passa a existir não somente em um mundo físico, mas alinhado a um mundo virtual, pois parte do tempo do dia de uma pessoa é gasto nas redes sociais e aplicativos. Isso se dá por vários motivos, entre um dos principais, está o fato de que dependem parcialmente das redes sociais para socializar com outras pessoas. Em outras palavras, as redes proporcionam interação com pessoas de todo o mundo, além de possibilitar o desenvolvimento intelectual e cognitivo. No caso de indivíduos diagnosticados com TEA – Transtorno do Espectro Autista, as ferramentas digitais podem ser eficazes como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem. Por meio das tecnologias digitais, eles podem desenvolver habilidades intelectuais, comunicativas e principalmente driblar uma de suas barreiras mais delicadas, o da socialização com os demais. Tanto no ambiente da sociedade em geral, familiar e principalmente escolar. Será abordado um estudo analítico sobre a utilização das ferramentas digitais no processo de aprendizagem dos alunos autistas e o desenvolvimento de um protótipo, o Autism Vogais, cujo o objetivo é unir a tecnologia como uma forma de auxílio no processo de aprendizado de pessoas com TEA, devido estes indivíduos apresentarem dificuldades de interatividade. 2024-11-07T09:35:55Z 2024-11-07T09:35:55Z 2023-09-28 Dissertação SILVA, Robson Carlos da. Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista.2023. 116f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, Palmas, 2023. http://hdl.handle.net/11612/7100 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPGMCS Palmas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Aprendizagem; Autismo; Desenvolvimento, Tecnologias Assistivas, Protótipo; Learning; Autism; Development; Assistive Technologies; Prototype CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Aprendizagem; Autismo; Desenvolvimento, Tecnologias Assistivas, Protótipo; Learning; Autism; Development; Assistive Technologies; Prototype CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Silva, Robson Carlos da Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista |
topic_facet |
Aprendizagem; Autismo; Desenvolvimento, Tecnologias Assistivas, Protótipo; Learning; Autism; Development; Assistive Technologies; Prototype CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Digital technologies have been changing and advancing at an increasingly rapid pace
in recent times. Every year, there are innovations in this regard, as well as in the field
of media and social networks. In a certain way, individuals come to exist not only in a
physical world but also in a virtual world because a portion of a person's daily time is
spent on social networks and applications. This happens for various reasons, with
one of the main ones being the fact that people partially depend on social networks
to socialize with others. In other words, these networks provide interaction with
people from all over the world, in addition to enabling intellectual and cognitive
development. In the case of individuals diagnosed with Autism Spectrum Disorder
(ASD), digital tools can be effective as aids in the teaching and learning process.
Through digital technologies, they can develop intellectual and communicative skills
and, most importantly, overcome one of their most delicate barriers, that of
socializing with others. This applies not only in society in general but also within the
family and especially in the educational environment. An analytical study will be
conducted on the use of digital tools in the learning process of autistic students and
the development of a prototype, Autism Vowels, whose objective is to integrate
technology as a means of assistance in the learning process of individuals with ASD,
as they often face difficulties in social interaction. |
author_additional |
Santos, George França dos |
author_additionalStr |
Santos, George França dos |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Robson Carlos da |
title |
Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista |
title_short |
Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista |
title_full |
Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista |
title_sort |
protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/7100 |
_version_ |
1816126039950098432 |
score |
11.755432 |