Dissertação

Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista

Digital technologies have been changing and advancing at an increasingly rapid pace in recent times. Every year, there are innovations in this regard, as well as in the field of media and social networks. In a certain way, individuals come to exist not only in a physical world but also in a virtu...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Robson Carlos da
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7100
id ir-11612-7100
recordtype dspace
spelling ir-11612-71002024-11-08T06:03:39Z Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista Silva, Robson Carlos da Santos, George França dos Aprendizagem; Autismo; Desenvolvimento, Tecnologias Assistivas, Protótipo; Learning; Autism; Development; Assistive Technologies; Prototype CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Digital technologies have been changing and advancing at an increasingly rapid pace in recent times. Every year, there are innovations in this regard, as well as in the field of media and social networks. In a certain way, individuals come to exist not only in a physical world but also in a virtual world because a portion of a person's daily time is spent on social networks and applications. This happens for various reasons, with one of the main ones being the fact that people partially depend on social networks to socialize with others. In other words, these networks provide interaction with people from all over the world, in addition to enabling intellectual and cognitive development. In the case of individuals diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), digital tools can be effective as aids in the teaching and learning process. Through digital technologies, they can develop intellectual and communicative skills and, most importantly, overcome one of their most delicate barriers, that of socializing with others. This applies not only in society in general but also within the family and especially in the educational environment. An analytical study will be conducted on the use of digital tools in the learning process of autistic students and the development of a prototype, Autism Vowels, whose objective is to integrate technology as a means of assistance in the learning process of individuals with ASD, as they often face difficulties in social interaction. As tecnologias digitais têm mudado e avançado cada vez mais rápido nos últimos tempos. Todos os anos há novidades no que se refere a elas, como também nas mídias e redes sociais. De certa maneira o indivíduo passa a existir não somente em um mundo físico, mas alinhado a um mundo virtual, pois parte do tempo do dia de uma pessoa é gasto nas redes sociais e aplicativos. Isso se dá por vários motivos, entre um dos principais, está o fato de que dependem parcialmente das redes sociais para socializar com outras pessoas. Em outras palavras, as redes proporcionam interação com pessoas de todo o mundo, além de possibilitar o desenvolvimento intelectual e cognitivo. No caso de indivíduos diagnosticados com TEA – Transtorno do Espectro Autista, as ferramentas digitais podem ser eficazes como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem. Por meio das tecnologias digitais, eles podem desenvolver habilidades intelectuais, comunicativas e principalmente driblar uma de suas barreiras mais delicadas, o da socialização com os demais. Tanto no ambiente da sociedade em geral, familiar e principalmente escolar. Será abordado um estudo analítico sobre a utilização das ferramentas digitais no processo de aprendizagem dos alunos autistas e o desenvolvimento de um protótipo, o Autism Vogais, cujo o objetivo é unir a tecnologia como uma forma de auxílio no processo de aprendizado de pessoas com TEA, devido estes indivíduos apresentarem dificuldades de interatividade. 2024-11-07T09:35:55Z 2024-11-07T09:35:55Z 2023-09-28 Dissertação SILVA, Robson Carlos da. Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista.2023. 116f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, Palmas, 2023. http://hdl.handle.net/11612/7100 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPGMCS Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Aprendizagem; Autismo; Desenvolvimento, Tecnologias Assistivas, Protótipo; Learning; Autism; Development; Assistive Technologies; Prototype
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Aprendizagem; Autismo; Desenvolvimento, Tecnologias Assistivas, Protótipo; Learning; Autism; Development; Assistive Technologies; Prototype
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Silva, Robson Carlos da
Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
topic_facet Aprendizagem; Autismo; Desenvolvimento, Tecnologias Assistivas, Protótipo; Learning; Autism; Development; Assistive Technologies; Prototype
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Digital technologies have been changing and advancing at an increasingly rapid pace in recent times. Every year, there are innovations in this regard, as well as in the field of media and social networks. In a certain way, individuals come to exist not only in a physical world but also in a virtual world because a portion of a person's daily time is spent on social networks and applications. This happens for various reasons, with one of the main ones being the fact that people partially depend on social networks to socialize with others. In other words, these networks provide interaction with people from all over the world, in addition to enabling intellectual and cognitive development. In the case of individuals diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), digital tools can be effective as aids in the teaching and learning process. Through digital technologies, they can develop intellectual and communicative skills and, most importantly, overcome one of their most delicate barriers, that of socializing with others. This applies not only in society in general but also within the family and especially in the educational environment. An analytical study will be conducted on the use of digital tools in the learning process of autistic students and the development of a prototype, Autism Vowels, whose objective is to integrate technology as a means of assistance in the learning process of individuals with ASD, as they often face difficulties in social interaction.
author_additional Santos, George França dos
author_additionalStr Santos, George França dos
format Dissertação
author Silva, Robson Carlos da
title Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_short Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_full Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_fullStr Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
title_sort protótipo de uma ferramenta de software para a identificação e leitura das vogais no processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/7100
_version_ 1816126039950098432
score 11.755432