Dissertação

Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO

Considering the current panorama of the use of technologies in Teaching and Learning in Inclusive Education contexts in Brazil, before and after the Covid-19 pandemic, the objective is to understand how the use of Educational Technologies, in Special Education, can assist in teaching and learning...

ver descrição completa

Autor principal: Variani, Josiandra Cley
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7110
id ir-11612-7110
recordtype dspace
spelling ir-11612-71102024-11-13T06:02:56Z Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO Variani, Josiandra Cley Brito, George Lauro Ribeiro de Educação Especial; Salas de Recursos Multifuncionais; Tecnologia de informação e comunicação; Transtorno do Espectro Autista; Special Education; Multifunctional Resource Rooms; Information and Communication Technology; Autistic Spectrum Disorder CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Considering the current panorama of the use of technologies in Teaching and Learning in Inclusive Education contexts in Brazil, before and after the Covid-19 pandemic, the objective is to understand how the use of Educational Technologies, in Special Education, can assist in teaching and learning of students with ASD (Autism Spectrum Disorder). ASD is a neurodevelopmental disorder that begins in childhood, with significant delays in language acquisition, social interaction, restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities, and excessive adherence to routines. This dissertation seeks to correlate teaching with teacher training, with the purpose of demonstrating the importance of technology in the student learning process. We sought to carry out a study of Special Education, Multifunctional Resource Rooms, digital information technologies and teacher training. Continuing training for teachers in the municipality of Palmas-TO was carried out as a research product, with a structured schedule. Regarding the nature of Applied research, exploratory-descriptive objectives, the approach to the qualitative problem and the bibliographic procedure. In short, this dissertation contributes to the advancement of knowledge about the use of digital information and communication technologies for teachers who work in special education in Palmas-TO. Considerando o panorama atual da utilização de tecnologias no Ensino Aprendizado em contextos de Educação Inclusiva no Brasil, antes e depois da pandemia do Covid-19, objetiva- se compreender como o uso de Tecnologias Educacionais, na Educação Especial, pode auxiliar no ensino e aprendizagem de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem seu início na infância, com atrasos significativos na aquisição de linguagem, interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, e adesão excessiva a rotinas. Essa dissertação busca correlacionar o ensino com a formação os docentes, com a finalidade de demonstrar a importância da tecnologia no processo de aprendizado do aluno. Buscou-se fazer um estudo da Educação Especial, Salas de Recursos Multifuncionais, as tecnologias digitais de informação e a formação dos docentes. Realizou-se como produto de pesquisa uma formação continuada para os docentes do município de Palmas-TO, com grade estruturada. Quanto a natureza da pesquisa Aplicada, objetivos exploratório-descritiva, a abordagem do problema qualitativo e quanto ao procedimento bibliográfico. Em suma essa dissertação contribui para o avanço do conhecimento acerca do uso de tecnologias digital de informação e comunicação para os docentes que atuam na educação especial de Palmas-TO. 2024-11-12T09:51:58Z 2024-11-12T09:51:58Z 2024-07-05 Dissertação VARIANI, Josiandra Cley. Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO.2024. 111f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, Palmas, 2024. http://hdl.handle.net/11612/7110 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPGMCS Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação Especial; Salas de Recursos Multifuncionais; Tecnologia de informação e comunicação; Transtorno do Espectro Autista; Special Education; Multifunctional Resource Rooms; Information and Communication Technology; Autistic Spectrum Disorder
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Educação Especial; Salas de Recursos Multifuncionais; Tecnologia de informação e comunicação; Transtorno do Espectro Autista; Special Education; Multifunctional Resource Rooms; Information and Communication Technology; Autistic Spectrum Disorder
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Variani, Josiandra Cley
Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO
topic_facet Educação Especial; Salas de Recursos Multifuncionais; Tecnologia de informação e comunicação; Transtorno do Espectro Autista; Special Education; Multifunctional Resource Rooms; Information and Communication Technology; Autistic Spectrum Disorder
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Considering the current panorama of the use of technologies in Teaching and Learning in Inclusive Education contexts in Brazil, before and after the Covid-19 pandemic, the objective is to understand how the use of Educational Technologies, in Special Education, can assist in teaching and learning of students with ASD (Autism Spectrum Disorder). ASD is a neurodevelopmental disorder that begins in childhood, with significant delays in language acquisition, social interaction, restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities, and excessive adherence to routines. This dissertation seeks to correlate teaching with teacher training, with the purpose of demonstrating the importance of technology in the student learning process. We sought to carry out a study of Special Education, Multifunctional Resource Rooms, digital information technologies and teacher training. Continuing training for teachers in the municipality of Palmas-TO was carried out as a research product, with a structured schedule. Regarding the nature of Applied research, exploratory-descriptive objectives, the approach to the qualitative problem and the bibliographic procedure. In short, this dissertation contributes to the advancement of knowledge about the use of digital information and communication technologies for teachers who work in special education in Palmas-TO.
author_additional Brito, George Lauro Ribeiro de
author_additionalStr Brito, George Lauro Ribeiro de
format Dissertação
author Variani, Josiandra Cley
title Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO
title_short Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO
title_full Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO
title_fullStr Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO
title_full_unstemmed Proposta de formação em TDIC para os professores da educação especial e Inclusiva do município de Palmas-TO
title_sort proposta de formação em tdic para os professores da educação especial e inclusiva do município de palmas-to
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/7110
_version_ 1816126054263160832
score 11.755432