Monografia

Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva

This work based on a perspective practices of continuing education for teachers working in special education, focusing on the challenges and the need for effective implementation of programs that meet the specific demands of this type of education. The central problem lies in the significant gaps in...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Wárlla Ribeiro
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7414
id ir-11612-7414
recordtype dspace
spelling ir-11612-74142025-03-02T06:04:53Z Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva Rocha, Wárlla Ribeiro Souza, Luciane Silva de Formação continuada Educação especial Práticas inclusivas Tecnologia educacional Capacitação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work based on a perspective practices of continuing education for teachers working in special education, focusing on the challenges and the need for effective implementation of programs that meet the specific demands of this type of education. The central problem lies in the significant gaps in the training of these professionals, despite advances in regulations and educational technologies. This study is justified by the urgent need to enhance the preparation and support for teachers, aiming for more efficient and inclusive educational practices. The main objective is to develop a deep understanding of current practices and propose effective improvements to adequately empower these educators. The research adopts a qualitative methodology, involving the analysis of contents of existing programs, the impact of teaching methodologies, and the identification of barriers to the adoption of effective practices. Data were collected from articles, technical reports, and case studies through academic databases such as Google Scholar and ERIC. The search terms included "Continuing education in special education," "Inclusive teaching practices," and "Educational technologies in teacher training." The results indicate that, although there are well-structured programs, there are significant flaws in their practical implementation, highlighting the need for training that has perspectives adaptive training and technologies that directly assist in special education. The conclusion emphasizes the importance of developing more effective and inclusive policies to promote a capable and inclusive educational environment. Este trabalho é fundamentado em uma perspectiva das práticas de formação continuada para professores que atuam na educação especial, concentrando-se nos desafios e na necessidade de implementação eficaz de programas que atendam às demandas específicas dessa modalidade de ensino. A problemática central reside nas lacunas significativas na capacitação desses profissionais, apesar dos avanços em regulamentações e tecnologias educacionais. Este estudo é justificado pela necessidade urgente de aprimorar a preparação e o suporte aos professores, visando a uma prática educativa mais eficiente e inclusiva. O objetivo principal é desenvolver um entendimento aprofundado das práticas atuais e propor melhorias para capacitar adequadamente esses educadores. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, envolvendo a análise de conteúdos de programas existentes, o impacto das metodologias de ensino e a identificação de barreiras à adoção de práticas eficazes. Para a coleta de dados, foram consultados CAPES, artigos, relatórios técnicos e estudos de caso através de bases de dados acadêmicas como Google Acadêmico e ERIC. Os termos de pesquisa incluíram "Formação continuada em educação especial", "Práticas inclusivas no ensino", “Deficiência Intelectual” e "Tecnologias educacionais na formação de professores". Os resultados indicam que, embora existam programas bem estruturados, há falhas significativas na implementação prática desses programas, destacando a necessidade de formações que tenham perspectivas mais adaptativas e de tecnologias que auxiliem diretamente na educação especial. A conclusão enfatiza a importância de desenvolver políticas mais eficazes e inclusivas para promover um ambiente educacional capacitado e inclusivo. 2025-02-25T17:38:32Z 2025-02-25T17:38:32Z 2025-02-25 Monografia ROCHA, Wárlla Ribeiro. Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva. 2024. 46f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. http://hdl.handle.net/11612/7414 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação continuada
Educação especial
Práticas inclusivas
Tecnologia educacional
Capacitação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação continuada
Educação especial
Práticas inclusivas
Tecnologia educacional
Capacitação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Rocha, Wárlla Ribeiro
Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva
topic_facet Formação continuada
Educação especial
Práticas inclusivas
Tecnologia educacional
Capacitação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work based on a perspective practices of continuing education for teachers working in special education, focusing on the challenges and the need for effective implementation of programs that meet the specific demands of this type of education. The central problem lies in the significant gaps in the training of these professionals, despite advances in regulations and educational technologies. This study is justified by the urgent need to enhance the preparation and support for teachers, aiming for more efficient and inclusive educational practices. The main objective is to develop a deep understanding of current practices and propose effective improvements to adequately empower these educators. The research adopts a qualitative methodology, involving the analysis of contents of existing programs, the impact of teaching methodologies, and the identification of barriers to the adoption of effective practices. Data were collected from articles, technical reports, and case studies through academic databases such as Google Scholar and ERIC. The search terms included "Continuing education in special education," "Inclusive teaching practices," and "Educational technologies in teacher training." The results indicate that, although there are well-structured programs, there are significant flaws in their practical implementation, highlighting the need for training that has perspectives adaptive training and technologies that directly assist in special education. The conclusion emphasizes the importance of developing more effective and inclusive policies to promote a capable and inclusive educational environment.
author_additional Souza, Luciane Silva de
author_additionalStr Souza, Luciane Silva de
format Monografia
author Rocha, Wárlla Ribeiro
title Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva
title_short Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva
title_full Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva
title_fullStr Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva
title_full_unstemmed Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva
title_sort formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2025
url http://hdl.handle.net/11612/7414
_version_ 1829078996643479552
score 11.753735