Dissertação

Uma sequência didática para o ensino de adição de frações

The present work proposing a Didactic Sequence (DS) with a view to the process of teaching and learning of fractions addition. Considering the set of rational numbers nonnegatives Q+, the nature of the quantities, as well as the different meanings of fraction, we proposed a DS for students of the...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Onésimo Rodrigues
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/888
id ir-11612-888
recordtype dspace
spelling ir-11612-8882018-03-15T17:25:56Z Uma sequência didática para o ensino de adição de frações Pereira, Onésimo Rodrigues Vizolli, Idemar Sequência Didática Adição de frações Engenharia didática Significados de fração Natureza das quantidades Didactic Sequence Fractions Addition Didactic Engineering Fraction meanings Nature of quantities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work proposing a Didactic Sequence (DS) with a view to the process of teaching and learning of fractions addition. Considering the set of rational numbers nonnegatives Q+, the nature of the quantities, as well as the different meanings of fraction, we proposed a DS for students of the 6th year of Elementary School. The elaboration of DS was based on Didactic Engineering (DE) and is composed of 3 phases: Diagnosis, organized in 8 tasks; Experimentation, consisting of 3 Activities, each subdivided into tasks; and Evaluation, which contains 11 tasks. In each phase, the tasks were organized considering degrees of increasing complexity. The DS development proposal precedes the diagnosis, with the purpose of presenting the objectives, methodology and materials in each of the activities; identify procedures about how students solve each of the tasks and possible difficulties in the process and solution. The results of the present study proved to be very fruitful, especially as it places the teacher in the challenge of elaborating activities, thinking about the different perspectives that a given concept contemplates, and the student, the role of an active agent in the learning process. Thus, there is a further methodological possibility for the teaching of addition of fractions. O presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma Sequência Didática (SD) com vistas ao processo de ensino e aprendizagem de adição de frações. Considerando o conjunto dos números racionais não-negativos Q+, a natureza das quantidades, bem como os diferentes significados de fração, propusemos uma SD para estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental. A elaboração da SD tomou como base a Engenharia Didática (ED) e é composta de 3 fases: o Diagnóstico, organizado em 8 tarefas; a Experimentação, constituída de 3 Atividades, cada uma delas subdivididas em tarefas; e a Avaliação, que contém 11 tarefas. Em cada fase, as tarefas foram organizadas considerando graus de complexidades cada vez maiores. A proposição do desenvolvimento da SD precede da realização do diagnóstico, com o intuito de apresentar os objetivos, metodologia e materiais em cada uma das atividades; identificar procedimentos sobre o modo como os estudantes resolvem cada uma das tarefas e possíveis dificuldades no processo e solução. Os resultados do presente estudo mostrou-se bastante profícuo, especialmente porque coloca ao professor o desafio de elaborar atividades pensando nas diferentes perspectivas que um dado conceito contempla, e ao estudante, o papel de agente ativo no processo de aprendizagem. Assim, tem-se mais uma possibilidade metodológica para o ensino de adição de frações. 2018-03-15T17:25:56Z 2018-03-15T17:25:56Z 2017-07-07 Dissertação PEREIRA, Onésimo Rodrigues. Uma sequência didática para o ensino de adição de frações. 2017. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2017. http://hdl.handle.net/11612/888 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Sequência Didática
Adição de frações
Engenharia didática
Significados de fração
Natureza das quantidades
Didactic Sequence
Fractions Addition
Didactic Engineering
Fraction meanings
Nature of quantities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Sequência Didática
Adição de frações
Engenharia didática
Significados de fração
Natureza das quantidades
Didactic Sequence
Fractions Addition
Didactic Engineering
Fraction meanings
Nature of quantities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pereira, Onésimo Rodrigues
Uma sequência didática para o ensino de adição de frações
topic_facet Sequência Didática
Adição de frações
Engenharia didática
Significados de fração
Natureza das quantidades
Didactic Sequence
Fractions Addition
Didactic Engineering
Fraction meanings
Nature of quantities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work proposing a Didactic Sequence (DS) with a view to the process of teaching and learning of fractions addition. Considering the set of rational numbers nonnegatives Q+, the nature of the quantities, as well as the different meanings of fraction, we proposed a DS for students of the 6th year of Elementary School. The elaboration of DS was based on Didactic Engineering (DE) and is composed of 3 phases: Diagnosis, organized in 8 tasks; Experimentation, consisting of 3 Activities, each subdivided into tasks; and Evaluation, which contains 11 tasks. In each phase, the tasks were organized considering degrees of increasing complexity. The DS development proposal precedes the diagnosis, with the purpose of presenting the objectives, methodology and materials in each of the activities; identify procedures about how students solve each of the tasks and possible difficulties in the process and solution. The results of the present study proved to be very fruitful, especially as it places the teacher in the challenge of elaborating activities, thinking about the different perspectives that a given concept contemplates, and the student, the role of an active agent in the learning process. Thus, there is a further methodological possibility for the teaching of addition of fractions.
author_additional Vizolli, Idemar
author_additionalStr Vizolli, Idemar
format Dissertação
author Pereira, Onésimo Rodrigues
title Uma sequência didática para o ensino de adição de frações
title_short Uma sequência didática para o ensino de adição de frações
title_full Uma sequência didática para o ensino de adição de frações
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de adição de frações
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de adição de frações
title_sort uma sequência didática para o ensino de adição de frações
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2018
url http://hdl.handle.net/11612/888
_version_ 1787134077077291008
score 11.653393