Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade

The present work is a quantitative research that aims to offer an accessible methodology to high school teachers. The interest in this study is to collect data for conducting experiments that lead to high school teaching practice. Another aspiration in this work was, primarily, information that may...

ver descrição completa

Autor principal: VIEIRA, Plácido Pereira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1180
id ir-123456789-1180
recordtype dspace
spelling ir-123456789-11802022-10-20T14:34:15Z Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade VIEIRA, Plácido Pereira ZAMORA, Robert Ronald Maguiña http://lattes.cnpq.br/0341231469458918 Ensino médio Experimentos Metodologia Alunos CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The present work is a quantitative research that aims to offer an accessible methodology to high school teachers. The interest in this study is to collect data for conducting experiments that lead to high school teaching practice. Another aspiration in this work was, primarily, information that may be used as subvention for the elaboration of didactic strategies for physics classes, such as the use of experiments in the classroom to conduce improvements in teaching practice. The collection of theoretical data was based on the studies of Pietrocola (2001), Moreira (1983), Brazil (2018), among other theories. Posteriorly, the study was taken to State School General Azevedo Costa located in Macapá/AP. There were 34 students participants from two classes of the 3rd year of High School and the teacher of Physics from the same classes. The instruments used for analysis were questionnaires with closed questions asked before and after the applied experiences with the students. The results of the research revealed that the students, although initially had many difficulties in doing the questionnaires, after the experiences application were able to learn about the content questioned of electricity. Low-cost materials were also used in the experiences with great progress in the didactic field. Este trabalho trata de uma pesquisa quantitativa que teve por objetivo propor uma metodologia acessível aos professores do ensino médio. O interesse por este estudo consiste em recolher dados para a elaboração de experimentos que conduzam melhorias na prática docente do ensino médio. Outro anseio neste estudo foi buscar, primeiramente, informações que possam servir de subsídios para a elaboração de estratégias didáticas nas aulas de Física, como o uso de experimentos na sala de aula para conduzir melhorias na prática docente. O levantamento de dados teóricos partiu dos estudos de Pietrocola (2001), Moreira (1983), Brasil (2018) dentre outras teorias. Posteriormente partiu-se para o estudo na Escola Estadual General Azevedo Costa localizada em Macapá/AP. Os participantes foram 34 alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio e o professor de Física destas mesmas turmas. Os instrumentos utilizados para análise foram questionários com perguntas fechadas antes e depois das experiências aplicadas com os alunos. Os resultados da pesquisa mostraram que os discentes, apesar de inicialmente terem tido muitas dificuldades em acertar os questionamentos, após a aplicação das experiências conseguiram aprender sobre o conteúdo questionado de eletricidade que tinham mais dificuldades. Materiais de baixo custo também foram utilizados nas experiências e com grandes progressos no campo didático. 2022-10-20T14:18:13Z 2022-10-20T14:18:13Z 2019 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VIEIRA, Plácido Pereira. Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade. Orientador: Robert Ronald Maguiña Zamora. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1180. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1180 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
collection RepositorioUnifap
topic Ensino médio
Experimentos
Metodologia
Alunos
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Ensino médio
Experimentos
Metodologia
Alunos
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
VIEIRA, Plácido Pereira
Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade
topic_facet Ensino médio
Experimentos
Metodologia
Alunos
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The present work is a quantitative research that aims to offer an accessible methodology to high school teachers. The interest in this study is to collect data for conducting experiments that lead to high school teaching practice. Another aspiration in this work was, primarily, information that may be used as subvention for the elaboration of didactic strategies for physics classes, such as the use of experiments in the classroom to conduce improvements in teaching practice. The collection of theoretical data was based on the studies of Pietrocola (2001), Moreira (1983), Brazil (2018), among other theories. Posteriorly, the study was taken to State School General Azevedo Costa located in Macapá/AP. There were 34 students participants from two classes of the 3rd year of High School and the teacher of Physics from the same classes. The instruments used for analysis were questionnaires with closed questions asked before and after the applied experiences with the students. The results of the research revealed that the students, although initially had many difficulties in doing the questionnaires, after the experiences application were able to learn about the content questioned of electricity. Low-cost materials were also used in the experiences with great progress in the didactic field.
author_additional ZAMORA, Robert Ronald Maguiña
author_additionalStr ZAMORA, Robert Ronald Maguiña
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VIEIRA, Plácido Pereira
title Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade
title_short Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade
title_full Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade
title_fullStr Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade
title_full_unstemmed Experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade
title_sort experimentos de física com materiais recicláveis e de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade
publisher Universidade Federal do Amapá
publishDate 2022
url http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1180
_version_ 1787155867247837184
score 11.653393