/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
This work described the proposal to apply a game for the teaching of Astronomy in a class of 1st year of high school in a public school located in the municipality of Santarém-PA. The research describes the conception and elaboration of the game and its rules, as well as the materials necessary f...
Autor principal: | CARDOSO, Fernando |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310 |
id |
ir-123456789-1310 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-13102024-01-30T22:12:07Z O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio CARDOSO, Fernando SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos http://lattes.cnpq.br/7382782107751169 https://orcid.org/0000-0002-2871-7631 Jogos educativos Ensino de Física Astronomia CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA This work described the proposal to apply a game for the teaching of Astronomy in a class of 1st year of high school in a public school located in the municipality of Santarém-PA. The research describes the conception and elaboration of the game and its rules, as well as the materials necessary for its construction, in addition to exploring an application in the classroom and the discussion of the results. The objective of the work is to present how the application of a didactic game helps in the teaching of astronomy. To this end, an applied-purpose research was developed, with a descriptive objective, quanti-qualitative approach, bibliographic procedures and intervention actions at school. The main results point to signs of learning about the movements of the Earth, the phenomenon of the seasons, definition of the light year, movements of the Sun and the concept of gravity. Finally, he concluded that the game paves the way for the understanding of more in-depth concepts. Este trabalho descreveu a proposta de aplicação de um jogo para o ensino de Astronomia em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Santarém-PA. A pesquisa descreve a concepção e a elaboração do jogo e suas regras, bem como os materiais necessários à sua construção, além de explorar uma aplicação em sala de aula e a discussão dos resultados. O objetivo do trabalho é apresentar de que forma a aplicação de um jogo didático pode auxiliar no ensino de astronomia. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa de finalidade aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quanti-qualitativa, procedimentos bibliográficos e ações de intervenção na escola. Os principais resultados apontam indícios de aprendizagem sobre os movimentos da Terra, fenômeno das estações do ano, definição de ano luz, movimentos do Sol e conceito de gravidade. Por fim, concluiu que o jogo abre caminhos para o entendimento de conceitos mais aprofundados. 2024-01-30T21:01:32Z 2024-01-30T21:01:32Z 2021 TCC CARDOSO, Fernando. O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida dos Santos. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Jogos educativos Ensino de Física Astronomia CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Jogos educativos Ensino de Física Astronomia CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CARDOSO, Fernando O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio |
topic_facet |
Jogos educativos Ensino de Física Astronomia CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This work described the proposal to apply a game for the teaching of Astronomy in a class of
1st year of high school in a public school located in the municipality of Santarém-PA. The
research describes the conception and elaboration of the game and its rules, as well as the
materials necessary for its construction, in addition to exploring an application in the classroom
and the discussion of the results. The objective of the work is to present how the application of
a didactic game helps in the teaching of astronomy. To this end, an applied-purpose research
was developed, with a descriptive objective, quanti-qualitative approach, bibliographic
procedures and intervention actions at school. The main results point to signs of learning about
the movements of the Earth, the phenomenon of the seasons, definition of the light year,
movements of the Sun and the concept of gravity. Finally, he concluded that the game paves
the way for the understanding of more in-depth concepts. |
author_additional |
SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos |
format |
TCC |
author |
CARDOSO, Fernando |
title |
O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_short |
O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_full |
O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_fullStr |
O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio |
title_sort |
o jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310 |
_version_ |
1829179790216658944 |
score |
11.755432 |