TCC

O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio

This work described the proposal to apply a game for the teaching of Astronomy in a class of 1st year of high school in a public school located in the municipality of Santarém-PA. The research describes the conception and elaboration of the game and its rules, as well as the materials necessary f...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Fernando
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
id ir-123456789-1310
recordtype dspace
spelling ir-123456789-13102024-01-30T22:12:07Z O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio CARDOSO, Fernando SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos http://lattes.cnpq.br/7382782107751169 https://orcid.org/0000-0002-2871-7631 Jogos educativos Ensino de Física Astronomia CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA This work described the proposal to apply a game for the teaching of Astronomy in a class of 1st year of high school in a public school located in the municipality of Santarém-PA. The research describes the conception and elaboration of the game and its rules, as well as the materials necessary for its construction, in addition to exploring an application in the classroom and the discussion of the results. The objective of the work is to present how the application of a didactic game helps in the teaching of astronomy. To this end, an applied-purpose research was developed, with a descriptive objective, quanti-qualitative approach, bibliographic procedures and intervention actions at school. The main results point to signs of learning about the movements of the Earth, the phenomenon of the seasons, definition of the light year, movements of the Sun and the concept of gravity. Finally, he concluded that the game paves the way for the understanding of more in-depth concepts. Este trabalho descreveu a proposta de aplicação de um jogo para o ensino de Astronomia em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Santarém-PA. A pesquisa descreve a concepção e a elaboração do jogo e suas regras, bem como os materiais necessários à sua construção, além de explorar uma aplicação em sala de aula e a discussão dos resultados. O objetivo do trabalho é apresentar de que forma a aplicação de um jogo didático pode auxiliar no ensino de astronomia. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa de finalidade aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quanti-qualitativa, procedimentos bibliográficos e ações de intervenção na escola. Os principais resultados apontam indícios de aprendizagem sobre os movimentos da Terra, fenômeno das estações do ano, definição de ano luz, movimentos do Sol e conceito de gravidade. Por fim, concluiu que o jogo abre caminhos para o entendimento de conceitos mais aprofundados. 2024-01-30T21:01:32Z 2024-01-30T21:01:32Z 2021 TCC CARDOSO, Fernando. O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida dos Santos. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Jogos educativos
Ensino de Física
Astronomia
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Jogos educativos
Ensino de Física
Astronomia
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CARDOSO, Fernando
O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
topic_facet Jogos educativos
Ensino de Física
Astronomia
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description This work described the proposal to apply a game for the teaching of Astronomy in a class of 1st year of high school in a public school located in the municipality of Santarém-PA. The research describes the conception and elaboration of the game and its rules, as well as the materials necessary for its construction, in addition to exploring an application in the classroom and the discussion of the results. The objective of the work is to present how the application of a didactic game helps in the teaching of astronomy. To this end, an applied-purpose research was developed, with a descriptive objective, quanti-qualitative approach, bibliographic procedures and intervention actions at school. The main results point to signs of learning about the movements of the Earth, the phenomenon of the seasons, definition of the light year, movements of the Sun and the concept of gravity. Finally, he concluded that the game paves the way for the understanding of more in-depth concepts.
author_additional SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos
author_additionalStr SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos
format TCC
author CARDOSO, Fernando
title O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
title_short O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
title_full O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
title_fullStr O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
title_full_unstemmed O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
title_sort o jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
_version_ 1829179790216658944
score 11.755432