Artigo

O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.

This article seeks to show how knowledge, knowledge of fact about rational numbers in the 9th grade classes and in the 3rd grade classes of the State School of Elementary and Middle School Professor Aluízio Lopes Martins in Santarém of Pará. We are living in a context in which society is inserted...

ver descrição completa

Autor principal: VIEIRA, Gesiney de Melo
Outros Autores: QUIEROZ, Jacirene da Rocha
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313
id ir-123456789-1313
recordtype dspace
spelling ir-123456789-13132024-01-30T22:21:40Z O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números. VIEIRA, Gesiney de Melo QUIEROZ, Jacirene da Rocha CARVALHO, Hamilton Cunha de http://lattes.cnpq.br/1744251734923415 Ensino – Racionais História dos Racionais Números Racionais CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA This article seeks to show how knowledge, knowledge of fact about rational numbers in the 9th grade classes and in the 3rd grade classes of the State School of Elementary and Middle School Professor Aluízio Lopes Martins in Santarém of Pará. We are living in a context in which society is inserted in an environment where it is possible to have access to countless information at an extraordinary speed. If it is then verified, if in fact a certain sample of students of the school under study are in their referred series with the basic knowledge on Rational Numbers. In this research work, the historical aspects will be put into relevance and the methodologies and didactics related to numbers will be questioned, considering the network of meanings and meanings that are interrelated in particular the proper understanding and usefulness of rational numbers. For this, a questionnaire was organized with several situations involving rational numbers that can be analyzed through this one with respect to the use of rational ones, nevertheless there will be a convergence between the ideas and the meanings assigned to these rational numbers, in order to make possible the problematization and the reflection on the use of them. In general, all the strategies used in the production of this work were to evaluate the adequacy and quality of the teaching of rational numbers in Elementary and Middle School to highlight some methodological choices and some didactic resources for the teaching of contents where rational ones are made gifts. O presente artigo busca evidenciar como se encontra o saber, o conhecimento de fato sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e nas turmas de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins em Santarém do Pará. Estamos vivendo em um contexto em que a sociedade está inserida num ambiente em que é possível ter acesso as inúmeras informações numa velocidade extraordinária. Esta pesquisa se propõe a averiguar se de fato uma determinada amostra de alunos da escola em estudo está nas suas referidas séries com o conhecimento básico sobre Números Racionais. Neste trabalho de pesquisa serão colocados em relevância os aspectos históricos e serão questionadas as metodologias e didáticas relativas aos números, tendo em vista a rede de sentidos e significados que se inter-relacionam em particular a devida compreensão e utilidade dos números racionais. Para tal, organizou-se um questionário com várias situações envolvendo números racionais que podem ser analisadas através deste com relação ao uso de racionais, no entanto haverá uma convergência entre as ideias e os significados atribuídos a esses os números racionais, de modo a tornar possível a problematização e a reflexão sobre o uso dos mesmos. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequação e qualidade do ensino dos números racionais no Ensino Fundamental e Médio como forma de destacar algumas escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde os racionais se fazem presentes. 2024-01-30T21:01:58Z 2024-01-30T21:01:58Z 2017 Article VIEIRA, Gesiney de Melo; QUIEROZ, Jacirene da Rocha. O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Ensino – Racionais
História dos Racionais
Números Racionais
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Ensino – Racionais
História dos Racionais
Números Racionais
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
VIEIRA, Gesiney de Melo
O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.
topic_facet Ensino – Racionais
História dos Racionais
Números Racionais
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description This article seeks to show how knowledge, knowledge of fact about rational numbers in the 9th grade classes and in the 3rd grade classes of the State School of Elementary and Middle School Professor Aluízio Lopes Martins in Santarém of Pará. We are living in a context in which society is inserted in an environment where it is possible to have access to countless information at an extraordinary speed. If it is then verified, if in fact a certain sample of students of the school under study are in their referred series with the basic knowledge on Rational Numbers. In this research work, the historical aspects will be put into relevance and the methodologies and didactics related to numbers will be questioned, considering the network of meanings and meanings that are interrelated in particular the proper understanding and usefulness of rational numbers. For this, a questionnaire was organized with several situations involving rational numbers that can be analyzed through this one with respect to the use of rational ones, nevertheless there will be a convergence between the ideas and the meanings assigned to these rational numbers, in order to make possible the problematization and the reflection on the use of them. In general, all the strategies used in the production of this work were to evaluate the adequacy and quality of the teaching of rational numbers in Elementary and Middle School to highlight some methodological choices and some didactic resources for the teaching of contents where rational ones are made gifts.
author_additional CARVALHO, Hamilton Cunha de
author_additionalStr CARVALHO, Hamilton Cunha de
format Artigo
author VIEIRA, Gesiney de Melo
author2 QUIEROZ, Jacirene da Rocha
author2Str QUIEROZ, Jacirene da Rocha
title O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.
title_short O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.
title_full O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.
title_fullStr O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.
title_full_unstemmed O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.
title_sort o conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da escola estadual de ensino fundamental e médio professor aluízio lopes martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313
_version_ 1829179790383382528
score 11.755432