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Dissertação
(Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
O tema da dissertação é uma proposta metodológica para o ensino da construção dos números racionais, no que diz respeito às operações e suas principais propriedades, baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, que muito contribuiu para o desenvolvimento deste modelo teóri...
Autor principal: | Oliveira, Genilce Ferreira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7051551660510161 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6116 |
Resumo: |
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O tema da dissertação é uma proposta metodológica para o ensino da construção dos números racionais, no que diz respeito às operações e suas principais propriedades, baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, que muito contribuiu para o desenvolvimento deste modelo teórico. No Capítulo 1, abordaremos a teoria de David Ausubel, que servirá de âncora para a constituição dos números racionais visando uma melhor abordagem e, consequentemente, um melhor resultado no ensino/aprendizagem deste objeto matemático na escola básica. Para tanto, vamos abordar o conceito de TAS e em seguida as suas principais características, que servirão como suporte na implementação da (Re) construção dos números racionais. Nos Capítulos 2 e 3, apresentaremos os Conjuntos dos Números Inteiros e o dos Números Racionais com toda fundamentação matemática segundo à luz das estruturas algébricas. Esses capítulos nortearão os professores da educação básica e também os alunos de graduação, pois poderão perceber neste trabalho que nossa proposta não desconsidera o rigor matemático dos conjuntos. Enfim, no capítulo 4 teremos a construção dos números racionais bem como suas operações e propriedades aplicando a TAS e, dessa forma, simplificando o ensino deste objeto matemático, o que estamos denominando de (Re) construção dos números racionais. |