TCC

O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa

This work is the result of an experience report that was carried out with the 6th grade students of the Sagrada Familia Municipal School, located in the rural area of the municipality of Santarém-PA. The present work has the theme "The Teaching of the Mathematical Division" in the context of a sc...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Raimundo José Fonseca dos
Outros Autores: SILVA, Renilson Peres
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1315
id ir-123456789-1315
recordtype dspace
spelling ir-123456789-13152024-01-30T22:22:35Z O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa SANTOS, Raimundo José Fonseca dos SILVA, Renilson Peres MAFRA, José Ricardo de Souza Matemática Divisão Ensino Aprendizagem CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA This work is the result of an experience report that was carried out with the 6th grade students of the Sagrada Familia Municipal School, located in the rural area of the municipality of Santarém-PA. The present work has the theme "The Teaching of the Mathematical Division" in the context of a school of the field. Aware of the importance of the role of mathematics in the development of the individual; the present work presents reflections and proposals to soften the difficulties of school learning and aims to subsidize elements that may contribute to the improvement of the understanding of the teaching-learning process of Mathematics, but precisely the division in the classroom. The applied methodology was the field research with application of the teaching practice and the bibliographical research, to better theoretical foundation of the research. The final results of this work showed that mathematics has gained space among elementary school students, and it was possible to verify by the practical activities that were carried out with the group of the 6th year, the contact with the concrete materials, somehow, encouraged students to participate in all proposed activities. In this sense, it is necessary to take into account that in order to develop and stimulate students to knowledge and improvement in the mathematical division, it is necessary that the teacher of this discipline plays a very important role in the learning process. Este trabalho é o resultado de um relato de experiência que foi realizado com os alunos do 6º ano da Escola Municipal Sagrada Família, localizada na zona rural do município de Santarém-PA. O presente trabalho tem como temática “O Ensino da Divisão Matemática” no contexto de uma escola do campo. Conscientes da importância do papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo; o presente trabalho, apresenta reflexões e propostas para amenizar as dificuldades de aprendizagens escolares e tem o objetivo de subsidiar elementos que possam contribuir para a melhoria da compreensão do processo de ensino-aprendizagem da Matemática, mas precisamente da divisão em sala de aula. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo com aplicação da prática docente e a pesquisa bibliográfica, para melhor embasamento teórico da pesquisa. Os resultados finais desse trabalho mostraram que a matemática tem ganhado espaço em meio aos alunos do ensino fundamental e, isso foi possível verificar por conta das atividades práticas que foram realizadas com a turma do 6º ano, o contato com os materiais concretos, de alguma forma, estimulou os alunos a participarem de todas as atividades propostas. Neste sentido, é necessário levar em consideração que, para desenvolver e estimular os alunos ao conhecimento e aperfeiçoamento, na divisão matemática, é necessário que o professor dessa disciplina, exerça um papel muito importante no processo de aprendizagem. 2024-01-30T21:19:07Z 2024-01-30T21:19:07Z 2017 TCC SANTOS, Raimundo José Fonseca dos; SILVA, Renilson Peres. O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa. Orientador: José Ricardo de Souza Mafra. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1315 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1315 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Matemática
Divisão
Ensino Aprendizagem
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática
Divisão
Ensino Aprendizagem
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
SANTOS, Raimundo José Fonseca dos
O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa
topic_facet Matemática
Divisão
Ensino Aprendizagem
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description This work is the result of an experience report that was carried out with the 6th grade students of the Sagrada Familia Municipal School, located in the rural area of the municipality of Santarém-PA. The present work has the theme "The Teaching of the Mathematical Division" in the context of a school of the field. Aware of the importance of the role of mathematics in the development of the individual; the present work presents reflections and proposals to soften the difficulties of school learning and aims to subsidize elements that may contribute to the improvement of the understanding of the teaching-learning process of Mathematics, but precisely the division in the classroom. The applied methodology was the field research with application of the teaching practice and the bibliographical research, to better theoretical foundation of the research. The final results of this work showed that mathematics has gained space among elementary school students, and it was possible to verify by the practical activities that were carried out with the group of the 6th year, the contact with the concrete materials, somehow, encouraged students to participate in all proposed activities. In this sense, it is necessary to take into account that in order to develop and stimulate students to knowledge and improvement in the mathematical division, it is necessary that the teacher of this discipline plays a very important role in the learning process.
author_additional MAFRA, José Ricardo de Souza
author_additionalStr MAFRA, José Ricardo de Souza
format TCC
author SANTOS, Raimundo José Fonseca dos
author2 SILVA, Renilson Peres
author2Str SILVA, Renilson Peres
title O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa
title_short O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa
title_full O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa
title_fullStr O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa
title_full_unstemmed O ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de Santarém-Pa
title_sort o ensino da divisão matemática nas turmas de 6º ano no ensino fundamental: um relato de experiência em uma escola da zona rural no município de santarém-pa
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1315
_version_ 1829179668926824448
score 11.755432