TCC

Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa

O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das diferentes tecnologias digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, de maneira a evidenciar algumas contribuições desses recursos e as possíveis formas para explorar corretamente essas tecnologias: co...

ver descrição completa

Autor principal: MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337
id ir-123456789-1337
recordtype dspace
spelling ir-123456789-13372024-01-31T22:18:53Z Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de CARVALHO, Hamilton Cunha de http://lattes.cnpq.br/1744251734923415 Tecnologias Computador Smartphone CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das diferentes tecnologias digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, de maneira a evidenciar algumas contribuições desses recursos e as possíveis formas para explorar corretamente essas tecnologias: computador e smartphone como ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática em uma escola pública periférica do município de Santarém, no Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória, um estudo de campo, que teve como instrumentos de coleta de dados um questionário objetivo aplicado a docentes e discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar. Concluiu-se que as ferramentas tecnológicas são instrumentos valiosos no processo de ensinoaprendizagem de matemática, por estarem intimamente ligados ao cotidiano dos alunos, e, em virtude da familiaridade com os instrumentos tecnológicos utilizados na pesquisa de campo (computador e aparelho celular), a experiência evidenciou o quanto a tecnologia pode ser aliada dos docentes no processo de motivação da aprendizagem matemática. A matemática está presente em nosso dia-a-dia e, portanto, pode ser explorada em sala de aula, utilizando os mais variados recursos tecnológicos disponíveis atualmente para esse fim, considerando as experiências vivenciadas pelos discentes no seu dia a dia. 2024-01-31T21:58:56Z 2024-01-31T21:58:56Z 2020 TCC Miranda, Adriano Jorge Sousa de. Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na Escola José de Alencar em Santarém/PA. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciado em matemática e física) - Programa de ciências exatas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém: UFOPA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação - ICED PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Tecnologias
Computador
Smartphone
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Tecnologias
Computador
Smartphone
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de
Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa
topic_facet Tecnologias
Computador
Smartphone
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das diferentes tecnologias digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, de maneira a evidenciar algumas contribuições desses recursos e as possíveis formas para explorar corretamente essas tecnologias: computador e smartphone como ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática em uma escola pública periférica do município de Santarém, no Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória, um estudo de campo, que teve como instrumentos de coleta de dados um questionário objetivo aplicado a docentes e discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar. Concluiu-se que as ferramentas tecnológicas são instrumentos valiosos no processo de ensinoaprendizagem de matemática, por estarem intimamente ligados ao cotidiano dos alunos, e, em virtude da familiaridade com os instrumentos tecnológicos utilizados na pesquisa de campo (computador e aparelho celular), a experiência evidenciou o quanto a tecnologia pode ser aliada dos docentes no processo de motivação da aprendizagem matemática. A matemática está presente em nosso dia-a-dia e, portanto, pode ser explorada em sala de aula, utilizando os mais variados recursos tecnológicos disponíveis atualmente para esse fim, considerando as experiências vivenciadas pelos discentes no seu dia a dia.
author_additional CARVALHO, Hamilton Cunha de
author_additionalStr CARVALHO, Hamilton Cunha de
format TCC
author MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de
title Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa
title_short Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa
title_full Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa
title_fullStr Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa
title_full_unstemmed Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa
title_sort tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola josé de alencar em santarém/pa
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337
_version_ 1829179831732928512
score 11.755432