/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa
O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das diferentes tecnologias digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, de maneira a evidenciar algumas contribuições desses recursos e as possíveis formas para explorar corretamente essas tecnologias: co...
Autor principal: | MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 |
id |
ir-123456789-1337 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-13372024-01-31T22:18:53Z Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de CARVALHO, Hamilton Cunha de http://lattes.cnpq.br/1744251734923415 Tecnologias Computador Smartphone CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das diferentes tecnologias digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, de maneira a evidenciar algumas contribuições desses recursos e as possíveis formas para explorar corretamente essas tecnologias: computador e smartphone como ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática em uma escola pública periférica do município de Santarém, no Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória, um estudo de campo, que teve como instrumentos de coleta de dados um questionário objetivo aplicado a docentes e discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar. Concluiu-se que as ferramentas tecnológicas são instrumentos valiosos no processo de ensinoaprendizagem de matemática, por estarem intimamente ligados ao cotidiano dos alunos, e, em virtude da familiaridade com os instrumentos tecnológicos utilizados na pesquisa de campo (computador e aparelho celular), a experiência evidenciou o quanto a tecnologia pode ser aliada dos docentes no processo de motivação da aprendizagem matemática. A matemática está presente em nosso dia-a-dia e, portanto, pode ser explorada em sala de aula, utilizando os mais variados recursos tecnológicos disponíveis atualmente para esse fim, considerando as experiências vivenciadas pelos discentes no seu dia a dia. 2024-01-31T21:58:56Z 2024-01-31T21:58:56Z 2020 TCC Miranda, Adriano Jorge Sousa de. Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na Escola José de Alencar em Santarém/PA. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciado em matemática e física) - Programa de ciências exatas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém: UFOPA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação - ICED PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Tecnologias Computador Smartphone CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Tecnologias Computador Smartphone CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa |
topic_facet |
Tecnologias Computador Smartphone CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das diferentes
tecnologias digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da
matemática, de maneira a evidenciar algumas contribuições desses recursos e as
possíveis formas para explorar corretamente essas tecnologias: computador e
smartphone como ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática em uma
escola pública periférica do município de Santarém, no Estado do Pará. Trata-se de
uma pesquisa exploratória, um estudo de campo, que teve como instrumentos de
coleta de dados um questionário objetivo aplicado a docentes e discentes da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar. Concluiu-se que as
ferramentas tecnológicas são instrumentos valiosos no processo de ensinoaprendizagem de matemática, por estarem intimamente ligados ao cotidiano dos
alunos, e, em virtude da familiaridade com os instrumentos tecnológicos utilizados
na pesquisa de campo (computador e aparelho celular), a experiência evidenciou o
quanto a tecnologia pode ser aliada dos docentes no processo de motivação da
aprendizagem matemática. A matemática está presente em nosso dia-a-dia e,
portanto, pode ser explorada em sala de aula, utilizando os mais variados recursos
tecnológicos disponíveis atualmente para esse fim, considerando as experiências
vivenciadas pelos discentes no seu dia a dia. |
author_additional |
CARVALHO, Hamilton Cunha de |
author_additionalStr |
CARVALHO, Hamilton Cunha de |
format |
TCC |
author |
MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de |
title |
Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa |
title_short |
Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa |
title_full |
Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa |
title_fullStr |
Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa |
title_full_unstemmed |
Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa |
title_sort |
tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola josé de alencar em santarém/pa |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 |
_version_ |
1829179831732928512 |
score |
11.755432 |