TCC

Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)

The objective of the research is to investigate and discuss how the contents of Statistics have been approached within the perspective of the construction of statistical literacy in the tests of the National Examination of Access (ENA) to the professional Master in Mathematics in National Network (P...

ver descrição completa

Autor principal: GAMA, Esrom Eliaquim Barbosa
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
ENA
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1338
id ir-123456789-1338
recordtype dspace
spelling ir-123456789-13382024-01-31T22:14:32Z Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) GAMA, Esrom Eliaquim Barbosa SANTOS, Rodrigo Medeiros dos http://lattes.cnpq.br/4147392589407409 PROFMAT Gráficos Letramento Estatístico ENA CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS The objective of the research is to investigate and discuss how the contents of Statistics have been approached within the perspective of the construction of statistical literacy in the tests of the National Examination of Access (ENA) to the professional Master in Mathematics in National Network (PROFMAT). For this, a research of documentary character, in which an analysis was made off all editions of the PROFMAT-ENA test. The questions involving the content of statistics were analyzed and classified according to the levels of statistical literacy (WATSON and CALLINGHAM, 2003), and, where applicable, they were analyzed and classified according to the levels of reading and understanding of tables and graphs (WAINER, 1995; CURCIO, 1989) levels of table comprehension (WAINER, 1995) for questions involving tables and levels of graphical understanding (CURCIO, 1989) for questions involving statistical graphs. The main results point to the predominance of questions that demand consistent non-critical (50.00%) and informal (30.00%) levels for statistical literacy, from the level reading between data (100.00%) for graphic comprehension and intermediate level (50.00%) and advanced level (50.00%) for reading and understanding table. Some aspects associated with the construction of the statistical reasoning and thinking present in the tests will be discussed and some questions of the tests will be analyzed according to the characteristics of statistical literacy that they originate. O objetivo da pesquisa é investigar e discutir como os conteúdos de Estatística vêm sendo abordados dentro da perspectiva da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), no período que vai de 2011 a 2019. Para tal, foi produzida uma pesquisa de caráter documental, na qual foi feita uma análise de todas as edições da prova do PROFMAT-ENA. As questões que envolviam o conteúdo de Estatística foram analisadas e classificadas segundo os níveis de letramento estatístico (WATSON e CALLINGHAM, 2003), e, nos casos em que se aplicava, analisadas e classificadas segundo os níveis de leitura e compreensão de tabelas e gráficos (WAINER,1995; CURCIO, 1989). Os principais resultados apontam para a predominância de questões que demandam os níveis consistente não crítico (50,00%) e informal (30,00%) para letramento estatístico, do nível ler entre os dados (100,00%) para a compreensão gráfica e do nível intermediário (50,00%) e nível avançado (50,00%) para a leitura e compreensão de tabelas. Alguns aspectos associados à construção do raciocínio e pensamento estatísticos presentes nas provas são debatidos e algumas questões das provas são analisadas segundo as características de letramento estatístico que originam. 2024-01-31T22:10:09Z 2024-01-31T22:10:09Z 2021 TCC GAMA, Esrom Eliaquim Barbosa. Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciado em matemática e física) - Programa de ciências exatas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém: UFOPA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1338 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1338 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação - ICED PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic PROFMAT
Gráficos
Letramento Estatístico
ENA
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS
spellingShingle PROFMAT
Gráficos
Letramento Estatístico
ENA
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS
GAMA, Esrom Eliaquim Barbosa
Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
topic_facet PROFMAT
Gráficos
Letramento Estatístico
ENA
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS
description The objective of the research is to investigate and discuss how the contents of Statistics have been approached within the perspective of the construction of statistical literacy in the tests of the National Examination of Access (ENA) to the professional Master in Mathematics in National Network (PROFMAT). For this, a research of documentary character, in which an analysis was made off all editions of the PROFMAT-ENA test. The questions involving the content of statistics were analyzed and classified according to the levels of statistical literacy (WATSON and CALLINGHAM, 2003), and, where applicable, they were analyzed and classified according to the levels of reading and understanding of tables and graphs (WAINER, 1995; CURCIO, 1989) levels of table comprehension (WAINER, 1995) for questions involving tables and levels of graphical understanding (CURCIO, 1989) for questions involving statistical graphs. The main results point to the predominance of questions that demand consistent non-critical (50.00%) and informal (30.00%) levels for statistical literacy, from the level reading between data (100.00%) for graphic comprehension and intermediate level (50.00%) and advanced level (50.00%) for reading and understanding table. Some aspects associated with the construction of the statistical reasoning and thinking present in the tests will be discussed and some questions of the tests will be analyzed according to the characteristics of statistical literacy that they originate.
author_additional SANTOS, Rodrigo Medeiros dos
author_additionalStr SANTOS, Rodrigo Medeiros dos
format TCC
author GAMA, Esrom Eliaquim Barbosa
title Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
title_short Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
title_full Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
title_fullStr Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
title_full_unstemmed Uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
title_sort uma análise da construção do letramento estatístico nas provas do exame nacional de acesso ao mestrado profissional de matemática em rede nacional (profmat)
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1338
_version_ 1829179629703790592
score 11.755432