TCC

O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira

It is not uncommon to find reports of students unmotivated with English language classes in Brazilian basic education. Studies indicate that the use of music in the teaching of English can contribute to improving this situation. Thus, this research, through a systematic literature review, aims to an...

ver descrição completa

Autor principal: COUTO FILHO, Joelcimar Luiz Magalhaes do
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1356
id ir-123456789-1356
recordtype dspace
spelling ir-123456789-13562024-02-07T21:40:53Z O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira COUTO FILHO, Joelcimar Luiz Magalhaes do OLIVEIRA, Kátia Lais Schwade de Jesus http://lattes.cnpq.br/0101944947796405 https://orcid.org/0000-0003-3190-0012 Música Língua Inglesa. Ensino. Revisão sistemática Educação básica CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE It is not uncommon to find reports of students unmotivated with English language classes in Brazilian basic education. Studies indicate that the use of music in the teaching of English can contribute to improving this situation. Thus, this research, through a systematic literature review, aims to analyze how the use of music in the teaching of English in Brazilian basic education is addressed in academic-scientific research. The systematic review was supported by the StArt tool developed by the Software Engineering Research Laboratory (LAPES), at the Federal University of São Carlos. The research corpus consisted of empirical studies that not only addressed the use of music in teaching English in basic education, but also presented the responses observed in the students participating in the studies to the use of this resource. The results showed that the teachers proposed several musical activities, with different objectives, and that there was a concern to observe and reflect on how the students were receiving the activities with music applied in the English classes, but these reflections were not used to guide decisions regarding the following classes. In conclusion, music can be used in English language teaching as an authentic English language teaching material or as a resource to motivate students and improve the classroom environment, contributing to increase their interest in studying the subject. Não é incomum encontrar relatos de alunos desmotivados com as aulas de língua inglesa na educação básica brasileira. Estudos indicam que o uso da música no ensino de inglês pode contribuir para a melhoria desse quadro. Assim, essa pesquisa por meio de uma revisão sistemática da literatura buscou analisar como o uso da música no ensino da língua inglesa na educação básica brasileira é abordado em pesquisas acadêmico-científicas. A revisão sistemática foi apoiada pela ferramenta StArt desenvolvida pelo laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software (LAPES), da Universidade Federal de São Carlos. O corpus da pesquisa foi constituído por trabalhos de natureza empírica e que não apenas abordavam o uso da música no ensino da língua inglesa na educação básica, mas os quais apresentavam as respostas observadas nos alunos participantes dos estudos ao uso desse recurso. Os resultados mostraram que os professores propuseram diversas atividades musicais, com diferentes objetivos, e que houve preocupação em observar e refletir sobre como os alunos estavam recebendo as atividades com música aplicadas nas aulas de inglês, porém essas reflexões não foram usadas para nortear decisões relativas às aulas seguintes. Em conclusão, a música pode ser utilizada no ensino da língua inglesa como um material autêntico de ensino da língua inglesa ou como recurso para motivar os alunos e melhorar o ambiente da sala de aula, contribuindo para o aumento do interesse deles pelo estudo da disciplina. 2024-02-07T21:38:00Z 2024-02-07T21:38:00Z 2022-02-15 TCC COUTO FILHO, Joelcimar Luiz Magalhães do. O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira. Orientadora: Kátia Lais Schwade de Jesus Oliveira. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1356 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1356 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de CIências da Educação 1 PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Música
Língua Inglesa.
Ensino.
Revisão sistemática
Educação básica
CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE
spellingShingle Música
Língua Inglesa.
Ensino.
Revisão sistemática
Educação básica
CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE
COUTO FILHO, Joelcimar Luiz Magalhaes do
O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira
topic_facet Música
Língua Inglesa.
Ensino.
Revisão sistemática
Educação básica
CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE
description It is not uncommon to find reports of students unmotivated with English language classes in Brazilian basic education. Studies indicate that the use of music in the teaching of English can contribute to improving this situation. Thus, this research, through a systematic literature review, aims to analyze how the use of music in the teaching of English in Brazilian basic education is addressed in academic-scientific research. The systematic review was supported by the StArt tool developed by the Software Engineering Research Laboratory (LAPES), at the Federal University of São Carlos. The research corpus consisted of empirical studies that not only addressed the use of music in teaching English in basic education, but also presented the responses observed in the students participating in the studies to the use of this resource. The results showed that the teachers proposed several musical activities, with different objectives, and that there was a concern to observe and reflect on how the students were receiving the activities with music applied in the English classes, but these reflections were not used to guide decisions regarding the following classes. In conclusion, music can be used in English language teaching as an authentic English language teaching material or as a resource to motivate students and improve the classroom environment, contributing to increase their interest in studying the subject.
author_additional OLIVEIRA, Kátia Lais Schwade de Jesus
author_additionalStr OLIVEIRA, Kátia Lais Schwade de Jesus
format TCC
author COUTO FILHO, Joelcimar Luiz Magalhaes do
title O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira
title_short O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira
title_full O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira
title_fullStr O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira
title_full_unstemmed O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira
title_sort o uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1356
_version_ 1829179831903846400
score 11.755432