/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
UFRA - Campus Belém
Autor principal: | SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Eliza Sena, MIRANDA, Andréa da Silva, REIS, Grasiano Vieira, SILVA, Alcione Batista da, FERREIRA, Juliene de Sousa, RAMOS, Ivi Camarão |
Grau: | Livro |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
ACESSAR/PROAES
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609 |
id |
ir-123456789-1609 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-16092022-05-20T17:19:09Z Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da SILVA, Eliza Sena MIRANDA, Andréa da Silva REIS, Grasiano Vieira SILVA, Alcione Batista da FERREIRA, Juliene de Sousa RAMOS, Ivi Camarão PCDs Educação inclusiva Deficiência visual Redução de barreiras Tecnologia Assistiva - Ensino Superior ACESSAR Acessibilidade UFRA - Campus Belém A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA recebe anualmente matrículas de alunos PCDs, que, atualmente, somam 62 matriculados, com diferentes deficiências nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas e Tomé-Açu. O Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAES, através da Diretoria de Inclusão Social e Diversidade - DISD, em conjunto com os Setores de inclusão dos Campi, mobilizam ações para subsidiar o acesso e a permanência dos alunos, público alvo da educação inclusiva. A organização deste material tem como objetivo fornecer informações sobre os atendimentos que a UFRA oferece à comunidade referente as deficiências mais visíveis na sociedade, de modo a contribuir com a redução de barreiras enfrentadas comumente pela pessoa com deficiência, principalmente barreiras atitudinais. No material você encontrará, além das atividades voltadas para este segmento, alguns conceitos e orientações para inspirá-los a encontrar mecanismos que possam facilitar a comunicação com pessoas público alvo da educação inclusiva. Ressaltamos algumas peculiaridades do material. Uma delas é que não disponibilizará figuras e imagens, apenas texto, para tornar mais fácil o acesso de pessoas com deficiência visual. A outra é disponibilizar também em Libras, através de vídeo, assim a pessoa surda terá melhor aproveitamento de seu conteúdo. The Federal Rural University of the Amazon – UFRA receives annually enrollments of PWD students, who currently total 62 enrolled, with different deficiencies in the campuses of Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas and Tome-Açu. The Amazon Center for Accessibility, Inclusion and Technology – ACESSAR, linked to the Dean of Student Affairs - PROAES, through the Directorate of Social Inclusion and Diversity - DISD, together with the Sectors of Inclusion of the Campi, mobilize actions to subsidize the access and permanence of students, public target of inclusive education. The organization of this material aims to provide information about the services that UFRA offers to the community regarding the most visible deficiencies society, in order to contribute to the reduction of barriers commonly faced by the person with disability, mainly attitudinal barriers. In the material you will find, in addition to activities aimed at this segment, some concepts and guidelines to inspire them to find mechanisms that can facilitate communication with people who are the target audience of inclusive education. We emphasize some peculiarities of the material. One of them is not will provide figures and images, only text, to make it easier to access visually impaired people. The other is to make it available also in Libras, through video, so the deaf person will have better use of its content. 2022-05-20T17:12:39Z 2022-05-20T17:12:39Z 2020 Livro SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da et al. Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. Belém: UFRA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609. Acesso em: . CDD: 371.90 http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf ACESSAR/PROAES |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA |
collection |
RepositorioUFRA |
language |
pt_BR |
topic |
PCDs Educação inclusiva Deficiência visual Redução de barreiras Tecnologia Assistiva - Ensino Superior ACESSAR Acessibilidade |
spellingShingle |
PCDs Educação inclusiva Deficiência visual Redução de barreiras Tecnologia Assistiva - Ensino Superior ACESSAR Acessibilidade SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. |
topic_facet |
PCDs Educação inclusiva Deficiência visual Redução de barreiras Tecnologia Assistiva - Ensino Superior ACESSAR Acessibilidade |
description |
UFRA - Campus Belém |
format |
Livro |
author |
SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da |
author2 |
SILVA, Eliza Sena MIRANDA, Andréa da Silva REIS, Grasiano Vieira SILVA, Alcione Batista da FERREIRA, Juliene de Sousa RAMOS, Ivi Camarão |
author2Str |
SILVA, Eliza Sena MIRANDA, Andréa da Silva REIS, Grasiano Vieira SILVA, Alcione Batista da FERREIRA, Juliene de Sousa RAMOS, Ivi Camarão |
title |
Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. |
title_short |
Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. |
title_full |
Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. |
title_fullStr |
Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. |
title_full_unstemmed |
Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. |
title_sort |
orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na ufra. |
publisher |
ACESSAR/PROAES |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609 |
_version_ |
1787132971933761536 |
score |
11.675608 |