Livro

Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.

UFRA - Campus Belém

Autor principal: SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
Outros Autores: SILVA, Eliza Sena, MIRANDA, Andréa da Silva, REIS, Grasiano Vieira, SILVA, Alcione Batista da, FERREIRA, Juliene de Sousa, RAMOS, Ivi Camarão
Grau: Livro
Idioma: pt_BR
Publicado em: ACESSAR/PROAES 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
id ir-123456789-1609
recordtype dspace
spelling ir-123456789-16092022-05-20T17:19:09Z Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da SILVA, Eliza Sena MIRANDA, Andréa da Silva REIS, Grasiano Vieira SILVA, Alcione Batista da FERREIRA, Juliene de Sousa RAMOS, Ivi Camarão PCDs Educação inclusiva Deficiência visual Redução de barreiras Tecnologia Assistiva - Ensino Superior ACESSAR Acessibilidade UFRA - Campus Belém A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA recebe anualmente matrículas de alunos PCDs, que, atualmente, somam 62 matriculados, com diferentes deficiências nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas e Tomé-Açu. O Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAES, através da Diretoria de Inclusão Social e Diversidade - DISD, em conjunto com os Setores de inclusão dos Campi, mobilizam ações para subsidiar o acesso e a permanência dos alunos, público alvo da educação inclusiva. A organização deste material tem como objetivo fornecer informações sobre os atendimentos que a UFRA oferece à comunidade referente as deficiências mais visíveis na sociedade, de modo a contribuir com a redução de barreiras enfrentadas comumente pela pessoa com deficiência, principalmente barreiras atitudinais. No material você encontrará, além das atividades voltadas para este segmento, alguns conceitos e orientações para inspirá-los a encontrar mecanismos que possam facilitar a comunicação com pessoas público alvo da educação inclusiva. Ressaltamos algumas peculiaridades do material. Uma delas é que não disponibilizará figuras e imagens, apenas texto, para tornar mais fácil o acesso de pessoas com deficiência visual. A outra é disponibilizar também em Libras, através de vídeo, assim a pessoa surda terá melhor aproveitamento de seu conteúdo. The Federal Rural University of the Amazon – UFRA receives annually enrollments of PWD students, who currently total 62 enrolled, with different deficiencies in the campuses of Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas and Tome-Açu. The Amazon Center for Accessibility, Inclusion and Technology – ACESSAR, linked to the Dean of Student Affairs - PROAES, through the Directorate of Social Inclusion and Diversity - DISD, together with the Sectors of Inclusion of the Campi, mobilize actions to subsidize the access and permanence of students, public target of inclusive education. The organization of this material aims to provide information about the services that UFRA offers to the community regarding the most visible deficiencies society, in order to contribute to the reduction of barriers commonly faced by the person with disability, mainly attitudinal barriers. In the material you will find, in addition to activities aimed at this segment, some concepts and guidelines to inspire them to find mechanisms that can facilitate communication with people who are the target audience of inclusive education. We emphasize some peculiarities of the material. One of them is not will provide figures and images, only text, to make it easier to access visually impaired people. The other is to make it available also in Libras, through video, so the deaf person will have better use of its content. 2022-05-20T17:12:39Z 2022-05-20T17:12:39Z 2020 Livro SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da et al. Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. Belém: UFRA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609. Acesso em: . CDD: 371.90 http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf ACESSAR/PROAES
institution Repositório Institucional - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
collection RepositorioUFRA
language pt_BR
topic PCDs
Educação inclusiva
Deficiência visual
Redução de barreiras
Tecnologia Assistiva - Ensino Superior
ACESSAR
Acessibilidade
spellingShingle PCDs
Educação inclusiva
Deficiência visual
Redução de barreiras
Tecnologia Assistiva - Ensino Superior
ACESSAR
Acessibilidade
SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
topic_facet PCDs
Educação inclusiva
Deficiência visual
Redução de barreiras
Tecnologia Assistiva - Ensino Superior
ACESSAR
Acessibilidade
description UFRA - Campus Belém
format Livro
author SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
author2 SILVA, Eliza Sena
MIRANDA, Andréa da Silva
REIS, Grasiano Vieira
SILVA, Alcione Batista da
FERREIRA, Juliene de Sousa
RAMOS, Ivi Camarão
author2Str SILVA, Eliza Sena
MIRANDA, Andréa da Silva
REIS, Grasiano Vieira
SILVA, Alcione Batista da
FERREIRA, Juliene de Sousa
RAMOS, Ivi Camarão
title Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_short Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_full Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_fullStr Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_full_unstemmed Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_sort orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na ufra.
publisher ACESSAR/PROAES
publishDate 2022
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
_version_ 1787132971933761536
score 11.675608