Dissertação

Como a aplicação de benzoato de sódio, a realocação e o tempo de armazenamento afetam a fermentação, a composição química e a estabilidade aeróbia da silagem de cana-de-açúcar?

Silagens de cana-de-açúcar são naturalmente propensas a perdas de matéria seca (MS) devido a intensa fermentação alcoólica. O uso de aditivos químicos, como o benzoato de sódio (BS), pode ser eficiente na redução dessas perdas, principalmente quando silagens são submetidas a condições adversas, como...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Melany Simões de http://lattes.cnpq.br/3851290925305879
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: UFRA - Campus Belém 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1676
Resumo:
Silagens de cana-de-açúcar são naturalmente propensas a perdas de matéria seca (MS) devido a intensa fermentação alcoólica. O uso de aditivos químicos, como o benzoato de sódio (BS), pode ser eficiente na redução dessas perdas, principalmente quando silagens são submetidas a condições adversas, como processos de realocação. Objetivou-se através desse estudo determinar o efeito da aplicação do benzoato de sódio numa concentração de 0,2% da matéria natural (MN) da massa ensilada, o tempo de exposição das silagens ao ar durante a realocação (sem realocação (SR), 12; 48 ou 72 horas), e o tempo de armazenamento após a realocação (10 ou 60 dias) sobre o perfil fermentativo, microbiologia, composição química e estabilidade aeróbia em silagens de cana-de-açúcar. As silagens foram confeccionadas em silos experimentais plásticos com capacidade de 15 L. Tanto na ensilagem como na reensilagem das massas foram utilizadas densidades de 476 ± 35 kg de MN/m³ de silo. Foram determinadas a composição microbiológica e química; as características fermentativas; as perdas matéria seca; e a estabilidade aeróbia. O uso de BS alterou a composição química da silagem de cana-deaçúcar, assim como o tempo de exposição modificou os teores de MS. Silagens com BS tiveram maiores perdas ao serem realocadas por 72h enquanto silagens sem aditivo aumentaram perdas com 48h de realocação. Silagens armazenadas por 60 dias e realocadas por 12 ou 48 horas apresentaram maiores perdas por efluentes. A estabilidade foi maior em silagens que não foram realocadas. O benzoato de sódio a 0,2% da matéria natural é efetivo na inibição de leveduras e na manutenção do pH de silagens de cana-de-açúcar realocadas.