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Tese
Ciência Aberta e gestão da informação científica institucional: modelo proposto para gestão de dados científicos na Universidade Federal Rural da Amazônia.
Este trabalho objetiva contribuir para a compreensão da importância do novo paradigma da relação estabelecida entre Acesso Aberto na Comunicação Científica que se acentuou nas últimas décadas. Apresenta um panorama das políticas governamentais brasileiras sobre o direito ao acesso à informação, desd...
Autor principal: | SANTOS, Ana Cristina Gomes |
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Grau: | Tese |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Fernando Pessoa
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1683 |
Resumo: |
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Este trabalho objetiva contribuir para a compreensão da importância do novo paradigma da relação estabelecida entre Acesso Aberto na Comunicação Científica que se acentuou nas últimas décadas. Apresenta um panorama das políticas governamentais brasileiras sobre o direito ao acesso à informação, desde as práticas da gestão e o acesso a dados administrativos até às discussões preliminares para implantação de uma política de Dados Abertos na produção científica. O seu desiderato em dar resposta à questão levantada de como implementar e validar projetos de Dados Abertos de Pesquisa Científica numa Universidade Pública, influenciando as práticas científicas de compartilhamento de dados. Procura-se reconhecer, explanar e aferir o modo como uma iniciativa acadêmica local poderá promover a gestão da informação científica institucional da região. Apresentada de forma descritiva e exploratória, quanto ao método de abordagem combina a análise mista qualitativa e quantitativa, além da indispensável pesquisa bibliográfica e documental. Como procedimentos técnicos para obtenção dos dados, apresenta um estudo de caso tomando como referente um projeto de pesquisa intitulado: “Fisiologia Reprodutiva de Animais Selvagens e Domésticos na Amazônia”, que disponibilizou os dados para construção de um Repositório de Dados na Universidade Federal Rural da Amazônia. O estudo de caso intenta identificar a percepção dos investigadores líderes de grupos de pesquisa da Instituição sobre a Ciência Aberta a partir de um questionário contendo 25 questões abertas e fechadas com o objetivo de entender a receptividade dos investigadores quanto ao Acesso Aberto e aos Dados Abertos na publicação científica institucional. Os resultados apontaram para a necessidade do estabelecimento de um modelo de procedimentos para nortear, tanto os pesquisadores do projeto piloto como os demais para disponibilização da respectiva produção científica. Propõe a criação de um programa de sensibilização e capacitação como ação de informação voltada a toda comunidade acadêmica para incentivar as boas práticas em Ciência Aberta. Conclui-se que a prática da Ciência Aberta, por meio da construção de Repositórios de Dados de Pesquisa, é um serviço inovador que acompanha a tendência mundial em planejamento, gestão, produção, organização, armazenamento, disseminação e reutilização de informação científica contribuindo para a transparência e a otimização de possível reúso |