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Dissertação
A formação didático-pedagógico do professor bacharel e sua atuação docente na escola profissional e tecnológica.
Este estudo, denominado de A formação didático-pedagógica do professor bacharel e sua atuação docente na Escola Profissional e Tecnológica teve como importância e foco de inquirição a prática docente dos professores bacharéis no âmbito dos saberes pedagógicos requeridos pelas práxis educativas. As v...
Autor principal: | CARDOSO, Jefferson Luis da Silva |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Pará
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1820 |
Resumo: |
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Este estudo, denominado de A formação didático-pedagógica do professor bacharel e sua atuação docente na Escola Profissional e Tecnológica teve como importância e foco de inquirição a prática docente dos professores bacharéis no âmbito dos saberes pedagógicos requeridos pelas práxis educativas. As vivencias empíricas aconteceram na Escola de Educação Tecnológica Profº Anísio Teixeira, escolhida como locus de pesquisa, de modo que, definiu-se como objetivo geral analisar a formação de professores bacharéis com relação aos saberes pedagógicos e o desafio da prática docente na sala de aula da educação profissional e tecnológica (EPT). Nesse interim, visou-se responder o seguinte problema: Como o professor bacharel que atua na educação profissional e tecnológica na cidade de Belém/PA enfrenta o desafio didático pedagógico na sala de aula? A partir disto, a discussão teórica realizou-se com a articulação entre autores como Araújo (2007), Tardif (2014), Pimenta (2012), André (1999), Brzezinski (2008), Imbernón (2011), Ribas
(2005), Veiga (2012), Candau (2009), Freitas (1995), Nono (2011), Martins (2012), Cunha (2012), Hoffmann (2005), Ramos (2012), Moura (2014), Manfredi (2002), Moll (2010), Kuenzer (2006), Gatti (2011), entre outros. Escolheu-se a abordagem qualitativa para a coleta de informações, sistematização, análise e interpretação dos
dados/informações ao optar pela observação sistemática, aplicação de questionário misto e entrevistas semiestruturadas. Como atores sociais da pesquisa, buscou-se investigar os professores bacharéis que atuam na educação profissional e tecnológica. A análise das entrevistas deu-se por meio do método hermenêuticodialético que apontam para os limites e desafios no ato de ensinar e formar profissionais no cotidiano do ensino profissional, a começar pelas raríssimas políticas públicas de formação de professores para EPT; as limitações didáticopedagógicas na sala de aula que envolvem: os saberes pedagógicos, o
planejamento docente e a seleção de metodologias inovadoras de otimização do aprendizado dos alunos; o escasso conhecimentos próprios da didática e suas relações com a sala de aula, por fim indicam a escola como apoio singular em suas relações pedagógicas. Como forma de superação os professores bacharéis
acreditam em suas experiências de vida e planos de formações individuais para melhorar sua atuação docente. Assim, destaca-se a necessidade da formação continuada direcionada à prática pedagógica do professor bacharel; a ampliação dos cursos de licenciaturas específicas de formação docente da EPT; a realização de concursos públicos de provimento para o cargo de Professor Bacharel; a promoção
de debates que apontem para necessidade da inclusão de disciplinas ligadas à docência nos cursos de bacharelado, questões que permitam superar as limitações didático-pedagógicas no interior da escola profissional e tecnológica. |