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Análise da lei 10.639/03: uma revisão da literatura acerca dos desafios da implementação, dos avanços no ensino de história e das perspectivas futuras para a educação étnico-racial

This article has the purpose of analyzing the contributions of Law 10.639 / 03 to the Teaching of History, in the sense of rediscussing the challenges, advances, ruptures and future perspectives, in the context of education for ethnic-racial relations. The methodological proposal was the literatu...

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Autor principal: FERNANDES, Joelma Sinara Araújo
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1928
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spelling ir-123456789-19282024-09-18T22:15:08Z Análise da lei 10.639/03: uma revisão da literatura acerca dos desafios da implementação, dos avanços no ensino de história e das perspectivas futuras para a educação étnico-racial FERNANDES, Joelma Sinara Araújo MELO, Wilverson Rodrigo Silva de http://lattes.cnpq.br/9384214088093720 Ensino de História Lei 10.639/03 descolonização dos currículos. CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS This article has the purpose of analyzing the contributions of Law 10.639 / 03 to the Teaching of History, in the sense of rediscussing the challenges, advances, ruptures and future perspectives, in the context of education for ethnic-racial relations. The methodological proposal was the literature review, the bibliographic research and the case study. Based on these assumptions, it is stated that it was to curb the systematic reproduction and advancement of policies of inequalities with black and Afro-descendant Brazilians. The Black Movement since the 1960s intensified the march and the cry for Affirmative Actions. principal exponent the implementation of an innovative legislation that so the promulgation of Law 10.639 / 03. Thus, this article revisits this approach to law and its reflexes in Teaching History in these almost fifteen years, from an intercultural perspective based on the process of decolonization of the school and the curriculum, historically reproduced from the Eurocentric. Este artigo tem a finalidade de analisar as contribuições da Lei 10.639/03 para o Ensino de História, no sentido de rediscutir os desafios, os avanços, as rupturas e as perspectivas futuras, no contexto da educação para as relações étnicos-raciais. A proposta metodológica utilizada foi a revisão de literatura, a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Partindo de tais premissas, assevera-se que era para coibir a reprodução sistemática e o avanço das políticas de desigualdades com os brasileiros de etnia negra e afrodescendentes, o Movimento Negro desde a década de 1960 intensificou a marcha e o grito por Ações Afirmativas, sendo o principal expoente a implementação de uma legislação inovadora que assim a promulgação da Lei 10.639/03. Dessa forma, este artigo vem rediscutir tal abordagem da lei e seus reflexos no Ensino de História nestes quase quinze anos, a partir de um olhar intercultural fundamentado no processo de descolonização da escola e do currículo, historicamente reproduzidos a partir do víeis eurocêntrico. 2024-09-17T20:24:52Z 2024-09-17T20:24:52Z 2017-12-19 TCC FERNANDES, Joelma Sinara Araújo. Análise da Lei 10.639/03: uma revisão da literatura acerca dos desafios da implementação, dos avanços no ensino de história e das perspectivas futuras para a educação étnico-racial. Orientador: Wilverson Rodrigo Silva de Melo. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em História e Geografia) – Instituto de CIências da Educação, Plano Nacional de Formação de Professores, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1928 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1928 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação PDF
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