/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Capítulo de Livro
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro
Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2...
Autor principal: | Santos, Yara Araújo dos |
---|---|
Outros Autores: | Serra, Vilma de Jesus de Almeida, Amazonas-Passos, Mirlândia Regina |
Grau: | Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1462 |
Resumo: |
---|
Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2003 e Lei n. 11.645/2008, leis que orientaram a pesquisa de PIBIC. A pesquisa teve como objetivo investigar em que medida essas leis foram aplicadas no currículo escolar e principalmente na sala de aula. Abordou a pesquisa qualitativa e quantitativa, em que foi aferido se o processo educativo do Campus Manaus Centro do IFAM considera os sujeitos e sua cultura. Relatamos as respostas dos 200 alunos dos cursos da forma integrada que responderam questões sobre o seu perfil étnico-racial e os resultados da pequisa de PIBIC que evidenciou existirem pontos bastantes negativos quando se trata do ensino da cultura e da história afro-brasileira e indígena no contexto do Campus Manaus Centro do IFAM. |