Capítulo de Livro

O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro

Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2...

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Autor principal: Santos, Yara Araújo dos
Outros Autores: Serra, Vilma de Jesus de Almeida, Amazonas-Passos, Mirlândia Regina
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1462
Resumo:
Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2003 e Lei n. 11.645/2008, leis que orientaram a pesquisa de PIBIC. A pesquisa teve como objetivo investigar em que medida essas leis foram aplicadas no currículo escolar e principalmente na sala de aula. Abordou a pesquisa qualitativa e quantitativa, em que foi aferido se o processo educativo do Campus Manaus Centro do IFAM considera os sujeitos e sua cultura. Relatamos as respostas dos 200 alunos dos cursos da forma integrada que responderam questões sobre o seu perfil étnico-racial e os resultados da pequisa de PIBIC que evidenciou existirem pontos bastantes negativos quando se trata do ensino da cultura e da história afro-brasileira e indígena no contexto do Campus Manaus Centro do IFAM.