Dissertação

Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.

São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas: adição, sub...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200
id ir-123456789-200
recordtype dspace
spelling ir-123456789-2002021-02-17T19:00:38Z Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias DINIZ, Hugo Alex Carneiro Sistemas de numeração Matemática – Estudo e ensino Matemática - Metodologia São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. É, portanto, extremamente importante que o professor de Matemática tenha uma compreensão profunda do funcionamento dos sistemas de numeração, em especial, do sistema de numeração posicional decimal (SNPD), amplamente difundido e utilizado em todas as partes do mundo atual, e que está fundado sobre a base decimal e no chamado princípio de posição. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, feita a respeito do tema “sistemas de numeração”, bem como das reflexões de seu autor acerca das propriedades dos sistemas de numeração, em especial aquelas relacionadas com os critérios de divisibilidade e a representação dos números reais em sistemas posicionais. O trabalho aborda o tema a partir de três aspectos principais: sua evolução histórica e aplicações; as propriedades puramente matemáticas dos sistemas de numeração posicionais; e a forma como o professor pode utilizar os dois aspectos anteriores em suas aulas. Seu objetivo é reunir, em um único material, as informações mais relevantes a respeito dos sistemas de numeração, dentro dos três aspectos citados anteriormente, para que tanto professores de Matemática quanto outros indivíduos interessados em saber mais sobre o tema, consultando-o, obtenham, com relativa facilidade, sólidas e confiáveis informações a respeito desta temática. 2021-02-17T18:59:05Z 2021-02-17T18:59:05Z 2013 Dissertation RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias. Sistemas de numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. Orientador: Hugo Alex Diniz. 2013. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Sistemas de numeração
Matemática – Estudo e ensino
Matemática - Metodologia
spellingShingle Sistemas de numeração
Matemática – Estudo e ensino
Matemática - Metodologia
RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
topic_facet Sistemas de numeração
Matemática – Estudo e ensino
Matemática - Metodologia
description São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. É, portanto, extremamente importante que o professor de Matemática tenha uma compreensão profunda do funcionamento dos sistemas de numeração, em especial, do sistema de numeração posicional decimal (SNPD), amplamente difundido e utilizado em todas as partes do mundo atual, e que está fundado sobre a base decimal e no chamado princípio de posição. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, feita a respeito do tema “sistemas de numeração”, bem como das reflexões de seu autor acerca das propriedades dos sistemas de numeração, em especial aquelas relacionadas com os critérios de divisibilidade e a representação dos números reais em sistemas posicionais. O trabalho aborda o tema a partir de três aspectos principais: sua evolução histórica e aplicações; as propriedades puramente matemáticas dos sistemas de numeração posicionais; e a forma como o professor pode utilizar os dois aspectos anteriores em suas aulas. Seu objetivo é reunir, em um único material, as informações mais relevantes a respeito dos sistemas de numeração, dentro dos três aspectos citados anteriormente, para que tanto professores de Matemática quanto outros indivíduos interessados em saber mais sobre o tema, consultando-o, obtenham, com relativa facilidade, sólidas e confiáveis informações a respeito desta temática.
author_additional DINIZ, Hugo Alex Carneiro
author_additionalStr DINIZ, Hugo Alex Carneiro
format Dissertação
author RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
title Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
title_short Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
title_full Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
title_fullStr Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
title_full_unstemmed Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
title_sort sistemas de numeração: evolução histórica, fundamentos e sugestões para o ensino.
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200
_version_ 1787156266118807552
score 11.680425