/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas: adição, sub...
Autor principal: | RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200 |
id |
ir-123456789-200 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-2002021-02-17T19:00:38Z Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias DINIZ, Hugo Alex Carneiro Sistemas de numeração Matemática – Estudo e ensino Matemática - Metodologia São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. É, portanto, extremamente importante que o professor de Matemática tenha uma compreensão profunda do funcionamento dos sistemas de numeração, em especial, do sistema de numeração posicional decimal (SNPD), amplamente difundido e utilizado em todas as partes do mundo atual, e que está fundado sobre a base decimal e no chamado princípio de posição. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, feita a respeito do tema “sistemas de numeração”, bem como das reflexões de seu autor acerca das propriedades dos sistemas de numeração, em especial aquelas relacionadas com os critérios de divisibilidade e a representação dos números reais em sistemas posicionais. O trabalho aborda o tema a partir de três aspectos principais: sua evolução histórica e aplicações; as propriedades puramente matemáticas dos sistemas de numeração posicionais; e a forma como o professor pode utilizar os dois aspectos anteriores em suas aulas. Seu objetivo é reunir, em um único material, as informações mais relevantes a respeito dos sistemas de numeração, dentro dos três aspectos citados anteriormente, para que tanto professores de Matemática quanto outros indivíduos interessados em saber mais sobre o tema, consultando-o, obtenham, com relativa facilidade, sólidas e confiáveis informações a respeito desta temática. 2021-02-17T18:59:05Z 2021-02-17T18:59:05Z 2013 Dissertation RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias. Sistemas de numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. Orientador: Hugo Alex Diniz. 2013. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Sistemas de numeração Matemática – Estudo e ensino Matemática - Metodologia |
spellingShingle |
Sistemas de numeração Matemática – Estudo e ensino Matemática - Metodologia RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. |
topic_facet |
Sistemas de numeração Matemática – Estudo e ensino Matemática - Metodologia |
description |
São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. É, portanto, extremamente importante que o professor de Matemática tenha uma compreensão profunda do funcionamento dos sistemas de numeração, em especial, do sistema de numeração posicional decimal (SNPD), amplamente difundido e utilizado em todas as partes do mundo atual, e que está fundado sobre a base decimal e no chamado princípio de posição. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, feita a respeito do tema “sistemas de numeração”, bem como das reflexões de seu autor acerca das propriedades dos sistemas de numeração, em especial aquelas relacionadas com os critérios de divisibilidade e a representação dos números reais em sistemas posicionais. O trabalho aborda o
tema a partir de três aspectos principais: sua evolução histórica e aplicações; as propriedades puramente matemáticas dos sistemas de numeração posicionais; e a forma como o professor pode utilizar os dois aspectos anteriores em suas aulas. Seu objetivo é reunir, em um único material, as informações mais relevantes a respeito dos sistemas de numeração, dentro dos três aspectos citados anteriormente, para que tanto professores de Matemática quanto outros indivíduos interessados em saber mais sobre o tema, consultando-o, obtenham, com relativa facilidade, sólidas e confiáveis informações a respeito desta temática. |
author_additional |
DINIZ, Hugo Alex Carneiro |
author_additionalStr |
DINIZ, Hugo Alex Carneiro |
format |
Dissertação |
author |
RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias |
title |
Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. |
title_short |
Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. |
title_full |
Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. |
title_fullStr |
Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. |
title_full_unstemmed |
Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. |
title_sort |
sistemas de numeração: evolução histórica, fundamentos e sugestões para o ensino. |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200 |
_version_ |
1787156266118807552 |
score |
11.680425 |