/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém
In schools, the teaching of chemistry is more associated with the traditional mold of knowledge transfer, which is the memorization of formulas, concepts, symbols, which culminates in the demotivation of the student and contributing to the number of difficulties in learning the content multiply p...
Autor principal: | LIMA, Daniel da Silva |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2069 |
id |
ir-123456789-2069 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-20692024-10-04T14:36:38Z Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém LIMA, Daniel da Silva SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos http://lattes.cnpq.br/7382782107751169 https://orcid.org/0000-0002-2871-7631 Ensino Química Matemática CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS In schools, the teaching of chemistry is more associated with the traditional mold of knowledge transfer, which is the memorization of formulas, concepts, symbols, which culminates in the demotivation of the student and contributing to the number of difficulties in learning the content multiply persistently.Therefore, the importance of linking what is learned in the classroom with the daily life experienced by students is born, only then can they associate the information that the teacher intends to pass on with their daily life, offering the chance to question, reflect and even understand the importance of learning chemistry. This study aims to identify some difficulties that students in the second year of high school encounter in learning chemistry, and is quantitative in nature, through a questionnaire. The results revealed some difficulties in chemistry on the part of the students, especially in calculus. In addition, it can also be concluded that students in the 2nd year of high school present dissatisfaction with the way in which the discipline of chemistry is conducted and that more practical classes are lacking to obtain more knowledge and overcome difficulties in the discipline. Nas escolas, o ensino de química está mais associado ao molde tradicional de transferência de conhecimento, que está na memorização de fórmulas, conceitos, símbolos, o que culmina na desmotivação do aluno e contribuindo para o número de dificuldades na aprendizagem do conteúdo se multiplicam insistentemente. Por isso, nasce a importância de vincular o que é aprendido dentro da sala de aula com o cotidiano vivido pelos alunos, só então eles podem associar as informações que o professor pretende passar com seu cotidiano, oferecendo a chance de questionar, refletir e até mesmo entender a importância da aprendizagem da química. Este estudo tem como objetivo identificar algumas dificuldades que os alunos do segundo ano do ensino médio encontram na aprendizagem de química, e é de natureza quantitativa, por meio de questionário. Os resultados revelaram algumas dificuldades em química por parte dos alunos, especialmente no cálculo. Além disso, pode-se concluir também que os alunos do 2º ano do ensino médio apresentam uma insatisfação da forma que é conduzida a disciplina de química e que faltam aulas mais práticas para obter mais conhecimento e superar as dificuldades na disciplina. 2024-10-04T14:36:11Z 2024-10-04T14:36:11Z 2021-05-03 TCC LIMA, Daniel da Silva. Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém. Orentadora: Lilian Cristiane Almeida dos Santos. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2069 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2069 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino Química Matemática CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
Ensino Química Matemática CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LIMA, Daniel da Silva Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém |
topic_facet |
Ensino Química Matemática CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
description |
In schools, the teaching of chemistry is more associated with the traditional mold
of knowledge transfer, which is the memorization of formulas, concepts, symbols,
which culminates in the demotivation of the student and contributing to the number
of difficulties in learning the content multiply persistently.Therefore, the importance
of linking what is learned in the classroom with the daily life experienced by
students is born, only then can they associate the information that the teacher
intends to pass on with their daily life, offering the chance to question, reflect and
even understand the importance of learning chemistry. This study aims to identify
some difficulties that students in the second year of high school encounter in
learning chemistry, and is quantitative in nature, through a questionnaire. The
results revealed some difficulties in chemistry on the part of the students,
especially in calculus. In addition, it can also be concluded that students in the 2nd
year of high school present dissatisfaction with the way in which the discipline of
chemistry is conducted and that more practical classes are lacking to obtain more
knowledge and overcome difficulties in the discipline. |
author_additional |
SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos |
format |
TCC |
author |
LIMA, Daniel da Silva |
title |
Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém |
title_short |
Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém |
title_full |
Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém |
title_fullStr |
Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola José de Alencar no município de Santarém |
title_sort |
conhecimento de matemática para o aprendizado em química dos alunos do 2º ano do ensino médio da escola josé de alencar no município de santarém |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2069 |
_version_ |
1829179812840734720 |
score |
11.755432 |