Dissertação

A formação continuada e a docência em química no ensino médio da rede estadual do município de Santarém - Pará

Esta dissertação registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a formação docente, com uma delimitação de tema sobre a formação continuada de professores de Química. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a formação continuada é impactante para a prática docente?...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Daniel da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4064370979318410
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
.
.
.
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282
Resumo:
Esta dissertação registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a formação docente, com uma delimitação de tema sobre a formação continuada de professores de Química. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a formação continuada é impactante para a prática docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na importância em refletir sobre a formação de professores de Química e sua continuidade, pois são esses os agentes, em última instância, responsáveis por ensinar esse conhecimento, cujo é imprescindível para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a formação continuada, ofertada pelo Estado ou não, impacta a docência em química, a partir da opinião dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execução houve a aplicação de uma rubrica sobre as impressões dos professores de Química quanto ao impacto da formação continuada em sua prática docente, uma rubrica para avaliação de planos de aula do terceiro semestre das turmas às quais os partícipes lecionam e um roteiro estruturado de entrevista. O estudo ocorreu em Santarém, PA, com 6 professores de Química da rede pública de Ensino Médio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a formação continuada é muito impactante para a docência de Química, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos para os alunos, conforme indicado pelos próprios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas.