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Dissertação
A formação continuada e a docência em química no ensino médio da rede estadual do município de Santarém - Pará
Esta dissertação registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a formação docente, com uma delimitação de tema sobre a formação continuada de professores de Química. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a formação continuada é impactante para a prática docente?...
Autor principal: | Lima, Daniel da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4064370979318410 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282 |
Resumo: |
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Esta dissertação registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a formação docente, com uma delimitação de tema sobre a formação continuada de professores de Química. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a formação continuada é impactante para a prática docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na importância em refletir sobre a formação de professores de Química e sua continuidade, pois são esses os agentes, em última instância, responsáveis por ensinar esse conhecimento, cujo é imprescindível para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a formação continuada, ofertada pelo Estado ou não, impacta a docência em química, a partir da opinião dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execução houve a aplicação de uma rubrica sobre as impressões dos professores de Química quanto ao impacto da formação continuada em sua prática docente, uma rubrica para avaliação de planos de aula do terceiro semestre das turmas às quais os partícipes lecionam e um roteiro estruturado de
entrevista. O estudo ocorreu em Santarém, PA, com 6 professores de Química da rede pública de Ensino Médio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a formação continuada é muito impactante para a docência de Química, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos
para os alunos, conforme indicado pelos próprios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas. |