TCC

O uso de softwares educacionais para alunos com deficiência intelectual

As tecnologias já se fazem presente no quadro de recursos pedagógicos das escolas, e em todas as modalidades de ensino têm demonstrado seu potencial na educação. Com isso, este trabalho teve como objetivo estudar as contribuições do uso de softwares educacionais para alunos com deficiência intelectu...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Joice Allana Corrêa dos
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2170
Resumo:
As tecnologias já se fazem presente no quadro de recursos pedagógicos das escolas, e em todas as modalidades de ensino têm demonstrado seu potencial na educação. Com isso, este trabalho teve como objetivo estudar as contribuições do uso de softwares educacionais para alunos com deficiência intelectual, de uma escola na cidade de Santarém, no estado do Pará, de acordo com as percepções dos profissionais da educação. Para o estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o gestor da escola, o professor do Atendimento Educacional Especializado, e professores de sala de aula regular que tiveram alunos com deficiência intelectual em situação de inclusão em suas turmas, além de anotações em um diário de campo. Conforme a análise dos dados, pode-se constatar que o software educacional é um recurso com grande potencial na educação de alunos com deficiência intelectual, pois oferece contribuições de alta relevância ao desenvolvimento destes alunos. Apesar do reconhecimento do potencial desse recurso pedagógico, o software educacional ainda é pouco usado, porém, quando adotado corretamente são notáveis os resultados no desenvolvimento dos alunos.