TCC

Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates

This article seeks to understand the phenomenon of the platformization of education through a review study focused on Brazilian bibliographic production on the subject. The results of the analysis process of the works in the sample were organized according to analytical-descriptive categories...

ver descrição completa

Autor principal: NUNES, Geanne Xavier
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2241
id ir-123456789-2241
recordtype dspace
spelling ir-123456789-22412024-12-05T22:20:08Z Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates NUNES, Geanne Xavier CRUZ JUNIOR, Gilson http://lattes.cnpq.br/1906124065625656 Educação Tecnologias Plataformização Estudo de revisão CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA This article seeks to understand the phenomenon of the platformization of education through a review study focused on Brazilian bibliographic production on the subject. The results of the analysis process of the works in the sample were organized according to analytical-descriptive categories related to: a) scenarios and concepts; b) uses and appropriations; c) challenges and implications. In terms of results, it points out that, given the trend of expanding platformization in education, it is essential for professionals and researchers to develop a critical and systematic approach in order to counter the hegemony and interests of technology industries regarding the production of discourses and digital systems linked to this scenario. Este artigo busca compreender o fenômeno da plataformização da educação por intermédio de um estudo de revisão voltado à produção bibliográfica brasileira sobre o tema. Os resultados do processo de análise dos trabalhos na amostra foram organizados de acordo com categorias analítico-descritivas que dizem respeito a: a) cenários e conceitos; b) usos e apropriações; c) desafios e implicações. Em termos de resultados, aponta que, diante da tendência de expansão da plataformização da educação, é fundamental o amadurecimento de uma abordagem crítica e sistemática por parte de profissionais e pesquisadores, no intuito de fazer frente à hegemonia e aos interesses das indústrias de tecnologia no tocante a produção de discursos e sistemas digitais vinculados a esse cenário. 2024-12-05T22:19:21Z 2024-12-05T22:19:21Z 2024-10-10 TCC NUNES, Geanne Xavier. Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates. Orientador: Gilson Cruz Junior. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2241 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2241 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de Ciências da Educação PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Educação
Tecnologias
Plataformização
Estudo de revisão
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Educação
Tecnologias
Plataformização
Estudo de revisão
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
NUNES, Geanne Xavier
Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates
topic_facet Educação
Tecnologias
Plataformização
Estudo de revisão
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description This article seeks to understand the phenomenon of the platformization of education through a review study focused on Brazilian bibliographic production on the subject. The results of the analysis process of the works in the sample were organized according to analytical-descriptive categories related to: a) scenarios and concepts; b) uses and appropriations; c) challenges and implications. In terms of results, it points out that, given the trend of expanding platformization in education, it is essential for professionals and researchers to develop a critical and systematic approach in order to counter the hegemony and interests of technology industries regarding the production of discourses and digital systems linked to this scenario.
author_additional CRUZ JUNIOR, Gilson
author_additionalStr CRUZ JUNIOR, Gilson
format TCC
author NUNES, Geanne Xavier
title Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates
title_short Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates
title_full Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates
title_fullStr Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates
title_full_unstemmed Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates
title_sort educação e plataformização: cenários, apropriações e embates
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2241
_version_ 1829179732001816576
score 11.755432